segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Roupa Adequada para o Trabalho


Oi! Meus Corações!!

Você é graduada, pós-graduada, fala mais de uma língua e, no dia da entrevista de emprego, não pensa duas vezes: tira aquela calça jeans velhinha do guarda-roupa, mas que você ama! Coloca uma camisa branca, sobe no salto de um sapato um pouco desgastado, afinal, ele é superconfortável. Escova os cabelos e sai confiante, pronta para conseguir a vaga que tanto almeja. Ao chegar no local, encontra na sala de seleção uma série de mulheres. Todas parecem ter um bom currículo, caso contrário, não estariam ali. Mas algumas vestem tailleur, calçam scarpins impecáveis, estão maquiadas e com os cabelos bem penteados. Outras, como você, apresentam um visual despojado e até mais jovial. Quem vai causar melhor impressão? Ok, você vai responder que não é isso o que importa no dia a dia de trabalho. Será?


Coloque-se, então, em uma posição diferente. Imagine chegar ao consultório de um cirurgião e encontrá-lo com a roupa amassada, manchada, muito larga, com sapatos sujos e mal barbeado. Por mais que ele tenha sido recomendado por uma amiga de confiança como um dos melhores da área, você não ficaria, ao menos, com o “pé atrás” de se submeter a uma cirurgia com ele? Sim, as situações são diversas, mas levantam a mesma questão: a aparência é importante no ambiente de trabalho? A competência profissional é valiosa, claro, mas a forma de expô-la também é, e não apenas nos processos de seleção. Uma roupa, um acessório e uma palavra dão expressão ao conteúdo profissional de cada um. Cuidar da carreira também significa gerenciar a forma de apresentação da profissional que se é.

COMEÇAR POR ONDE?

Para saber se você está adequada para uma entrevista de emprego para o cargo que ocupa ou almeja, faça uma autoavaliação. Compare a maneira como se veste com a das pessoas que já desempenham bem tal função. Afinal, cada profissão exige um dress code específico. Enquanto uma advogada precisa de um modelito formal, uma publicitária pode investir em peças menos estruturadas e mais arrojadas. Fazemos uma ideia já preconcebida de como deve parecer uma dentista, uma advogada, uma artista, uma atleta. Se tal profissional não corresponde a essa imagem, será necessário muito esforço para convencer sobre a própria capacidade em um contato inicial.

CERTO OU ERRADO - Apesar de haver flexibilidade de acordo com a área e o cargo, algumas regras básicas valem para todas, como evitar brilhos, decotes e excesso de casualidade. A formalidade deve imperar quando a ideia é passar seriedade e competência. Algumas regras são valiosas, como nunca ir muito sexy ao local de trabalho, nem com roupas desgastadas demais. O sexy dá a impressão de que a mulher se arrumou para ir a outro lugar, e a roupa desleixada, de que ela não está nem aí para nada. Nas entrelinhas, essa pessoa acaba passando a ideia de que aquele trabalho não é importante para ela.


- O maxicolar pode ser usado para atualizar os looks.
- Produção despojada ou formal? Analise seu ambiente de trabalho.
- Acessórios maxi (grandes), use com moderação.
- Acessórios discretos e em pouca quantidade, principalmente que não façam barulho.
- Use blazer florido apenas se a profissão permitir looks mais despojados.
- A camisa é um clássico para quase todas as profissões.
- Não use saia muito curta ou justa.
- Pondere o uso de saltos muito altos.

- Calças sem exageros de bolsos, e que não marquem a calcinha.

- Perfume com fragrância discreta e em quantidade moderada.


INVISTA:
• Sapatos e bolsa de cor neutra
• Calça de alfaiataria
• Camisa
• Jeans escuro clássico
• Blazer
• Saia reta ou evasê
• Acessórios que estão na moda, para atualizar o look

EVITE SEMPRE:
• Roupa curta
• Lingerie à mostra
• Alças de silicone
• Muita ou nenhuma maquiagem
• Roupa muito justa
• Decotes
• Transparências
• Barriga de fora

Usar uniformes traz muitos benefícios devido à praticidade, facilidade, economia, motivação e valorização pessoal. Para a empresa é importante porque reflete a imagem e os valores, tais como organização, eficiência, profissionalismo. Há ainda uma melhor identificação dos funcionários e elimina inadequações no trajar. É também vestir a camisa da empresa e valorizar o local de trabalho, aumentando a motivação e a auto-estima da equipe, melhorando o seu rendimento. Para isso o uniforme precisa ser adequado para quem vai usar. O modelo deve atender a vários tipos físicos, ser confortável, levando em consideração o clima, tecido de boa qualidade, ter corte e costura perfeitas. Deve ser usado da forma como foi projetado, respeitando o modelo e cumprimento e estar sempre bem limpo e passado. É bom ter sempre uma variação de blusa ou até mesmo da calça ou saia, se possível. Tudo isso para evitar enjoar de usá-lo. Sua utilização não deve exceder um ano de uso. O melhor é sempre adaptar o modelo e variá-lo para não perder o estímulo do funcionário, causando-lhe insatisfação. Os acessórios devem ser adequados ao modelo, discretos, pequenos e de boa qualidade. Ouro e prata são bem-vindos, porém discretos.

Essas são algumas dicas. Espero que ajude a conquistar seu emprego ou quem sabe melhorar.


FONTE: dicasfashionstylle

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