segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Os truques para fazer um ‘Open House’ perfeito

Foto: Thinsktock

Os preparativos do casamento envolvem todo mundo, desde a família aos amigos mais próximos, o que faz com que cada um participe ativamente da construção dessa união, envolvendo desde os detalhes para a tão esperada “hora do sim” até a lua de mel dos pombinhos e, claro, a decoração do novo lar que vai receber esse amor tão intenso. Com esse turbilhão de emoções, quem esteve presente nesses momentos, durante todo o tempo, se sente parte dessa nova família. Por isso, ao voltar da lua de mel, o que os noivos mais querem é agradecer o carinho e o cuidado de cada um para que tudo saísse tão perfeito e o sonho fosse idealizado. Uma das alternativas é fazer um “open house” (traduzindo quer dizer “abrir a casa”).

Para Fábio Arruda, consultor de etiqueta e comportamento, o espaço para a circulação é o segredo para uma reunião bem sucedida. “Veja se tem lugar para todos se sentarem, mesmo que informalmente”, afirma. E sobre fazer durante a semana ou aos sábados e domingos, ele explica que os anfitriões devem decidir isso, mas a maioria das pessoas costuma estar disponível aos finais de semana.

Ele destaca abaixo ‘o certo e o errado’ na hora de organizar um Open House, confira:

É errado: Encher demais casa com convidados, não abastecer de gelo suficiente, calcular os comes e bebes em quantidades menores, deixar os ambientes quentes demais e sem ventilação, colocar a música insuportavelmente alta. É elegante: Deixar comidinhas dispostas informalmente com charme e capricho, oferecer ponto de apoio/bar para que a bebida seja acessível, colocar música agradável com seleção escolhida para toda a noite, disponibilizar álbum e DVD do casamento para quem quiser ver, deixar presentes de casamento dos convidados expostos ou em uso.
Para Irene Loureiro, personal organizer da Benfatto Organiza, não existe uma regra para determinar quando o casal deve iniciar essa recepção na volta da lua de mel. “Os dois precisam apenas de um tempo para colocar seus objetos pessoais em ordem e se ajustar ao novo espaço. Assim que o casal achar que está tudo sob controle e quiser abrir a casa para os amigos, não vejo razão para esperar mais”, ressalta.

Como é um evento descontraído e informal, a especialista diz que acha interessante chamar os amigos aos poucos, para que se estabeleça justamente este clima mais íntimo e seja possível dar atenção e conversar com todos. “Não existe um critério para determinar quantas pessoas convidar, mas, por exemplo, você pode chamar primeiro os mais íntimos, depois os do trabalho ou familiares. Pequenos grupos de cada vez”.

Comes e bebes
Não é uma festa e, sim, um encontro de amigos, então, não exagere oferecendo vários tipos de bebidas, principalmente as destiladas. Escolha, por exemplo, uma bebida alcoólica e duas opções sem álcool, entre elas água, sucos e refrigerantes.
A comida tem que ser prática e simples para ser servida. Vale optar por salgados assados, minidegustações frias ou sanduíches, saladas, tortas e quiches ou até mesmo patês com vários tipos de pães. Pode servir também docinhos fáceis de comer e que não pedem o uso de talheres.

Na hora de preparar a casa para receber os amigos, Priscila Saboia, personal organizer, orienta um cuidado especial com os lugares estratégicos onde as pessoas irão ficar e passar, mas sem deixar de organizar tudo: “Já que é um ‘Open House’, muitos podem pedir para conhecer cada cantinho de sua casa. No lavabo, por exemplo, não esqueça de colocar um belo cheirinho, sabonete, toalhinhas e muito papel higiênico”.

Já Luciana Oliveira, também especialista em organização de espaços, reforça que o principal de tudo é os noivos estarem felizes em receber os convidados nessa nova fase da vida. “Se pergunte, por exemplo, se a casa já esta organizada, se os presentes já estão guardados, o porta-retrato tem foto, se está tudo instalado etc”, conclui.

11 dicas para curtir ao máximo o “open house”
Faça um convite informal, por telefone, ou pessoalmente. Nada de formalidades.
O grande barato aqui é curtir a casa nova, então, não cabe aí uma decoração carregada. Ao contrário, o ambiente tem que ficar aconchegante. Se necessário até retire alguns excessos de enfeites do mobiliário, caso seja usado como área de apoio. Tire ainda os objetos que podem quebrar com a movimentação das pessoas, assim você não fica a festa inteira preocupada com aquele vaso de porcelana, por exemplo.

Convide pessoas que têm afinidade entre si, evite reunir os totalmente desconhecidos uns dos outros. Por isso, vale apostar na ideia de convidar pequenos grupos que se conheçam de cada vez.

Curta o encontro, não faça nada que a prenda dentro da cozinha ou servindo as pessoas. Nesse tipo de recepção você tem que ficar disponível para conversar. Para os recém-casados, em especial, o bacana é contar as aventuras e as experiências da viagem de lua de mel.

Coloque um pendrive com muitas músicas no ‘repeat’ e que combinem com o seu grupo de amigos. Sempre baixinha para não atrapalhar a conversa.
Faça a lista e as compras para o encontro com antecedência. E lembre-se de ter gelo filtrado para as bebidas.

Caso haja alguma criança na festa, prepare distrações (vídeos, joguinhos e desenhos) e comidinhas que elas gostem.

O casal deve organizar junto os afazeres, mas nada de cobranças.
Deixem tudo pronto antes dos convidados chegarem, organize a mesa com o que irá servir e coloque tudo à disposição dos convidados. Deixe a hora do encontro para desfrutar e se divertir.

Os presentes que receberam no casamento devem ser colocados em uso na festa. Os convidados ficarão muito felizes.

Para dar um ar mais alegre e aconchegante à casa use, no máximo, flores naturais ou até pequenas velas na decoração, bem como retratos da festa e dos momentos especiais, divertidos e emocionantes. A decoração já é a própria casa, por isso, os adornos devem ter cara dos pombinhos e transparecer o momento.

SERVIÇO:
Fábio Arruda - http://www.fabioarruda.com.br/
Irene Loureiro - www.benfattoorganiza.com.br
Lú Personal Organizer - www.facebook.com/lupersonalorganizer
Priscila Saboia - www.priscilasaboia.com.br

FONTE: http://estilo.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...