terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O ARCANJO MIGUEL




Miguel (em hebraico: מִיכָאֵל, Micha'el ou Mîkhā'ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhaíl; em latim: Michael; em árabe: میکائیل, Mikā'īl) é um nome atribuído na Bíblia a um anjo ou arcanjo, numa posição de líder de exércitos celestiais. É um dos três anjos mencionados por nome na Bíblia, juntamente com Rafael no livro de Tobias e Gabriel no livro de Daniel e no Evangelho de São Lucas.

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8)


 Quem é o arcanjo Miguel?
A CRIATURA espiritual chamada Miguel é mencionada poucas vezes na Bíblia. Mas, quando é mencionada, está sempre em ação. No livro de Daniel, Miguel guerreia com anjos maus; na carta de Judas, ele tem uma disputa com Satanás; e em Revelação (Apocalipse), guerreia contra o Diabo e seus demônios. Por defender o governo de Jeová e lutar contra os inimigos de Deus, Miguel faz jus ao significado de seu nome: “Quem É Semelhante a Deus?” Mas quem é Miguel?
Há casos em que as pessoas são conhecidas por mais de um nome. Por exemplo, o patriarca Jacó é conhecido também como Israel, e o apóstolo Pedro, como Simão. (Gênesis 49:1, 2; Mateus 10:2) Da mesma forma, a Bíblia indica que Miguel é outro nome de Jesus Cristo, antes e depois de sua vida na Terra. Vejamos algumas razões bíblicas para chegarmos a essa conclusão.
Arcanjo. A Palavra de Deus fala de Miguel, “o arcanjo”. (Judas 9) Esse termo significa “anjo principal”. Note que Miguel é chamado de o arcanjo. Isso sugere que existe apenas um anjo assim. De fato, a palavra “arcanjo” ocorre na Bíblia apenas no singular, nunca no plural. Além do mais, o cargo de arcanjo se relaciona com Jesus. Sobre o ressuscitado Senhor Jesus Cristo, 1 Tessalonicenses 4:16 diz: “O próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo.” A voz de Jesus é descrita aqui como sendo a de arcanjo. Portanto, esse texto indica que o próprio Jesus é o arcanjo Miguel.




Líder militar. A Bíblia diz que ‘Miguel e seus anjos batalharam com o dragão e seus anjos’. (Revelação 12:7) De modo que Miguel é o Líder de um exército de anjos fiéis. Revelação também se refere a Jesus como Líder de um exército de anjos fiéis. (Revelação 19:14-16) E o apóstolo Paulo menciona especificamente o “Senhor Jesus” e “seus anjos poderosos”. (2 Tessalonicenses 1:7) Portanto, a Bíblia fala tanto de Miguel e “seus anjos” como de Jesus e “seus anjos”. (Mateus 13:41; 16:27; 24:31; 1 Pedro 3:22) Visto que a Palavra de Deus em nenhuma parte indica que existem dois exércitos de anjos fiéis no céu — um comandado por Miguel e outro por Jesus —, é lógico concluir que Miguel não é outro senão o próprio Jesus Cristo no seu papel celestial.


 Quem são os Arcanjos?

São Miguel Arcanjo, cujo nome significa
"o que é um com Deus", é considerado o chefe
dos exércitos celestiais e o padroeiro da
Igreja Católica Universal.
É o anjo do arrependimento e da justiça.
Seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:

- Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel,
onde lemos:
"Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande
Príncipe que defende os filhos do povo de Deus.
E então os mortos ressuscitarão.
Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna,
e os que fizeram o mal, para o horror eterno".






- No capítulo 12 do Livro do Apocalipse
encontramos o seguinte:
"Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas
legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar
para eles no céu.
Foi precipitada a antiga serpente, o diabo,
o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar,
porque o demônio desceu a vós com grande ira,
sabendo que lhe resta pouco tempo".

- Na carta de São Judas, lê-se:
"O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse:
"Que o Senhor o condene".
Por isso São Miguel é mostrado atacando o
dragão infernal.


A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.


O Arcanjo Miguel é o Chefe das milícias celestes, incluindo todos os Anjos e Arcanjos. Sua poderosa espada de chama azul secciona todas as ligações negativas como a feitiçaria, a inveja, a discórdia, enfim todo mal, conduzindo a humanidade à vitória da ascensão na Luz. É o Arcanjo da Fé, da proteção e da libertação do mal. Miguel trabalha junto a El Morya como o Arcanjo do 1° Raio, de chama azul, cujas virtudes são fé, vontade divina, felicidade, equilíbrio e paz.

 
Céu e o Inferno são duas faces da mesma moeda, com a qual o Homem paga a crueldade dos seus crimes, e através da qual é recompensado pelo mérito dos seus feitos humanitários. O Amor é um bem e uma jóia preciosa que para satisfazer, iluminar e serenar tem de ser partilhado através dos bons sentimentos de todos com todos, e não erradamente como vão procedendo ao enclausurar, aprisionar e a subjugar o próprio Amor, transformando-o num infernal egoísmo. Face a isto, apetece dizer que em tantos milénios de história a Humanidade foi incapaz ainda de perceber de que o seu progresso não deve nem pode avançar à custa do próprio sangue, suor e das lágrimas, de muitos para a gaúdio e prazer de uns quantos. A verdadeira felicidade é um céu de igualdade, fraternidade e pluralidade, e jamais será alcançada por um meio de um inferno de opressão, exploração e medo. 





































4 comentários:

  1. Arcanjo Miguel proteja à mim minha, mulher e meu filho que vai nascer de todo mau e meu inimigos espirituais que eu não conheço,que leve eles para o caminho de DEUS ou faça justiça com sua espada de fogo contra quem me faser mau.

    ResponderExcluir
  2. Quem como Deus
    Aquele como Deus
    O qual como Deus
    O que como Deus
    A pessoa como Deus
    1 principal comandante Daniel 10:13/Josué 5:15/Êxodo 3:5/Apocalipse 12:7
    EU SEREI O QUE EU SEREI – EU SEREI ME ENVIOU A VÓS”

    ResponderExcluir
  3. Quem como Deus (?), eu cheguei a conclusão q me precipitei. Quem como Deus é a mais linda adoração. Não uma afirmação Filipenses 2:6/João 14:28/Zacarias 1:11‭-‬13

    ResponderExcluir
  4. אהיה אשר אהיה
    EHYEH ASHER EHYEH

    Eu serei quem Eu serei

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...