domingo, 19 de julho de 2015

Molho de tomate caseiro


Molho de tomate é vida!

É um item básico aqui em casa. E eu tenho uma história curiosa com eles.

Quando eu era mais nova e ainda morava com meus pais, eles faziam panelões de molho de tomate e aquele cheirinho invadia a casa. Era muito gostoso.

Eu nunca tinha o hábito de fazer aqui em casa. Achava trabalhoso e realmente nem tentava. A receita do meu pai era meio chata mesmo Kkk E eu que sou muito prática na cozinha, nem pensava em fazer por aqui. Então eu tentava achar nos mercados molhos mais naturais ou orgânicos, mas eles sempre eram beeem carinhos!

Até que, em um dia criativo, resolvi criar uma receita que alguns de vocês já devem até conhecer. Rápida e prática, como a vida saudável deve ser! Ficou curiosa? Confere aí!

Ingredientes

4 tomates italianos maduros
1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
10 folhas de manjericão
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga (ou azeite)
½ cebola descascada
1 pitada generosa de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

Lave e retire a pele dos tomates e leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, corte um 'x' na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, coloque os tomates. Quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em 'x' puxe e descarte a pele.

Numa tábua, corte os tomates em pedaços e transfira para o copo do liquidificador (se quiser, retire e descarte as sementes). Junte o tomate pelado (com o líquido) e bata até ficar liso.

Corte ao meio e descasque uma metade da cebola. Reserve a outra para outra preparação. Lave e seque as folhas de manjericão.

Coloque três colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande e leve para aquecer em fogo médio. Junte metade do manjericão e deixe fritar por apenas dois minutos.

Acrescente o tomate batido, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Misture, junte a cebola (sem picar) e deixe cozinhar por seis minutos.

Desligue o fogo, acrescente o restante do manjericão e a manteiga – ela deixa o molho ainda mais aveludado – e misture até derreter. Sirva a seguir.

Para tirar a acidez do molho, pode acrescentar 1 colher (chá) de fermento em pó junto com os ingredientes antes de bater ou colocar uma cenoura média inteira descascada para cozinhar junto, Depois é só retirar a cenoura.

O tomate é super aliado da dieta por ser pouco calórico e cheio de nutrientes. Então tá na hora de colocar tomate em tudo!

Gente! Vocês tem que testar! Logo após bater os ingredientes, vemos um molho de cor alaranjada ou rosada e pensamos: “Quero meu molho vermelhinho”! A mágica acontece quando levamos ao fogo para apurar. Ele começa a adquirir uma cor vermelha linda e surpreendente!

Desde então só tenho usado esse molho caseiro e além de econômico é muito mais saudável e gostoso.

E vocês? Costumam fazer molho caseiro em casa? Tem algum segredinho pra me passar?

FONTE: COZINHA PRÁTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...