sábado, 1 de agosto de 2015

Açúcar: O inimigo Oculto do Envelhecimento

envelhecimento-samana-470X260

De nada adianta recorrer a melhor tecnologia em máquinas estéticas ou o melhor cosmético com a melhor técnica terapêutica se os hábitos alimentares continuarem prejudicando a estrutura da célula.

Muito se fala sobre os danos causados pelos raios ultravioletas, radicais livres e o estresse oxidativo na pele, mas o açúcar é um grande vilão no envelhecimento precoce. O consumo elevado do açúcar, presente nos doces e alimentos refinados também estão relacionados à obesidade, diabetes, hipertensão arterial e as doenças cardiovasculares.

O que pouco se sabe é que este consumo exagerado também desencadeia uma reação conhecida como glicação, processo de ligação entre uma molécula de glicose e uma proteína resultando nos AGES. Essas proteínas sofrem modificações eimpedem que a célula desempenhe seu papel corretamente.

Nos últimos anos o processo de glicação é apontado como uma reação altamente lesiva a pele com alta formação de radicais livres, reação esta que pode modificar permanentemente as estruturas das células como, por exemplo, o colágeno. Componente fundamental para manter a pele com tonicidade, maciez e textura suave.

Já no que diz respeito à prevenção do envelhecimento e glicação através da nutrição e alimentação, o índice glicêmico da dieta deve ser sempre considerado, uma vez que alimentos com muito açúcar podem estimular o aparecimento de rugas e desvitalizar a pele.

Sempre dê preferência a produtos sem açúcar, evite refrigerantes e prefira alimentos mais naturais. Sua pele e sua saúde agradecem!

FONTE: Dra. Sheila Mustafá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...