domingo, 29 de dezembro de 2013

Causas da retenção de líquido



A sensação de estar mais gordo de uma hora para outra pode estar relacionada à retenção de líquido no organismo. O problema é mais comum entre as mulheres, mas pode acontecer com homens também.

Popularmente nomeia-se como retenção de líquido o inchaço no corpo ou em parte dele. De certa maneira, é comum as pessoas se sentirem “retendo líquidos”. No final do dia, pés vermelhos e inchados, as pernas inchadas com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, mãos com anéis apertados, são tudo um exemplo de edema, o termo médico referente ao inchaço.

O edema é o resultado extravasamento de um líquido, pobre em proteínas, que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca, um sulco, temporariamente.

Causas

O corpo humano provém de mecanismos para manter o equilíbrio dos líquidos corporais, pois como sabemos mais de 2/3 dele é composto de água. Desequilíbrios nesses mecanismos podem favorecer o aparecimento do edema:

- Variações de pressão sanguínea regional;
- Quantidade de proteínas no sangue;
- Quantidade de sais minerais disponíveis no corpo;
- Ação da força da gravidade;
- Sedentarismo;
- Alimentação;

No caso de uma Diabetes descontrola por muito tempo, a questão renal pode estar prejudicada e ser a causa dos inchaços.

Outras causas possíveis são:
- Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
- Doenças da tireoide;
- Remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;
- Reações inflamatórias e reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.
- Na maioria das vezes, os pequenos inchaços têm causa local, como uma circulação regional insuficiente.

Diagnóstico

Baseia-se na avaliação médica do quadro clínico. Pode ser necessário também pedir alguns exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas, assim como uma avaliação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana.

Às vezes, se faz necessário também realizar exames para avaliar as veias e artérias próximas ao local mais afetado pelo inchaço.

Sintomas

Inchaço no corpo: São notados em regiões mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos, como: pernas, costas, pés , mãos e em regiões mais propensas à ação da força da gravidade;
- Dores de cabeça;
- Aumento da pressão arterial;
- Dores no peito;
- Vista embaçada;

Esses são os sintomas de retenção de líquido, um acúmulo de água no organismo que pode provocar de um a dois quilos extras. É mais comum em mulheres, principalmente no período pré-menstrual.

Tratamento

Para cada tipo de inchaço existe uma causa, que requer um tratamento específico. Mas, a melhor maneira de tratar é prevenir o surgimento do problema.

Para combater esses mal alguns fatores são determinantes. Evitar a retenção de líquidos existe uma série de cuidados:

- Cuidado com a alimentação é fundamental: A alimentação pode ser uma grande aliada para diminuir o desconforto nos dias de muito inchaço;
- Beber água: Recomenda-se o consumo de 8 copos de água/dia. Além de estimular os rins e melhorar a circulação, elimina as toxinas;
- Reduzir o consumo de Sal e de alimentos ricos em Sódio, como: carne muito salgada, bacalhau, carne-seca, embutidos e enlatados.
- Diminua o consumo de gorduras animais (carnes com gorduras, leite integral, queijos amarelos, creme de leite, etc.) e evite frituras e gorduras trans (presente em alguns salgadinhos, pratos congelados, massa folhada etc);
- Aumente o consumo de fibras, presentes nos cereais integrais, hortaliças e frutas;
- Evite alimentos que fermentam e provocam gases, como repolho, couve, couve-flor, batata-doce;
- Invista em verduras, frutas e alimentos ricos em água, como chuchu, pepino,melancia, pêra e abacaxi.
- Tome chás diuréticos: chá verde, chá de cavalinha, chá carqueja e chás de ervas claras (cidreira, camomila, erva doce) – Consulte uma Nutricionista: Faça uma Reeducação Alimentar
- Se necessário, faça uma drenagem linfática. Os médicos avisam que as massagens não são indicadas para todos os pacientes, porque a retenção de líquido tem causas diferentes. O tratamento deve ser prescrito por um médico;
- Faça exercícios regularmente;

A adesão de uma mudança no cardápio e aderiu aos exercícios físicos. Assim, consegue-se diminuir os inchaços e aumentar a sensação de bem estar.

FONTE: educacaoemdiabetes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...