Muitas delas fazem uso de produtos cosméticos e até de medicamentos criados para fortalecer e promover a saúde tanto das unhas quanto dos cabelos, mas há momentos em que a abordagem para alcançar este objetivo deve ser complementada por uma estratégia que cuide do nosso organismo de dentro para fora.
As unhas e os cabelos fracos são, muitas vezes, decorrentes de uma deficiência de nutrientes que não estamos ingerindo corretamente em nossas dietas. Por este motivo, hoje iremos compartilhar nove alimentos que vale a pena incluir na dieta para ter cabelos e unhas mais fortes.
Se você ou alguém que você conhece estiver sofrendo com unhas e cabelos fracos e quebradiços, não deixe de conhecer estes verdadeiros remédios naturais.
Alimentos para cabelos e unhas mais fortes
Leguminosas
As leguminosas nos oferecem vitaminas e minerais, além de serem uma excelente fonte de proteína vegetal. Como contêm ferro, zinco e biotina, elas são excelentes para fortalecer as unhas e os cabelos, já que estes nutrientes podem nos ajudar muito neste objetivo.
De quais leguminosas estamos falando? Do feijão, lentilha, ervilha e grão de bico, por exemplo.
Amêndoas
As amêndoas são ricas em vitamina E, um antioxidante que favorece a produção de colágeno e oferece benefícios anti-inflamatórios para o corpo. Elas também são ricas em aminoácidos, e são fonte de cálcio, mineral que fortalece a saúde das unhas, cabelos, pele, dentes e ossos.
Outra vantagem é a presença de vitamina B em sua composição, a vitamina mais usada em suplementos receitados para o fortalecimento das unhas e dos cabelos.
Folhas verdes
Folhas verdes como a couve, o espinafre e a acelga oferecem uma enorme variedade de benefícios para a saúde, e o seu consumo também está associado a unhas e cabelos mais fortes.
As folhas verdes contêm zinco e vitaminas A, B e C, utilizados pelo corpo pra restaurar e manter a pele, os cabelos e as unhas com a saúde em dia.
Ovos
Os ovos são uma excelente fonte de proteínas e também contêm vitamina D, além de biotina. Esta última pode ter um papel importante no desenvolvimento da queratina, e também é importante considerar que pessoas com deficiência de biotina geralmente apresentam cabelos e unhas mais fracos.
Salmão
O salmão também é uma fonte muito saudável de proteínas e de biotina, além de nos proporcionar ácidos graxos ômega 3, que reduzem a inflamação e promovem a saúde das unhas e da pele. Quando falamos em pele, estamos incluindo aqui o couro cabeludo, por isso eles são um elemento importante para a saúde dos cabelos.
Castanha do Pará
Esta castanha tão brasileira também pode nos ajudar a fortalecer as unhas e os fios. Ela está entre as melhores fontes do mineral selênio, que ajuda a potencializar a saúde dos cabelos e das unhas. Além disso, ele é um antioxidante que fortalece o nosso sistema imunológico de forma natural.
Mirtilos
Os antioxidantes são fundamentais para proteger nossas células e nosso organismo do envelhecimento precoce e dos radicais livres, e consequentemente dos danos que eles podem causar. Estes antioxidantes possuem um papel importante na tarefa de fortalecer nossas unhas e cabelos, e os mirtilos estão entre as melhores fontes de antioxidantes que podemos encontrar.
Cerveja
Surpreendentemente, a cerveja pode nos ajudar a ter cabelos e unhas mais fortes. Isso ocorre porque ela é uma fonte importante de silício, que aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo e estimula o crescimento dos fios.
Um estudo demonstrou que tomar um suplemento diário de 10mg de silício pode reduzir a fragilidade do cabelo e das unhas depois de 20 dias.
Carne vermelha
A carne vermelha pode até ser considerada a vilã em muitos aspectos relacionados à saúde, mas o fato é que ela é capaz de fortalecer as unhas e cabelos fracos e quebradiços. Isso ocorre devido à presença de proteínas e, principalmente, de ferro, mineral fundamental para a saúde da unha e dos cabelos.
Pessoas com uma deficiência de ferro e anemia costumam ter problemas com queda de cabelo, demonstrando a importância dele neste aspecto.
FONTE: MELHOR COM SAÚDE