Todo pão deve ser assado em forno quente, mas não muito quente, pois ele pode queimar por fora e ficar cru por dentro. Para que os pãezinhos fiquem bem dourados e brilhantes, misture à gema que irá pincelá-los um pouquinho de óleo. Também poderá usar leite cru ou café forte, assim que a casca começar a se formar.
Se quiser que a casca do pão fique macia pincele-as com manteiga antes de ir ao forno. Mas se quiser que o pão fique com uma casca mais dura, coloque um recipiente com água na parte de baixo do forno, enquanto ele assa. Para mudar o gostinho do pão e dar a ele um sabor especial, pincele-o com a mistura de clara de ovos com uma colher (sopa) de água e polvilhe com sementes de gergelim, de orégano ou de erva-doce. Se os pães forem doces, pode polvilhar com nozes, amêndoas ou castanhas de caju, bem picadinhas. Fica uma delícia!
Pão – paixão nacional
Quando os pães grudarem na assadeira ou tabuleiro, coloque-o sobre um pano molhado com água fria. Os pãezinhos se soltarão rapidamente. E para que o pão não esfarele na hora de cortar, mergulhe a faca rapidamente em água quente e enxugue.
Conservação dos pães
Para conservar o pão fresquinho por algum tempo, lave uma batata com casca, enxugue e deixe secar muito bem. Então coloque essa batata dentro do cesto ou lata onde estão os pães.
O pão integral se conserva melhor dentro da geladeira, bem embrulhado em plástico ou papel alumínio. Eles podem ser guardados por muito tempo no congelador. O mesmo pode ser feito com o pão de forma ou sanduíches já preparados. Estes, de preferência, devem ser embrulhados em papel alumínio.
Quem mora longe do comércio, em cidades do interior, por exemplo, pode fazer um pequeno estoque de pães no congelador. Basta retirar na hora de usar e levar ao forno quente por alguns minutos. Ficará fresquinho!
FONTE: GOOGLE
Nenhum comentário:
Postar um comentário