A alergia em geral está relacionada a duas substâncias: o tolueno e o formaldeído.
A QUÍMICA DO ESMALTE – A alergia em geral está relacionada à química do esmalte. Duas substâncias costumam causá-la: o tolueno e o formaldeído. Os corantes amarelos e vermelhos também causam muita reação alérgica, assim como a mica, substância presente nos perolados e cintilantes. Nos testes de contato, o médico alergista é capaz de descobrir qual é a substância que agride a sua pele.
SEM CURA – Este tipo de alergia ainda não tem cura. Mas, calma, você não precisa deixar de se enfeitar: “Quem tem alergia deve evitar os esmaltes comuns e optar pelos hipoalergênicos”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço. Faça sempre um teste antes de pintar a unha inteira.
COCEIRA NOS OLHOS - Como é comum o hábito de coçar os olhos, os compostos químicos presentes nos esmaltes podem causar vermelhidão, coceira e descamação das pálpebras. Uma vez desencadeado o processo alérgico, evite contato das unhas com a pele. Retire o produto imediatamente e lave bem a área afetada.
FUJA DO CALOR - Para se livrar do desconforto, a primeira medida é evitar o contato com a substância da qual é alérgica. A segunda é fugir do calor: ele pode piorar a reação.
DICA- Lembre-se que é importante a aplicação de base antes dos esmaltes escuros para evitar que as unhas fiquem manchadas. Mas elas também têm formaldeído e tolueno, portanto invista em bases antialérgicas. Já para alergias a acetonas e removedores, você pode substituí-los por óleo de banana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário