Os cuidados com cabelo loiro e crespo devem ser redobrados, principalmente se o cabelo é tingido, pois os processos químicos deixam os fios mais porosos e ressecados.
Se você tem cabelos crespos/enrolados e pretende ficar loira, o ideal é que você trate o cabelo loiro e crespo antes da descoloração, para reestruturá-lo e fortalecê-lo e é claro, é essencial continuar a fazer tratamentos para manter a hidratação. Outra dica é começar pintando aos poucos para não desgastar o cabelo de uma vez.
1. Lavagem dos fios
Os cuidados já devem começar logo na lavagem dos fios, com xampus que contenham fator de proteção e específicos para cabelos loiros ou descoloridos, para proteger do sol evitando tons alaranjados ou esverdeados e manter a cor bonita por mais tempo, respectivamente.
Você pode alternar o xampu, usando também um para cabelos enrolados ou crespos, isso dará mais forma e brilho aos seus cabelos.
Outro fator importante na lavagem, é lavar os cabelos com água morna ou fria para manter o brilho dos fios e não agredi-los, deixando-os ainda mais secos. Dica que vale para qualquer tipo de cabelo, não é exclusividade para o cabelo loiro e crespo.
2. Hidratação
Esta parte é essencial para manter o cabelo loiro e crespo bonito. Se você é loira por natureza ou não, os cuidados devem ser os mesmos. Se a grana anda curta para tratar os fios profissionalmente, não tem problema, afinal existem centenas de bons produtos para tratar em casa.
Em casa
Faça hidratações semanalmente ou a cada quinze dias, dependendo da situação do seu cabelo. Quanto mais seco/ressecado, menor deve ser o intervalo. Procure por produtos de nutrição, que contenham principalmente proteínas, vitaminas C, E e B5, que atuam hidratando, dando brilho, emoliência, regularizando as cutículas do cabelo e evitando o ressecamento.
No(a) cabeleireiro(a)
Se seus cabelos estão quebradiços e elásticos, o tratamento ideal é um choque de queratina, que reconstruirá as cutículas do cabelo, deixando os fios mais fortes e também macios.
Se você faz alisamentos, o tratamento ideal é a cauterização, pois irá repor a cada tratamento as substâncias perdidas nos processos químicos.
Reconstrução capilar: você pode fazer profissionalmente ou mesmo em casa (1 vez ao mês) com máscaras específicas para isso, pois, irá reconstruir pouco a pouco os fios, alinhando as cutículas, devolvendo a maciez e o brilho perdido.
3. Finalizadores
O cabelo enrolado precisa essencialmente de um finalizador e de preferência um leave-in com fator de proteção para proteger dos raios solares. Quanto mais nutrido e protegido estiver seu cabelos, menos danos ele sofrerá.
Reparador de pontas
Este jamais deve ser esquecido, os reparadores minimizam o frizz, alinhando os fios e dão muita maciez ao cabelo. O óleo de argan é um excelente finalizador e hidratante dos fios.
4. Umectação
Umectação é outra dica importante para reter a umidade do cabelo loiro e crespo. Pode ser feita com vários tipos de óleos vegetais (que são puros), como, o de rícino, azeite extra virgem, óleo de coco, de jojoba, de abacate, entre outros. Passe mecha a mecha o óleo no cabelo, deixe por uma noite toda e lave no dia seguinte ou então deixe agir por pelo menos 2hs. Lave com xampu até retirar todo o óleo e condicione. Faça de 15 em 15 dias e vá aumentando o intervalo conforme for vendo melhoras ou faça 1 vez por mês apenas para manter a hidratação. Para melhores resultados, após lavar o cabelo loiro e crespo faça uma hidratação.
5. Desamarelador
Para tirar aquele amarelado do cabelo loiro e crespo, meio alaranjado em alguns casos, existem produtos no mercado desamareladores de uso contínuo para qualquer tom de loiro, que mantém a cor bonita e radiantes. Você deverá alterná-los com seus xampus de costume.
Imagens: Reprodução/Internet.
FONTE: DEBORA DOS SANTOS
FONTE: DEBORA DOS SANTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário