A maquiagem para função estética começou a ser usada pelos egípcios que utilizavam khol, e pintavam-se de maneira bastante original. O comércio do Egito com outros povos levou a maquiagem para a Grécia e Roma durante a Antiguidade Clássica. Em Roma, a mulher de Nero, Popeia Sabina, aderiu ao uso da maquiagem, tornando-se popular. Nesse período os cosméticos ainda não eram tão desenvolvidos o que os fazia bastantes arriscados, pois eles eram muito tóxicos e o uso prolongado causava envenenamento e envelhecimento precoce.
Foi com a revolução industrial (no século XIX) e a indústria de cinema (durante o início do século XX) que os cosméticos, principalmente a maquiagem se tornaram mais acessíveis a todas as camadas da sociedade.
Nos dias de hoje, o uso de maquiagem tem sido muito valorizado. Principalmente por causa do desenvolvimento de novas técnicas no setor e também por sua facilidade de divulgação através dos meios de comunicação. A França e os Estados Unidos são destaques em todo o mundo no ramo.
Usar maquiagem se tornou muito comum em diversos povos. Por esse motivo, em muitas culturas, os homens aderiram ao costume de maquiar-se. Aqui no Brasil, é possível encontrar rapazes que aderiram a maquiagem corretiva e os lápis de olhos.
FONTE: SAÚDE E BELEZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário