Trata-se de um problema social que potencia o preconceito e a discriminação de quem não se enquadra dentro do conceito de beleza dos dias que correm.
As jovens crescem com a ideia que só serão aceites se seguirem esses padrões... nem que para isso a saúde e bem estar sejam afectados: submetem-se a vários processos cruéis para ficarem bonitas: passar fome, fazer exercício de modo louco, sujeitarem-se a dietas com nomes estranhos.. tudo vale se o objectivo é ser igual à modelo que aparece nas revistas. A insatisfação com o próprio corpo vai fazendo com que a anorexia, a bulimia e outras doenças causadas por distúrbios psicológicos, façam cada vez mais vítimas.
Será que então estas duas palavras vivem em pólos opostos? Não será possível ser bela e saudável? É importante passar a mensagem que é possível manter uma “mente sã num corpo são”: Um plano alimentar adequado a cada pessoa e ao seu ritmo de vida, exercício físico regular, são meios de se chegar ao objectivo.
A beleza é importante, sim. Mas é ainda mais importante que nos sintamos bem connosco mesmas, e para tal, a saúde deve vir sempre em primeiro.
Acima de tudo, temos de nos aceitar como somos. Para isso é importante irmos cimentando ao longo do tempo a nossa personalidade e a nossa maneira de ser... não se trata de nos consternarmos com o que Deus nos deu mas sim darmos valor ao que somos, por dentro e por fora.
Mas vocês já perceberam que o conceito de corpo bonito sempre muda? Lembro que anos atrás as mulheres muito magras eram consideradas lindas e perfeitas, hoje a moda das mulheres com coxas grossas e com o corpo moldado pela musculação tem ganhado espaço. E ainda temos as modelos plus size que estão quebrando preconceitos com a moda para gordinhas.
Selecionei para vocês algumas imagens que mostram os diferentes padrões de beleza durante o tempo.
Nas pinturas do período renascentistas as mulheres são representadas cheias de curvas e bem gordinhas, o que significava saúde, beleza e fertilidade.
Para você ficar bem no corpo, tem que primeiro estar bem na mente.
Primeiro veja porque você quer emagrecer. Se o motivo for porque “todo mundo acha que ser magro é bonito”, então você já começou errado. Pensando assim as únicas coisas que você pode conseguir é uma coleção de dietas que não deram certo, anorexia ou bulimia, mais quilos e depressão.
Lembre que existe um peso ideal para cada corpo e que talvez o corpo da Gisele Bündchen não combine com a sua saúde.
Isso fará com que nos sintamos belas, mais fortes e, consequentemente, mais felizes e saudáveis. E isso faz com que nos achem belas também. E não há melhor maneira de vencer um preconceito do que um sorriso nos lábios
FONTE DE TEXTOS E IMAGENS: GOOGLE
Nenhum comentário:
Postar um comentário