Algumas mulheres têm o leite fraco?
MITO – Cada mulher tem a capacidade de produzir o leite especialmente adequado às necessidadesdo seu bebê. O primeiro leite é chamado de colostro, ele tem aparência bem fluída e com coloração fraca, aquosa. Isto faz com que algumas pessoas achem que ele não é suficiente, mas não passa de um mito.
Quanto mais a mãe se estressa, menos leite ela produz?
VERDADE – As situações de tensão e estresse podem, sim, inibir a produção normal de leite materno. Normalmente, após o momento de irritação ou nervosismo é comum o leite voltar ao normal. Em casos extremos, é necessário procurar o medico para inserir uma alimentação complementar para o bebê.
Enquanto a mulher estiver amamentando ela não corre o risco de engravidar?
MITO – O hormônio prolactina é o responsável pela produção de leite e ele também tem a capacidade de inibir a ovulação. No entanto, amamentar não pode servir como substituição de um método anticoncepcional. A verdade é que a ovulação só é interrompida nos casos em que a criança mama regularmente e com frequência.
O leite do início da mamada é mesmo diferente do leite no final?
VERDADE – O leite no início da mamada é mais rico em proteínas e agentes imunológicos, que garantem a saúde do bebê. No final, o leite é rico em gordura, o que favorece o ganho de peso para o bebê, por isso é tão importante as mamães oferecem o leite até sentirem que o peito está “vazio”.
Por Ingrid de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário