segunda-feira, 15 de julho de 2013

Problemas de Saúde Comuns em Mulheres com Mais de 40 Anos

Problemas de Saúde Comuns em Mulheres com Mais de 40 Anos

Atualmente, as mulheres que tem 40 anos não se parecem em nada com as do passado. Sua imagem é muito mais jovial, cuidada e fresca como se tivesse 10 ou 20 anos a menos, mas apesar da beleza as favorecer, continuam correndo riscos de doenças comuns que ocorrem nesta fase da vida e que diante das quais não se pode descuidar. O que parece saudável e bonito por fora, não necessariamente é assim por dentro. A aparência jovem das mulheres com mais de 40 anosnão as torna imunes a problemas de saúde associados com a idade, por isso neste artigo vamos resumir quais são as condições mais comuns que é possível sofrer na quarta década.

Doença cardíaca, osteoporose e câncer são problemas comuns e mais conhecidos durante o envelhecimento das mulheres, mas também existe outro problema que muito poucas levam em conta, como é o caso de uma gravidez indesejada.

- Gravidezes indesejadas: Está comprovado que as mulheres com mais de 40 anos têm a maior taxa de gravidez indesejada e de aborto do que as adolescentes. Isso é porque elas deixam de lado o controle de natalidade por acreditarem erroneamente estarem na menopausa.

É importante que as mulheres com mais de 40 anos entendam que ainda tem que ter cuidado porque, apesar de que os períodos menstruais possam ser irregulares ou não ocorra durante meses, isso não significa que tenham perdido a sua fertilidade. DIU, pílulas anticoncepcionais, adesivos, injeções ou preservativos… A questão é encontrar o método mais conveniente para evitar a gravidez indesejada em uma idade madura.

- Câncer de Mama: Nesta fase da vida é importante realizar as mamografias regularmente, bem como continuar com o auto-exame dos seios. Além dos controles regulares, as mulheres precisam entender os fatores de risco da doença e fazer alterações em seu estilo de vida para probabilidades de sofrer o desenvolvimento desta doença potencialmente fatal.

A detecção precoce do câncer de mama significa maiores possibilidades de vencer a doença.

- Osteoporose: É uma doença óssea potencialmente debilitante e tornou-se um dos problemas de saúde mais comuns para todas as mulheres.

O sexo feminino é quatro vezes mais propenso do que os homens de desenvolver osteoporose, e pode ocorrer em qualquer idade, especialmente se existe um histórico familiar de osteoporose ou fraturas dos ossos, se estes são finos e pequenos, se você tiver períodos irregulares ou estiver entrando em uma menopausa precoce.

É importante realizar a partir dos 40 anos um teste de densidade óssea ou uma tomografia DEXA, fazer mudanças na dieta e exercícios de musculação.

A detecção precoce da osteoporose ajuda a prevenir as fraturas e a progressão da doença.

- Doenças do Coração: A doença cardíaca é uma das principais causa de morte entre as mulheres, por isso que a partir da quarta década é preciso controlar a sua pressão arterial e realizar exames de colesterol, especialmente se houver um histórico de doença cardíaca na família.




FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...