segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dias quentes pedem saladas leves, ótimas para serem consumidas no almoço ou no jantar

Nos dias de calor, uma salada cai super bem no almoço ou no jantar e ainda ajuda a manter a boa forma! Porém, para substituir adequadamente as refeições, essas saladas devem conter uma quantidade ideal de nutrientes.

De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, para susbstituir adequadamente refeições, a salada deve conter fontes de proteínas (carne vermelha, frango, peixe, ovos, soja ou frutos do mar), carboidratos (macarrão ou tubérculos, como batata, mandioquinha, inhame, cará, milho) e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico ou ervilha).

"Na hora de temperar, outra dica gostosa e saudável: azeite batido com ervas, que só deve ser acrescentado na hora de servir. A salada deve conter muitas folhas verdes, legumes crus e quanto mais coloridos melhor. Se possível, adicionar sementes como a de girassol, gergelim e linhaça. Também é interessante polvilhar castanhas como a de caju e do Pará", ensina.

Confira abaixo cinco receitas de saladas completas e nutritivas, recomendadas pela nutricionista Vivian Goldberger para substituir uma refeição:

SALADA ORIENTAL

"A quinoa e o shitaque garantem fibras e proteína de boa qualidade, ao lado de cenoura ralada e folhas de rúcula. Por isso, é uma salada que faz às vezes de um jantar levinho. Quer mais substância? Sirva-a com um filet bovino magro grelhado", ensina a nutricionista Vivian Goldberger.


Ingredientes:
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
8 cogumelos shitake cortados em tiras
Sal a gosto
1 xícara (café) de vinho branco seco
1 cebola roxa pequena em fatias finas
1 e ½ xícaras (chá) de quinoa cozida
2 xícaras (chá) de vagens cozidas e picadas.

Molho:
3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
2 colheres (sopa) de água
1 pitada de açúcar
Gengibre ralado a gosto
Pimenta dedo-de-moça sem sementes em tiras a gosto

Modo de preparo:
Doure o alho no azeite, acrescente o shitake e tempere com sal. Quando secar a água que o cogumelo soltar, junte o vinho e refogue por 3 minutos. Retire do fogo, disponha em uma travessa e misture com a cebola, a quinoa e a vagem. Regue com os ingredientes do molho misturados e sirva.
SALADA MEXICANA

"Com atum e maionese light, oferece proteína magra e gordura boa e serve como recheio de tomates crus sem sementes. Se quiser complementar a refeição, acrescente uma porção de arroz ou massa integral".

Ingredientes:
4 tomates grandes, firmes e bem lavados
1 lata de atum light
1/4 de cebola em cubos
1/4 de pimentão verde em cubos
1/4 de pimentão vermelho em cubos
1 lata de milho
4 colheres (sopa) de maionese light
Folhas de coentro (ou salsa)

Modo de preparo:
Corte uma tampa na parte superior dos tomates. Retire a polpa com cuidado e deixe os tomates virados para baixo sobre um papel-toalha para escorrer o excesso de água. Em uma tigela, coloque o atum, a cebola, os pimentões e o milho e misture a maionese. Recheie os tomates e decore com coentro ou salsa. Sirva em seguida.
SALADA TROPICAL

Ingredientes:
Mix de alfaces (lisa, crespa, escura e romana)
Rúcula
1 tomate fatiado
1/4 de xícara de manga em cubinhos
5 unidades de kani kama cortados em cubinhos
1/4 de xícara de abacaxi em cubos
1/4 de xícara de azeitonas pretas fatiadas
4 ovos de codorna
Cenoura ralada

Molho:
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
Sal light a gosto

Modo de preparo:
Forre o prato com as folhas e, por cima, arrume os demais ingredientes. Em um receipiente, bata vigorosamente os ingredientes do molho e despeje sobre a salada. Bom apetite!

SALADA MEDITERRÂNEA

"A lentilha é o ingrediente principal dessa salada somada a folhas de agrião e tomate-cereja. Por isso, é uma receita que oferece uma quantidade generosa de proteína vegetal. Vale por um jantar leve. Mas, no almoço, complemente-a com uma porção de arroz integral", ensina a nutricionista.


Ingredientes:
1 concha média cheia de Lentilha crua
0,5 unidade média de Pepino
0,5 unidade média de Cenoura crua
4 unidades pequenas de Rabanete
8 unidades de Tomate cereja
1 unidade de Limão
Pimenta do reino em pó a gosto
10 unidades de Amêndoas torradas sem sal
200 gramas de Agrião
Sal refinado a gosto

Molho:
1 colher (sopa) de Azeite de oliva
2 colheres (sopa) de Vinagre
2 colheres (sopa) de Salsa
Salada:

Modo de preparo:
Em uma panela com água e sal, cozinhe a lentilha até ficar al dente. Escorra a água e reserve. Tempere a lentilha com os ingredientes do molho (azeite, vinagre, sal e salsa).
À parte, junte o pepino, a cenoura, o rabanete (todos cortados em cubos)e o tomate cereja e tempere com sal, limão e pimenta. Acrescente as amêndoas e junte tudo à lentilha. Em um prato ou saladeira, coloque o agrião e, por cima, os outros ingredientes. Sirva. 

SALADA VERÃO

"É uma salada que tem de tudo um pouco: fibras, carboidrato, gordura boa e proteína magra. Combine com uma porção de arroz integral se quiser uma refeição mais completa", explica Vivian Goldberger.

Ingredientes:
Folhas a gosto (alface, rúcula, acelga e agrião)
1/2 lata de milho verde
1/2 xícara de cubinhos de peito de peru
Repolho roxo
Cenoura ralada
3 colheres de sopa de cebola cortada em fatias finíssimas
1 colher de sopa de pimentão vermelho cortados em cubinhos bem pequenos

Molho:
2 colheres de chá de azeite
1 colher de sopa rasa de vinagre
Sal a gosto

Modo de preparo:
Forre a saladeira com as folhas. Em seguida, acrescente o repolho e a cenoura ralada. Misture os demais ingredientes em uma tijela à parte e sirva delicadamente sobre a salada. Para preparar o molho, bata vigorosamente todos os ingredientes com uma colher. Regue a salada e sirva em seguida.


FONTE: GUIA DA SEMANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...