quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Meia-calça velha: 12 ideias para reaproveitar

como reaproveitar meia calca velha Meia calça velha: 12 ideias para reaproveitar

A meia-calça é uma destas peças que nunca saem de moda. Ela funciona como um acessório versátil, podendo ser usada em várias produções diferentes – do elegante ao despojado. Há versões finas, opacas, texturizadas, coloridas, estampadas… Enfim, para todos os gostos e bolsos.

Apesar de serem tão úteis no guarda roupa feminino, as meias-calças são delicadas e facilmente rasgam ou desfiam. Mas, de forma prática e criativa, você pode conferir às suas meias velhas outra utilidade antes de decidir mandá-las para a lixeira.
Veja abaixo algumas dicas para reaproveitar a meia-calça em vez de se desfazer dela.

1. Faça amarradores de cabelo

O truque é antigo, mas continua muito válido: corte as pernas das meias em tirinhas e use-as para prender os cabelos. As meias rendem dezenas de amarradores, com a vantagem de serem mais resistentes e de não danificarem as mechas como os elásticos tradicionais.

2. Invente uma faixa de cabelo

Você pode cortar o cós da meia e utilizá-lo como uma faixa de cabelo “caseira”, que será bem útil na hora de limpar a pele ou se maquiar. A dica é válida também para prender a franja em momentos menos glamorosos (durante a faxina, por exemplo).

3. Prepare sachês perfumados

Corte algumas faixas da meia calça, coloque uma essência com seu aroma favorito e amarre nas pontas para fazer bolinhas. Depois, basta colocá-las dentro de gavetas e armários.

4. Utilize na limpeza

As meias mais grossas podem servir para tirar o pó, enquanto as feitas de lã podem ser usadas em superfícies metalizadas e espelhos. É possível também aproveitar a meia-calça velha para encapar a vassoura e, assim, otimizar o processo de retirada das sujeirinhas.

5. Limpe sapatos

Depois de encerar os sapatos, basta passar um pedaço da meia por todo calçado – ela aumenta o brilho e ainda tira o excesso de produto.

6. Use como utensílio de jardinagem

Por serem finas e elásticas, as meias-calças podem servir para amarrar plantas em varetas e treliças, ajudando no crescimento sem danificá-las.

E para transportar a planta de um lugar para outro, colocar a meia no fundo do recipiente impede que a terra escape.

7. Brinque com as crianças

Como um pouco de criatividade, as meias velhas podem se transformar em fantoches, animais de pelúcia ou até mesmo em fantasias confeccionadas para as crianças.

8. Utilize nos primeiros socorros

Que tal adicioná-la ao seu kit de primeiros socorros? Seja como tipoia, para estancar o sangue ou para pressionar um curativo em um machucado, a meia-calça pode ser muito útil numa emergência.
9. Organize e guarde

Não sabe como conservar aquele pôster antigo? Corte e utilize as pernas da meia-calça para guardar e organizar itens como papel de parede, jornais antigos ou cartazes (enrolados) que ficariam perdidos pela casa.
10. Conserve cebolas

Muitas pessoas, principalmente de áreas rurais, utilizam as meias para conservar as cebolas por mais tempo. Basta cortar a meia-calça velha em tiras e pendurar os pedaços, já com os bulbos dentro.

11. Faça enchimento de almofadas

Se você tem uma gaveta cheia de meias-calças desfiadas, saiba que elas podem ser uma ótima opção para incrementar o enchimento de almofadas e travesseiros que estão meio murchos. A dica vale também para bichinhos de pelúcia.

12. Transforme-a em uma segunda pele

Se ela só furou ou o desfiado não comprometeu toda a extensão da meia, é possível reaproveitá-la ainda como um item do guarda-roupa. Você pode transformar a meia-calça em uma segunda pele para usar por baixo de vestidos e blusas.

Para isso, faça uma abertura no meio das “pernas” para passar a cabeça e outra abertura no lugar dos pés para passar a mão. Assim mesmo, sem mistério nenhum!

Como tantas opções para reutilizar as meias-calças velhas, pense duas vezes antes de simplesmente jogá-las no lixo. O meio ambiente agradece! Você tem outras dicas? Compartilhe nos comentários.

FONTE: DICAS DE MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário