quarta-feira, 20 de junho de 2012

Make in China


A nova coleção da MAC aposta em cores e texturas inspiradas no rico universo visual de Chen Man.

Há algo de mantra budista na nova coleção de maquiagem da MAC, marca canadense queridinha dos profissionais e fashionistas. Se na linha Semi Precious, lançada no ano passado no Rio de Janeiro, a inspiração foi garimpada no Brasil, sob a forma de pedras semipreciosas, desta vez a label viajou à China para conceber a Love + Water Collection, uma instigante edição com 18 itens de maquiagem, prevista para chegar ao Brasil em abril. 

Sempre antenada com a produção cultural e artística no mundo, a MAC nem precisou consultar o I Ching para estabelecer uma parceria com a estrela das artes visuais da China, a fotógrafa Chen Man. O resultado dessa colaboração traduz o rico universo cultural e filosófico chinês, um mix de tradição e modernidade. A maquiagem, ela admite, é uma peça-chave em seu processo criativo. "O make não se restringe à beleza. É arte, na medida em que pode modificar a percepção de um rosto, simular emoções. Para a coleção Love + Water, me inspirei nas coisas perenes da existência, apesar do ritmo frenético dos nossos tempos - o amor, base para a evolução da vida, e a água, fundamental para a sobrevivência", explica.


Impregnada de simbologia, a nova linha de make-up traz cores e formas que remetem à milenar cultura oriental. "O yin e o yang impressos nos estojos de sombras representam a energia masculina e feminina e as forças opostas em nossa vida. A energia feminina é caracterizada por água, terra e Lua, e a masculina está associada com fogo, céu e Sol. 

E ambas estão interligadas", define a fotógrafa. Os tons também foram meticulosamente escolhidos em conjunto com o time da MAC. "Estudamos diversas nuances de rosa que simbolizassem vários tipos de amor, e não apenas o romântico. Da mesma forma, pesquisamos diferentes matizes de azul para representar a água. 

O mix entre as duas cores resulta no púrpura, uma cor que na China é associada com o mistério e o imprevisível, assim como é a vida", resume. Em uma entrevista exclusiva para a ELLE Brasil, feita no seu estúdio, em Pequim, Chen Man foi ainda mais específica ao revelar a influência de elementos tradicionais da China na escolha de cores: "Minha inspiração veio de tons como o azul e o dourado, encontrados no teto dos palácios, nas xícaras de chá e em cerâmicas típicas do meu país".



Jennifer Balbier, vice-presidente sênior da área de desenvolvimento de produtos, conta que o olhar privilegiado da fotógrafa foi crucial para desenvolver a coleção. "Graças à sua profissão, ela conhece intimamente as cores e como elas reagem à luz. Chen Man foi muito objetiva quanto ao pó facial utilizado - sem brilho, bem natural, mas com um acabamento perfeito. No batom, pediu um pink pastel com textura cremosa. Quanto às sombras, ela adorou o conceito da linha Mineralize,composta de uma base mineral."


Como nos trabalhos da fotógrafa, a coleção esbanja cor, luz e conceito que misturam o tradicional e o contemporâneo. Terry Barber, make-up artist da MAC, ficou com a missão de transpor esse conceito para a vida real. 

Um dos looks mais impressionantes é o da campanha, em um clima de fantasia. Na pele da modelo Li Zheng, a musa de Chen Man, há uma mescla de suavidade e energia - cores pop sobre uma base pálida, translúcida e fresh. 

Nos olhos, a harmonia entre o rosa e o azul (sombras Love Cycle e Pink Union), na boca, o lirismo do pink-mate (Force of Love), que também colore as maçãs do rosto (blush Pink Swoon) e nas unhas a força representada pelo azul-profundo do oceano (Breezy Blue). Com o clique mágico de Chen Man e seu domínio técnico do Photoshop e do 3D, o que poderia ser uma simples maquiagem se transforma em arte - e no desejo de ter ao menos um item que dê um colorido especial e seja, com legitimidade e talento, Made in China.

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