Durante a atividade, na Enfermaria Canguru da Cândida Vargas, foi feita a demonstração do autoexame e as mulheres receberam material educativo da campanha. “Foram abordados os seguintes pontos: a significação do ‘Outubro Rosa, a definição do câncer de mama, os fatores de risco, a mamografia como exame complementar, a explicação e demonstração do autoexame e, ainda, a amamentação como fator de prevenção do câncer de mama. No final, houve um sorteio de brindes”, informou a professora Maria Elma de Sousa, coordenadora do curso de Fisioterapia do Unipê.
Maior causa de morte entre mulheres
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente em 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza o alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, para reduzir os riscos que aparecem nesta faixa etária.
Programação
O Unipê realizará, de 8 a 12 deste mês, a III Semana do Outubro Rosa, com ações em hospitais, maternidades e unidades de saúde da família (USFs) da Capital e do município de Cabedelo, para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo a professora Maria Elma, haverá palestras, apresentação de peças teatrais sobre o tema, exibição de filme e distribuição de materiais no Complexo Hospitalar Arlinda Marques, Lar da Providência, no Hospital São Vicente de Paulo, Clube da Pessoa Idosa e nas unidades de saúde da família (USFs) de Cabedelo.
ODM
Integrante do movimento ‘Nós Podemos Paraíba’, o Unipê foca várias de suas ações na saúde feminina. Aliás, melhorar a saúde da mulher e reduzir a mortalidade materna estão entre os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), instituídos pela ONU para melhorar a qualidade de vida no mundo. A Instituição abraçou essa causa e oferece, há mais de 40 anos, atendimentos de saúde gratuitos a esse público, em suas clínicas-escola.
O movimento
A campanha Outubro Rosa surgiu em 1990, quando foi promovida em Nova Iorque a 1ª ‘Corrida pela cura’. O movimento ganhou força e hoje é realizado em vários países, entre eles, no Brasil. Na Paraíba, a ONG Amigos do Peito trouxe a campanha em 2011, para João Pessoa.
FONTE: Assessoria de Comunicação - ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário