quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Chupeta para Crianças - Problemas e Soluções

Chupetas

Por mais difícil que pareça, é preciso tirar a chupeta dos pequenos antes que ela cause problemas bucais.
Toda mãe sabe o “falso poder” que a chupeta tem para acalmar um bebê. Mas esse auxílio pode custar caro, causando problemas ortodônticos, como mordida cruzada, dentes tortos, cáries, entre outros. e psicológicos, como a infantilização.

Para os especialistas, o ideal é nunca oferecer a chupeta as crianças. Mas como na vida real isso nem sempre é possível, os pais pode pelo menos fazer com as crianças associe o seu uso apenas na hora de dormir, para que ela não crie um laço tão forte com a chupeta.
Quando Tirar a Chupeta da Criança?

De acordo com odontopediatras a idade limite para a retirada da chupeta, é aos 2 anos e meio. No caso da mamadeira, o mais indicado é substituí-la por copos coloridos com tampas de plástico, e bicos especiais.


Para que você saiba minimizar o efeito da chupeta, siga as seguintes dicas.
Não ofereça a chupeta ao menor sinal de choro do bebê.
Assim que a criança acabar de mamar, retire a mamadeira. Isso evita que ela use o utensílio como chupeta, só para ficar sugando. A partir de 1 ano comece a incentivar o uso dos copinhos.

Se o bebê chupa o dedo, tente substituí- lo pela chupeta e bicos de mamadeira ortodônticos. Eles são menos prejudiciais.
Seu filho só dorme com o bico na boca? Retire-o assim que ele dormir. E durante o dia não pendure-o nas roupas dele.

Para estimular a criança a largar a chupeta, negocie. Peça que ele entregue o bico para o coelinho da páscoa ou para o Papai Noel.

Preste também muita atenção na saúde bucal de seu filho, pois a chupeta carrega bactérias que estimulam cáries, tartaros, e ainda placa bacteriana. Por isso é importante que desde pequeno seu filho saiba a importância da preservação da saúde bucal.

FONTE: MULHER BELEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário