Você sabia que cerca de 10% da população brasileira possui pele extrasseca? Pois é, além daquelas pessoas que, normalmente, já sentem a cútis bastante ressecada, ainda há aquelas que têm a pele bastante... mas bastante seca. É o que afirma Luciane Scattone, dermatologista e consultora da linha Dove DermaSeries. A especialista destaca ainda que entre as principais causas estão, por exemplo, menopausa, disfunções de tireoide [glândula responsável pela produção de hormônios capazes de regular o organismo] ou uso contínuo de alguns tipos de medicamentos.
Sueli Cagliari, profissional responsável pela pesquisa e desenvolvimento dos produtos da Unilever, ressalta que pessoas com esse tipo de problema devem usar produtos específicos para pele seca. "Uma das dicas é apostar nos que têm a chamada tecnologia Syndet, pois eles possuem agentes de limpeza suaves", afirma ela. Luciane recomenda também que a pele extremamente seca seja lavada diariamente com produtos neutros, de preferência líquidos, e com surfactantes - moléculas que possuem atividade detergente - suaves", destaca a dermatologista.
Segundo Luciane Scattone, dermatologista e consultora da linha Dove DermaSeries, a pele seca pode ter origem genética ou ser decorrente de várias causas como: menopausa, disfunções de tireoide [glândula responsável pela produção de hormônios capazes de regular o organismo] ou uso contínuo de alguns tipos de medicamentos.
"É importantíssimo manter esse tipo de pele bem hidratada, pois ela é muito seca e, geralmente, tem pouca oleosidade na superfície (que chamamos de manto lipídico). Devido a isso, além de coçar mais, possui menos proteção contra vírus, bactérias e fungos", explica Luciane.
"Procure lavar a pele diariamente com produtos neutros, de preferência líquidos, e com surfactantes - moléculas que possuem atividade detergente - suaves. Além disso, hidrate-a com produtos hipoalergênicos específicos para esse tipo de pele e que, de preferência, sejam sem sem perfume. E evite também água quente", orienta Luciane.
"É importante o uso de produtos destinados à pele seca mesmo. Para a etapa de limpeza não deixe de usar os que promovem uma limpeza suave e que não agridem a pele. Uma das dicas é usar produtos com a chamada tecnologia “Syndet”, pois contém agentes de limpeza suaves. Para a hidratação, recomenda-se o uso de cremes e loções destinados a esse tipo de pele, pois eles contêm ingredientes hidratantes e umectantes [que ajudam a manter a umidade natural da pele] em concentrações adequadas", explica Sueli Cagliari, profissional responsável pela pesquisa e desenvolvimento de produtos da Unilever.
Por sua vez, Sueli orienta que a pessoa com pele extrasseca evite tomar banhos muito quentes e prolongados. "Além disso, é fundamental adotar um regime diário de duas etapas de cuidados com a pele: limpeza e hidratação, buscando sempre o produto adequado para seu tipo de cútis", orienta.
- Não esfregue a pele com esponja
- Não tome banho quente
- Não esfolie a pele
- Jamais limpe a face com álcool
Quando for fazer limpeza, opte por produtos bastante suaves, hipoalergênicos, sem sulfatos e sem parabenos. Pois eles removem efetivamente a sujeira e a oleosidade excessiva, sem deixar a sensação de pele esticada e seca.
Passo 2: vamos hidratar!
Escolha cremes para hidratação intensa, que ofereçam um rápido alívio à pele severamente seca. É importante que eles sejam hipoalergênicos, que não tenham parabenos, fragrância e que não sejam irritantes. Geralmente são fáceis de espalhar e de rápida absorção, não deixando a pele pegajosa.
FONTE: TEMPO DE MULHER
Nenhum comentário:
Postar um comentário