Portanto, amiga, se disserem por aí que a sua preferência por essa ou aquela bolsa não passa de uma futilidade inútil, não dê bola. Provavelmente é inveja do seu bom gosto e estilo. Não adianta escrever palavras bonitas e corretas ou falar fluentemente pelos cotovelos, se perto desses cotovelos não estiver uma bolsa adequada ao seu momento e à ocasião em que você está. Enfim, nem ligue, porque você e milhares de brasileiras estão “up to date”, sim!
Prova disso é que a participação do segmento da moda na economia brasileira está de vento em popa, aumentando a cada ano.
Enfim, por falar em economia, seguem algumas dicas retiradas do livro “500 dicas para facilitar o seu dia-a-dia”, da Editora Record, para quem quer recuperar sua bolsa antiga ou “botar na pista” aquela que você adora, mas está com uma manchinha ingrata.
Bolsas – Cheiro de guardado
Para eliminar o mau cheiro de bolsas guardadas por muito tempo, coloque dentro delas uma latinha furada contendo pedaços de algodão umedecidos na colônia de sua preferência. Deixe a lata dentro da bolsa por uma dia.
Bolsas de palha – limpeza
Esfregue um pano embebido em mistura de água e um pouco de amoníaco. Deixe secar bem, se possível ao sol. Depois, esfregue com pano ou flanela.
Também pode ser esfregada com uma esponja embebida em água bem salgada. Depois, passe água limpa e deixe secar ao ar livre.
Bolsas de tecido – limpeza
Nem sempre é possível lavar uma bolsa de tecido claro. Para limpá-la a seco, depois de escovar bem para retirar a poeira, prepare uma pasta com talco e benzina pura. Passe em toda a superfície da bolsa e deixe secar. Depois, escove bem para remover o pó. As bolsas de fazendas escuras, grossas, limpam-se esfregando-se uma escova umedecida em álcool.
Bolsa de couro arranhada
As marcas mais leves de arranhão podem ser atenuadas se forem cuidadosamente esfregadas com cera da mesma cor do couro.
Bolsas de couro danificadas pelo tempo
A bolsa que você adora está ficando velha e feia? Ela vai melhorar muito se for friccionada com clara de ovo batida em neve. Depois de secar, passe uma flanela.
Se estiver tão velha a ponto de endurecer, passe na parte interna do couro uma mistura de 100ml de água, uma colher de sopa de sal e uma colher de cafá de bicarbonato de sódio, umedecendo bem. Deixe secar 'a sombra. Ficará macia como quando nova.
Bolsa de couro danificada por chuva ou umidade
Quando o couro for afetado pela chuva, passe um algodão molhado em álcool e depois engraxe.
Se estiver endurecida por qualquer outro tipo de umidade, passe por toda a superfície um pincel molhado em querosene.
Bolsas de couro em geral – limpeza
Lave-as com água e sabonete de glicerina, ou com sabão de coco, desde que sequem à sombra. Depois de bem seca, engraxe a peça com cera ou graxa de sapato incolor ou da mesma cor do couro.
Bolsa de couro claro – limpeza
Esfregue virogoramente com pasta de dentes misturada a leite de magnésia. Depois, é só passar um algodão umedecido com água.
Bolsa de couro cru – limpeza
Passe um algodão embebido na seguinte mistura: 1/3 de glicerina e 2/3 de álcool. Deixe secar bem e lustre.
Bolsa de couro preto – limpeza
Esfregue com um pedaço de batata crua. Em seguida, engraxe e lustre.
Fechos e dobradiças – limpeza
Limpe os fechos comuns com um algodão molhado em acetona. Os dourados, com a fricção de uma pano embebido em álcool ou vinagre.
Zíper emperrado
Esfregue sobre o zíper (perto da alça) um sabonete novo e seco.
Passe um lápis preto comum (nº2) riscando para baixo e para cima, forçando em seguida o gancho para frente e para trás, até que comece a correr.
FONTE: modabolsas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário