terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Saiba sobre as Doenças Respiratórias Crônicas

Tratamento Doenças respiratórias crônicas
A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns e que afeta muitas crianças, além de adultos. (Foto: Divulgação)
Uma das doenças que mais afeta a população são as de causas respiratórias, causadas por agentes ou distúrbios que afetam o sistema respiratório de alguma maneira. As doenças respiratórias crônicas são aquelas que persistem e que precisam ser tratadas no decorrer da vida.
Ultimamente, as doenças respiratórias crônicas estão ocupando uma importante colocação no quadro de responsáveis por mortes no país. Isso ocorre devido a mudanças de hábitos alimentares que debilitam o organismo do indivíduo, pelos hábitos como fumar e beber, e por toda a poluição que vem aumentando cada dia mais, prejudicando passivamente a saúde de grande parte da população.

O que são as Doenças Respiratórias Crônicas?

As doenças crônicas são doenças que afetam as vias aéreas, incluindo o nariz, assim como os brônquios e os pulmões. Estão dentre as patologias mais comuns da atualidade e são grandes responsáveis pela maioria das internações hospitalares, principalmente no inverno. Essas doenças são originadas por problemas alérgicos ou por infecção, que podem ser causadas por vírus ou bactérias, ou por alguma substância no ar, contida na poluição por exemplo.
É um grupo de doenças que mais causa gastos à saúde pública, pois a cada ano que passa, mais casos de doenças respiratórias surgem, necessitando constantemente de cuidados, por se tratar de doenças crônicas, ou seja, que precisam de tratamento por toda vida, seja ele medicamentoso ou não. Dentre todas as doenças respiratórias crônicas, as mais conhecidas são: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), rinite alérgica, doenças ocupacionais dos pulmões e hipertensão pulmonar. Existem algumas mais graves, como tuberculose e câncer de pulmão.

Quais as causas e fatores de risco?

São inúmeras as causas de doenças respiratórias. Desde bactérias, vírus, até a aspiração de agentes infecciosos e alérgicos. Além disso, o tabagismo ativo e passivo também são grandes causas de doenças respiratórias crônicas, como a DPOC, por exemplo. Dentre todos os fatores de risco, alguns são mais comuns e conhecidos, como:
  • Tabagismo ativo e passivo
  • Poluição doméstica (fogão a lenha, etc)
  • Poluição ambiental
  • Alérgenos (polén, mofo, pelos de animais, ácaros em roupas, carpetes, estofados, camas, etc)
  • Exposição a riscos ocupacionais, como poeira e substâncias químicas

Prevenção e Tratamento

É preciso ficar atento quanto a duração de gripes, tosses e outros sintomas. Procurar sempre cobrir boca e nariz ao espirrar e tossir e manter-se bem alimentado são alguns dos cuidados que se deve ter para não contrair nenhuma das doenças respiratórias transmissíveis. Para quem é tabagista, a interrupção do vício é a melhor solução, evitando possíveis doenças respiratórias crônicas mais comuns e outras mais graves, como câncer.
O tratamento irá variar de acordo com a doença respiratória. Em casos de infecção, o tratamento é basicamente medicamentoso através da ingestão de antibióticos. Em casos de outras doenças, exercícios respiratórios e outras alternativas como ventilação passiva, positiva, em geral, a administração de oxigênio por meio da Fisioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...