Como sabemos, as tendências despontam internacionalmente primeiro, em função da diferença de estações entre hemisférios norte e sul.
Nossos estilistas e marcas em geral fazem suas pesquisas em cima do que foi apresentado naspassarelas internacionais, avaliando o que de tudo aquilo funcionará no inverno brasileiro e, mais importante, o que o público consumidor brasileiro absorverá em seu estilo.
Sabemos que o nosso inverno é bem menos rigoroso do que o inverno europeu, por exemplo, e isso por vezes se torna um enorme desafio – como traduzir cores, tecidos, texturas e formas vistas nas passarelas de onde faz muito frio, para as ruas e vitrines brasileiras, mantendo a ideia do inverno?
Conheça as tendências da moda inverno 2015
Para a moda inverno 2015, muitos estilistas brasileiros apostaram em um mix de estilos contemporâneos e alguns itens clássicos, como os vestidos trapézio – o famoso look Twiggy, em homenagem à modelo-ícone dos anos 1960, por exemplo, vistos nas passarelas da São Paulo Fashion Week e também em alguns desfiles internacionais.
Decotes, estampas, tecidos fluidos e também cortes geométricos fizeram a cabeça de designers e estilistas, sugerindo que a moda inverno brasileira, em 2015, será bem mais eclética.
Por que isso é interessante, além de funcional? Porque hoje em dia não se pensa mais na modacomo algo passageiro.
A sustentabilidade é atitude de ordem, e é sempre mais inteligente compor um guarda-roupa a longo prazo do que amontoar estilos frágeis e de curta duração.
Ninguém quer ter que se desfazer de suas roupas a cada mudança de estação, certo? Além de desperdício, isso é certamente “cafona”.
Vamos começar com a principal definição da moda: as cores. A Pantone®, empresa desenvolvedora de cores, é quem normalmente define quais serão as cores-tendência da temporada, sendo seguida por estilistas e marcas para o desenvolvimento de suas coleções.
Isso não quer dizer que outras cores estejam proibidas; significa apenas que essas dez cores serão mais vistas nas vitrines em 2015.
Adicionar cores à moda inverno é interessante e prático, por que às vezes só preto e cinza fica monótono demais, né?
Sente-se insegura para usar cores fortes? Opte por acessórios, como cachecóis, echarpes, luvas,meias-calças e bolsas.
Algo que nunca é ignorado na moda inverno e que não poderia ser diferente no inverno 2015 são os casacos. Um bom casaco, como os trenchcoats, é suficiente para dar outros ares ao look, que pode variar de jeans e camiseta até vestidos. Ele é um excelente complemento, tanto parainvernos rigorosos como dias mais frescos e chuvosos.
Algumas das tendências apresentadas nos desfiles internacionais e nacionais para a moda inverno 2015 é a volta do look militar. Esse pode ser um look particularmente difícil de ser incorporado ao guarda-roupa se não tivermos o devido cuidado.
Por utilizar tons de verde mais fechados, quem tiver dúvidas sobre a cor mas quiser dá-la uma chance, pode escolher peças menos comprometedoras, como casacos, meias, bolsas e chapéus.
Estampas, como eu havia mencionado anteriormente, também fizeram parte de muitos desfiles em Paris e São Paulo, reforçando a ideia de que misturar cores aos clássicos preto-marrom-cinza é a melhor forma de manter seu estilo e seu armário atualizados, sem perda e nem desperdício.
Outra presença forte, tanto nos desfiles brasileiros quanto internacionais e que deverá sertendência na moda inverno 2015 é a cintura marcada.
Novamente um movimento que retornou à algumas temporadas atrás, num resgate da figura feminina, e que segue firme e forte.
O interessante de manter cintos e amarrações na cintura é que, como no inverno temos usamosroupas mais soltas (casacos, trenchs, camisões), a silhueta não perderá forma – e nada de achar que essa sugestão é apenas para “as modelos super magras das passarelas”.
Uma silhueta definida nos lugares certos é elogiosa para qualquer tipo de corpo.
O que tudo indica, a moda inverno 2015 será bem mais leve e contemporânea do que imaginávamos.
FONTE: BELEZA E MODA
Nenhum comentário:
Postar um comentário