domingo, 5 de maio de 2013
Obesidade e alimentação inadequadas diminuem expectativa de vida de animais
O número de animais de estimação com obesidade tem preocupado veterinários e ativistas no mundo inteiro. Somente no Reino Unido, 18,5 milhões de bichos vão ter a vida mais curta devido ao transtorno, causado pela má alimentação oferecida por seus donos, que, muitas vezes, distribuem doces e frituras no lugar das rações convencionais.
Para analisar os efeitos e motivos da obesidade em animais de estimação, um relatório britânico contou com a participação de quase quatro mil donos de cães, gatos e coelhos, 466 médicos e enfermeiros veterinários, além de 553 crianças no Reino Unido.
Foi constatado que quase 19 milhões de bichos no país europeu têm hábitos alimentares irregulares, e 13,5 milhões de bichos são alimentados apenas com comidas gordurosas e doces, que aumentam as chances de o animal desenvolver diabetes, artrites e doenças cardíacas decorrentes da obesidade.
Mais da metade das pessoas que responderam à pesquisa confessaram que fornecem alimentos prejudiciais à saúde de seus bichos. E o pior: muitas vezes, os donos acreditam que as guloseimas proibidas são recompensas, que podem deixar seus animais de estimação mais felizes.
Na verdade, doces e comidas gordurosas trazem efeitos nocivos aos animais até mesmo em curto prazo: fora a predisposição às doenças que podem levar à morte, os pets que mantêm uma dieta inadequada perdem qualidade de vida, graças ao peso do corpo que precisam sustentar. Em função disso, muitos cães têm a capacidade respiratória reduzida e ficam com dificuldades para caminhar e fazer exercícios que contribuem para uma vida mais saudável. Com informações do Greensavers.
FONTE: CicloVivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário