As gorduras boas são aquelas que podem ser consumidas, pois garantem ainda mais saúde para o nosso corpo. Entre elas estão as gorduras monoinsaturadas e as poliinsaturadas. As monoinsaturadas possuem a função de manter a integridade das membranas celulares, além da ação antioxidante e o aumento do colesterol bom (HDL). Porém, o seu excesso também não é indicado, pois há o risco de aumento de peso e até o alcance da obesidade. Elas podem ser encontradas no abacate, no azeite de oliva, nas amêndoas e castanhas de caju.
As gorduras poliinsaturadas auxiliam na manutenção das células, participam na produção de hormônios e também têm ação antiinflamatória. Seu excesso pode favorecer a formação de radicais livres. O consumo exagerado pode causar infarto, aterosclerose e linfomas. Elas são encontradas no óleo de soja, linhaça, óleo de girassol e óleo de milho.
Já, as gorduras ruins são a chamadas saturadas e trans. As saturadas auxiliam na produção de hormôios sexuais, além do armazenamento de vitaminas A, D, E e K. Seu excesso pode aumenta o colesterol ruim (LDL). O consumo demasiado pode gerar doenças como infarto, aterosclerose e hipertensão. Elas são encontradas basicamente em carne animal, leite, queijos, cacau, óleo de coco, coco e outros.
As gorduras trans é produzida quimicamente, é ela quem dá sabor a alguns alimentos. Seu excesso aumenta o LDL e diminui o HDL no sangue. Promove o acúmulo de gordura nas vísceras, danificando as membranas celulares. Pode causar diabetes, infarto, hipertensão, derrame e depressão. São encontradas nos alimentos como biscoitos, sorvetes, salgadinhos, bolos e tortas.
FONTE: Ingrid de Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário