quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bronzeamento Perfeito

verão está chegando, então, é hora de preparar a pele para aproveitar o Sol ao máximo e obter um bronzeamento duradouro. Algumas dicas podem ajudar a conseguir uma cor saudável sem prejuízo para a saúde, evitando queimaduras, rugas e o tão temido câncer de pele. Nosso tom de pele só muda quando há um aumento na produção de melanina, o que ocorre quando nos expomos ao Sol com mais frequência. Mas, cada tipo de pele reage de modo diferente a esta exposição. Pessoas de pele mais clara produzem menos melanina do que aquelas que possuem um tom mais escuro de pele. Portanto, é importante respeitar o seu tipo de pele e cuidar adequadamente dela.

Dicas

A produção de melanina só se intensifica após 48 horas da exposição ao Sol, então, comece seu bronzeamento de forma gradual. Nada de achar que ficará morena logo no primeiro dia!
Se sua pele é muito branca, fique atenta, pois uma exposição prolongada pode causar vermelhidão e até queimaduras leves. Abuse dos bloqueadores solares com fatores altos (FPS 50 ou mais) e evite expor-se ao Sol com muita freqüência.
Para peles claras, a dica é expor-se ao Sol antes das 10 da manhã ou após as 16 horas por períodos de no máximo 15 minutos nos primeiros dias, sempre utilizando um protetor com fator 30.
As morenas – claras devem começar com pequenos períodos de exposição nos horários citados acima, com um filtro de fator 15, nos primeiros dias de exposição. Depois, podem ampliar o período de exposição, mas utilizando um fator de proteção mais alto, para evitar manchas na pele.
As pessoas de pele morena podem se expor ao Sol desde que utilizem um filtro fator 15 reaplicado pelo menos de duas em duas horas.
A pele negra também precisa de proteção. Use um filtro fator 15 e não ultrapasse 40 minutos de exposição ao Sol nos primeiros dias.
Não esqueça do chapéu e dos óculos escuros para a proteção do rosto.

Mantendo o bronzeado

Não esqueça de hidratar corretamente a pele após a exposição ao Sol utilizando um creme adequado ao seu tipo de pele.
Alimentos que contenham licopeno, betacaroteno e vitaminas C e E também ajudam a manter a cor, então, prepare uma vitamina com laranja, cenoura e acerola e abuse do tomate.
Ingerir muita água evita desidratação e a pele fica viçosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...