domingo, 4 de outubro de 2015

10 receitas caseiras para disciplinar seus cachos


Malcomportado, descontrolado, indefinido, indisciplinado e rebelde… Esses são os meus cachos! Essa é a definição preconceituosa, segundo a opinião popular, para quem tem cabelos cacheados. Parece brincadeira neh, mas não é, muitas mulheres e homens sofrem uma certa pressão por terem cabelos indisciplinados e vivem em busca de produtos que controlem e disciplinem seus cabelos.

Hoje você vai aprender 10 receitinhas caseiras para driblar essa indisciplina dos cachos, todas embora simples, são muito eficientes e muitas delas batem qualquer tipo de produto químico. É mais do que hora de aprendermos a usar os recursos naturais que temos a nossa disposição, nenhum produto químico pode ser tão eficiente quando a própria natureza. Além disso, ao longo do tempo, a química sempre vai ser agressiva a sua saúde.



1. Limão com mel: o limão é rico de vitaminas e sais minerais, o mel é um hidrante eficaz e consistente, a união dos dois ingredientes, não somente controla o frizz dos cabelos, mas reforça os fios e doa brilho. Em um recipiente, coloque duas colheres de mel e 2 do sumo do limão, dilua tudo com uma colher de agua natural, depois aplique nos cabelos úmidos e limpos, deixe agir por 20 minutos e enxague abundantemente com agua morna. Faça esse tratamento 2 x por semana, por 30 dias.

2. Azeite de oliva (extra-virgem): é muito utilizado na indústria cosmética e isso se deve ao fato da riqueza de minerais encontrados na oliva. Quando em contato com o cabelo ou a pele do corpo, o óleo doa umidade natural. Cabelos crespos e indisciplinados é falta de umidade na fibra capilar, portanto, entre todos os elementos naturais, o mais indicado é o óleo de oliva, justamente por doar tanta umidade aos cabelos. Como usar? Simples… aqueça uma xícara pequena de óleo e passe no comprimento, evitando tocar a raiz do cabelo, massageie o comprimento de modo a esparramar uniformemente todo o óleo. Coloque um toalha quente em volta da sua cabeça e repouse por 20 minutos, em seguida lave-os com seu shampoo de costume, enxague em agua fria e pronto. Para cabelos que estão muito indisciplinados, recomenda-se 3 x por semana, depois vai diminuindo gradativamente.

3. Ovos: é o tratamento mais antigo e mais popular que existe. As gemas são riquíssimas em gorduras e proteínas, além disso é um hidratante natural. As claras removem do couro cabeludo todas as impurezas, assim como ajuda a combater a oleosidade excessiva. Em um recipiente bata um ovo com uma colher de óleo de oliva, o óleo vai doar umidade aos fios. Com a ajuda de um pincel, espalhe por todo o cabelo e deixe agir 20 minutos. Recomenda-se usar um shampoo com pH neutro e sem sal e de preferência nutritivo. Enxague abundantemente.

4. Leite de Coco: você pode extrair de forma natural da polpa da fruta o leite, ou comprar pronto em casa de produtos naturais ou hipermercados. A função do leite, também é repor a umidade nos fios e hidratar com profundidade. Esquente 200 ml do leite, banhe todo o cabelo uniformemente e coloque uma toalha quente ou papel alumínio, descanse toda a noite e ao amanhecer lave os cabelos abundantemente e deixe-os secar naturalmente. o leite disciplina os fios, deixo-os brilhosos, macios, sedosos e com movimento. O resultado final é MARAVILHOSO!

5. Banana: a fruta é um grande hidrante natural e reparador de pontas duplas. Rica em óleos naturais, potássio e vitaminas. A composição desses elementos proporcionam maciez aos cabelos, evitam a perda da umidade natural dos fios, hidratam a fibra capilar e deixa-os brilhosos. Em um prato amasse uma banana madura, misture 2 colheres de mel e 2 colheres de óleo de oliva, misture bem até obter um creme liso e uniforme, aplique em todo o cabelo e deixe agir por 30 minutos, depois lave-os e deixe-os secar naturalmente. Essa super mascara, você pode fazer somente 1 x por semana.

6. Agua gaseificada: ou agua com gás. Curioso neh? Mas a agua gaseificada é uma das melhores opções que já conheci para controlar o frizz do cabelo e isso se deve ao fato do pH da agua ser baixíssimo, ela acaba bloqueando a perda da umidade dos fios capilares, e isso evita o frizz. Seu uso é simples, basta enxaguar seus cabelos com agua gaseificada massageando bem, o ultimo enxague do cabelos você faz com a agua gaseificada. Esse tratamento é para todas as vezes que lavar o cabelo.

7. Abacate: a fruta é riquíssima de vitamina E e essa vitamina ajuda a controlar o frizz dos cabelos, deixando-os macios, hidratados. Além disso, o abacate também é rico de ácidos graxos que funcionam como calmante para os cachos rebeldes. Pegue um abacate maduro e amasse bem a poupa, mistura 1 colher de óleo de oliva e obtenha um creme pastoso, lave seu cabelo e aplique a mascara de abacate em todo o couro cabeludo e comprimento, deixe agir por 20 ou 30 minutos, lave abundantemente e aplique um pouco de condicionador, enxague com agua fria e deixe secar ao natural.

8. Cerveja: use sempre as de cor escuras, pois elas são ricas em aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes. Hidratam a fibra capilar, restauram os fios, bloqueiam a perda da umidade da fibra capilar e deixa-os livre de qualquer frizz. Separe shampoo, condicionador e cerveja, prepare quantidades iguais, misture e lave o cabelo, deixe agir por 15 minutos, enxague com agua fria e repita o procedimento 1 x a cada duas semanas.

9. Vinagre de maçã: o ácido do vinagre é muito eficiente, pois suaviza o frizz e da vida aos cabelos cansados e ressecados. O vinagre é bom para muitas coisas, mas o ideal é sempre faze-lo em casa, no processo de fermentação natural. Você tem duas opções de uso do vinagre, uma é misturar agua e vinagre e fazer o ultimo enxague do cabelo, essa operação deve ser feita 1 x a cada 3 ou 4 semanas e a segunda opção é umedecer chumaços de algodão no vinagre diluído em agua natural, e passar em todo couro cabeludo, depois com a ajuda de um pente, penteie suavemente espalhando por toda a cabeça a solução.

10. Maionese: é feita de ovos e óleo, ambos hidratam os cabelos, doam vida e brilho. Além disso, criam uma camada extra na fibra capilar, impedindo a perda da umidade dos fios e esse processo mantém controlado o frizz. Aplique a maionese no cabelo, a mascara é meio tubo de maionese, 1 colher de óleo de oliva e 1 gema, misture tudo bem, até obter um creme uniforme, aplique em todo o cabelo úmido, deixe agir por 20 a 30 minutos e lave-os como de costume.


Fonte de Pesquisa e Apoio:

Conhecimento popular

Beleza Blog – Tv Record

Um comentário:

  1. Confesso que cada vez que eu venho aqui a cada final de semana eu aprendo mais e mais...
    Hei de dizer que a cada vinda aqui meu conhecimento amplia em relação aquilo que eu gostaria de saber... Os assuntos são tão ótimos que faz-me esquecer das horas, por isso estou a me aprofundar em cada um de maneira proveitosa...
    Ja estou a divulgar seu link no meu blog, desejoso que mais pessoas aprendam estas dicas úteis....
    bj de carinho ótimo final de domingo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...