sábado, 9 de março de 2013

O Padrão Da Beleza

Ao tomarmos a decisão de mudar nossos hábitos, não podemos negar que somos influenciados por algum padrão de beleza.

Estas palavras resumem os tempos em que vivemos: uma época em que as pessoas não são avaliadas pela sua cultura, pelas suas ideias e ideais, pelo que já fez no passado ou se pretende fazer no futuro, mas sim pelo aspecto exterior. Basta pararmos um pouco para percebermos como todos os dias somos bombardeados por padrões de beleza irreais, impostos por uma sociedade que se preocupa mais com a “carapaça” exterior do que com a “essência”.

Trata-se de um problema social que potencia o preconceito e a discriminação de quem não se enquadra dentro do conceito de beleza dos dias que correm.

As jovens crescem com a ideia que só serão aceites se seguirem esses padrões... nem que para isso a saúde e bem estar sejam afectados: submetem-se a vários processos cruéis para ficarem bonitas: passar fome, fazer exercício de modo louco, sujeitarem-se a dietas com nomes estranhos.. tudo vale se o objectivo é ser igual à modelo que aparece nas revistas. A insatisfação com o próprio corpo vai fazendo com que a anorexia, a bulimia e outras doenças causadas por distúrbios psicológicos, façam cada vez mais vítimas.

Será que então estas duas palavras vivem em pólos opostos? Não será possível ser bela e saudável? É importante passar a mensagem que é possível manter uma “mente sã num corpo são”: Um plano alimentar adequado a cada pessoa e ao seu ritmo de vida, exercício físico regular, são meios de se chegar ao objectivo.

A beleza é importante, sim. Mas é ainda mais importante que nos sintamos bem connosco mesmas, e para tal, a saúde deve vir sempre em primeiro.

Acima de tudo, temos de nos aceitar como somos. Para isso é importante irmos cimentando ao longo do tempo a nossa personalidade e a nossa maneira de ser... não se trata de nos consternarmos com o que Deus nos deu mas sim darmos valor ao que somos, por dentro e por fora. 

Decisão tomada, fica a nosso critério como vamos fazer isso, lembrando que a forma saudável é sempre a melhor escolha e a realmente eficaz.

Mas vocês já perceberam que o conceito de corpo bonito sempre muda? Lembro que anos atrás as mulheres muito magras eram consideradas lindas e perfeitas, hoje a moda das mulheres com coxas grossas e com o corpo moldado pela musculação tem ganhado espaço. E ainda temos as modelos plus size que estão quebrando preconceitos com a moda para gordinhas.

Selecionei para vocês algumas imagens que mostram os diferentes padrões de beleza durante o tempo.

Nas pinturas do período renascentistas as mulheres são representadas cheias de curvas e bem gordinhas, o que significava saúde, beleza e fertilidade.


Os anos de 1920 foram marcados por menos curvas – nada de espartilho, menos seios, ombros mais largos, mas nem tanta magreza assim.


No final dos anos de 1980, as academias tornaram-se mais populares e as mulheres magras com menos curvas apareciam com mais frequência nas passarelas, surgindo um novo padrão de medidas corporais, que permanece com grande força até hoje.


Hoje, independente do padrão de beleza que você achar ideal, temos que ter em mente que saúde deve estar em primeiro lugar. Sei que esse assunto já foi falado diversas vezes em blogs, programas de TV e outros meios de comunicação, porém ainda existem pessoas que insistem em defender o lema “vou ficar magra custe o que custar” devido a ideias erradas sobre o que é ser bonito.

Para você ficar bem no corpo, tem que primeiro estar bem na mente.
Primeiro veja porque você quer emagrecer. Se o motivo for porque “todo mundo acha que ser magro é bonito”, então você já começou errado. Pensando assim as únicas coisas que você pode conseguir é uma coleção de dietas que não deram certo, anorexia ou bulimia, mais quilos e depressão.

Lembre que existe um peso ideal para cada corpo e que talvez o corpo da Gisele Bündchen não combine com a sua saúde.

Isso fará com que nos sintamos belas, mais fortes e, consequentemente, mais felizes e saudáveis. E isso faz com que nos achem belas também. E não há melhor maneira de vencer um preconceito do que um sorriso nos lábios

FONTE DE TEXTOS E IMAGENS: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário