Esse problema pode ter várias causas, algumas das coisas é preciso ter cuidado e dar uma atenção especial.
A barriga inchada é a sensação de aumento abdominal e desconforto, geralmente causada pelo excesso de gases. Mas, abarriga inchada pode ser sintoma de situações mais graves, como gravidez e até tumor cancerígeno na região do abdômen.
Vamos listar algumas dessas causas e, se você já tiver consultado um médico e não for nada mais grave que possa prejudicar a sua saúde, siga nossas receitas caseiras para combater a barriga inchada.
Principais causas de barriga inchada
1. Gravidez
Quem nunca ouviu algum causo de mulheres que passaram a maior parte da gravidez sem saber que estava grávida?
Isso pode acontecer porque há mulheres que não reparam a mudança no ciclo menstrual – geralmente as que têm o ciclo muito irregular – e porque a barriga de algumas mulheres pode não crescer muito – não é incomum acontecer com mulheres obesas.
O inchaço abdominal é um dos primeiros sintomas da gravidez. Esse inchaço é causado pela preparação do corpo para receber a gestação e é parecido com o inchaço causado pela menstruação.
Nos casos citados anteriormente, essa barriga inchada do início da gravidez pode permanecer até os meses finais e ser confundida com a barriga de grávida, que pode não aparecer.
2. Parasitas
A barriga inchada também pode ser causada pela presença de parasitas no organismo. Se o inchaço vier acompanhado de diarréia, sangue nas fezes e vômitos é preciso ficar atento. As chances são de que você tenha algum tipo de verme. A recomendação é que você visite um médicoo mais rápido possível para fazer os exames necessários e começar o tratamento.
3. Intolerância à lactose e glúten
Nem todo mundo nasce com intolerância a algum tipo de alimento. Essa condição pode ser adquirida com o tempo e a barriga inchada é um dos sintomas de intolerância à lactose e a glúten.
Isso acontece quando o corpo não consegue digerir essas substâncias, causando inchaço,desconforto, diarreia e flatulência.
É importante observar se esses sintomas aparecem logo depois do consumo de lactose e glúten e, assim, ir ao médico e ao nutricionista para mudanças no seu regime alimentar.
Essas foram algumas das causas mais sérias de barriga inchada em que o tratamento caseironão resolveria e sim, a visita a um médico com um tratamento mais específico.
Agora, antes das receitas caseiras para melhorar o problema de inchaço na barriga, vamos a algumas das causas que o tratamento natural pode ter bons resultados:
1. Gases
Às vezes atribuímos a barriga inchada à quantidade de gases presente no nosso intestino, mas, segundo estudos, a relação nem sempre confere. Pesquisas mostram que pacientes que sentiam abarriga mais inchada que outros, não necessariamente tinham mais gases no intestino.
Esse desconforto, que é atribuído à quantidade de gases, geralmente é causado pela ingestão de alimentos de difícil digestão. Alguns exemplos são:
massas
feijão
leite
batata
milho
cereais
repolho
couve-flor
refrigerantes
adoçantes artificiais
2. Constipação intestinal
Mais conhecida como prisão de ventre, a constipação intestinal é quando o organismo tem muitas vezes gases e não consegue liberá-los. Isso também pode causar barriga inchada edesconforto.
Receitas caseiras para diminuir o inchaço
Não há segredo para melhorar os sintomas e desconforto da barriga inchada. Aquelas dicas que sua avó ou mãe já devem ter te dado, comer alimentos ricos em fibras, como mamão e ameixa estão valendo. Esses alimentos facilitam a eliminação de fezes e gases que podem estar parados no intestino causando o inchaço.
O chá verde, além de ser um ótimo aliado na queima de gordura e emagrecimento, também pode ajudar a diminuir o inchaço abdominal.
A bebida auxilia na desintoxicação, digestão e aceleração do metabolismo. Essas ações também podem ajudar na locomoção de fezes e gases que o corpo tem dificuldade em expelir.
Para fazer o chá é simples. A erva é vendida em qualquer loja de produtos naturais.
Para um litro de água, coloque duas colheres de sopa cheias da erva assim que a água começar a soltar as primeiras bolhinhas.
Com o recipiente fechado, deixe a erva descansando por cerca de cinco minutos.
Depois, é só tomar quente ou gelado.
As dicas para evitar o abdômen inchado também têm relação com o alimento. Deixe de comer muitos alimentos que contenham farinha, leite ou fermento.
E lembrem-se sempre: se os sintomas continuarem e forem fortes, procure um médico!
FONTE: BELEZA E MODA
Nenhum comentário:
Postar um comentário