sábado, 29 de março de 2014
Dieta da Água Morna
Dieta de origem chinesa, a dieta da água morna tem se tornado muito popular no Brasil.Esta dieta é baseada na tradicional medicina chinesa, que acredita no equilíbrio entre o calor e o frio e regida por duas forças, o yin e o yang. Segundo a filosofia chinesa, quando o estômago está frio, ele não digere bem, estufa e absorve mal os alimentos, provocando, entre outras coisas, o desejo por doces.
Porém, quando o estômago está quente, tem boa atividade e gera saciedade. A água morna possui a propriedade de melhorar a digestão e a absorção dos alimentos, além de diminuir a fome. O ideal é tomar a água em jejum e antes das refeições. Pode-se comer logo em seguida.
Para potencializar os efeitos da dieta da água morna, é preciso seguir algumas recomendações:
- Segundo os ensinamentos chineses, cada cor e sabor tonifica um órgão. O sabor amargo e a cor vermelha, por exemplo, tonificam o coração. Alimentos de cor escura e o sabor salgado nutrem os rins.
- Prefira alimentos refrescantes, como frutas, cenoura e batata. Em dias frios, o corpo precisa de calor. Prefira tomate, carne e pimenta.
- Alimentos adocicados favorecem o estômago. Opções: cenoura, abóbora, alho, batata-doce, berinjela, broto de feijão de soja e espinafre.
Conheça um dia do cardápio da dieta da água morna:
Em jejum
- 1 copo de água morna
Café da Manhã
1 fatia de pão integral com manteiga ou requeijão light
1 copo de café ou chá sem açúcar
1 copo (50 ml) de iogurte desnatado com granola
Almoço
1 colher (sopa) de feijão-preto
2 colheres (sopa) de arroz integral
1 carne grelhada pequena
2 tipos de legumes cozidos
2 folhas de alface
Lanche da tarde
1 barra de cereal
Jantar
1 fruta ou 1 salada ou 1 sopa light
Ceia
1 xícara de chá verde
fonte: mdemulher.abril.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário