sábado, 11 de abril de 2015

5 Dicas de Reutilização de Materiais Recicláveis



Transformar coisas velhas em novas faz parte da arte de reutilizar materiais recicláveis. Além de ser algo prazeroso, também é uma maneira de cuidar do meio ambiente.

Restos de papel e papelão, plástico, latas, vidros e outros materiais recicláveis, que iriam para o lixo levando anos para se decompor, podem ser renovados e reutilizados, confira a seguir algumas dicas de reciclagem com materiais simples que você provavelmente tem em casa.

1 – Porta temperos


Foto: Artesanato em Casa

Para fazer um criativo porta temperos para sua cozinha você vai precisar de:

● Potes de vidro de conserva com tampa de rosca;

● Martelo, prego, parafusos, buchas e chave de fenda;

● Furadeira;

● Prateleira de Madeira;

● Lixa fina, tinta acrílica e pincel.

Com a furadeira faça furos na madeira rasos e simétricos, conforme a quantidade de potes que você tem; Fure as tampas metálicas ou plásticas com o martelo e o prego; Use a chave de fenda para parafusar as tampas na parte inferior da madeira fixando-as bem. Por fim, teste os potes de vidro para ver se estão firmes e coloque os temperos que desejar.

Pode decorar os vidros com adesivos para identificar os temperos e deixar mais bonito, ou ainda utilizar os vidros para guardar fios de costura e outros objetos.

2 – Flores de garrafa pet


Foto: O Artesanato

As garrafas pet que sempre vão para o lixo depois que acaba o refrigerante ou a água mineral agora pode ser transformadas em lindas flores para decorar a varanda e o jardim. Separe os seguintes itens:

● Garrafas pet;

● Tesoura;

● Estilete;

● Spray de tinta da cor que preferir;

● Giz;

● Jornal.

Corte a garrafa ao meio usando o estilete ou a tesoura, separe a parte com a tampa e guarde a parte de baixo para utilizar em outra reciclagem; Divida e marque com o giz, a partir da tampa até a extremidade, em partes iguais radiais; Com a tesoura corte as pétalas da flor arredondando as pontas e deixando o bico da garrafa como miolo. Depois de cortar todas as pétalas pressione a flor sobre a mesa para abrir as pétalas; Forre a superfície de trabalho com jornal e pinte as flores utilizando o spray.

3 – Lembrancinhas de latas de massa de tomate


Foto: Bebê Blog

As latinhas de massa de tomate com tampa podem ser uma ótima opção de lembrancinha de festa ou presentes. Material necessário:

● Latinhas de massa de tomate com tampa;

● Tintas acrílicas e pincéis;

● Cola branca;

● Papel para decóupage ou imagens recortadas de papel de presente;

● Bolinhas de isopor 1,5cm;

● Lixa 200.

Depois de lavar e secar bem as latas, lixe a parte externa; Cole a bola de isopor no centro da tampa e deixe secar por algumas horas; pinte a lata e a tampa externamente com a cor desejada, e espere secar. Cole cuidadosamente a imagem para decoupagem sobre a lata e finalize aplicando uma camada leve de cola com o pincel. Você poderá ainda fazer aplicação de tecidos, rendas, fitas, miçangas sobre a lata.

4 – Suporte de parede para velas


Foto: Cacareco

Quer enfeitar a casa e criar um clima romântico e introspectivo aprenda a fazer um suporte para velas reciclando latinhas de atum, separe:

● Latas de atum sem rótulo;

● Papel contact;

● Tesoura, barbante, cabide e prendedores de roupas de madeira;

● Prego e Martelo;

● Velas pequenas.

Decore as latas e os prendedores com o papel contact; Utilizando o martelo e o prego faça um furo na lateral de cada lata; Corte os Barbantes em tamanhos diferentes, passe uma das pontas pelo furo e faça um nó; recorte pedaços menores e faça laçinhos colando na parte externa da lata para cobrir o furo; amarre a outra ponta do barbante no cabide e coloque um prendedor sobre cada barbante amarrado.

Coloque esse suporte na parede, coloque as velas e acenda, fica lindo como decoração de natal. Se preferir pode colar as velas com cola quente nas latas para aumentar a segurança.

5 – Enfeites natalinos com vidros



Foto: Recicla e Decora

Aprenda a usar vidros de diferentes tamanhos e formatos para criar maravilhosos enfeites natalinos de decoração para suas festas de final de ano. 

Você irá precisar de:

● Vidros de conserva grandes e médios de vários tamanhos;

● Cola quente;

● Enfeites natalinos pequenos (papai Noel, renas, pinheiros, casinhas de natal, etc);

● Pincel e tinta para vidro.

Após a limpeza dos vidros pinte a tampa com cores natalinas e deixe secar; use o interior da tampa como base para colar os enfeites de natal criando uma composição harmoniosa. Feche os potes de vidro e coloque sobre o aparador da sala.

FONTE: PENSAMENTO VERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...