sexta-feira, 14 de novembro de 2014

TRUQUES QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CUIDAR DA PELE EXTRASSECA

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock


Você sabia que cerca de 10% da população brasileira possui pele extrasseca? Pois é, além daquelas pessoas que, normalmente, já sentem a cútis bastante ressecada, ainda há aquelas que têm a pele bastante... mas bastante seca. É o que afirma Luciane Scattone, dermatologista e consultora da linha Dove DermaSeries. A especialista destaca ainda que entre as principais causas estão, por exemplo, menopausa, disfunções de tireoide [glândula responsável pela produção de hormônios capazes de regular o organismo] ou uso contínuo de alguns tipos de medicamentos.

Sueli Cagliari, profissional responsável pela pesquisa e desenvolvimento dos produtos da Unilever, ressalta que pessoas com esse tipo de problema devem usar produtos específicos para pele seca. "Uma das dicas é apostar nos que têm a chamada tecnologia Syndet, pois eles possuem agentes de limpeza suaves", afirma ela. Luciane recomenda também que a pele extremamente seca seja lavada diariamente com produtos neutros, de preferência líquidos, e com surfactantes - moléculas que possuem atividade detergente - suaves", destaca a dermatologista.


Por que esse tipo de pele é tão seca?

Segundo Luciane Scattone, dermatologista e consultora da linha Dove DermaSeries, a pele seca pode ter origem genética ou ser decorrente de várias causas como: menopausa, disfunções de tireoide [glândula responsável pela produção de hormônios capazes de regular o organismo] ou uso contínuo de alguns tipos de medicamentos.

"É importantíssimo manter esse tipo de pele bem hidratada, pois ela é muito seca e, geralmente, tem pouca oleosidade na superfície (que chamamos de manto lipídico). Devido a isso, além de coçar mais, possui menos proteção contra vírus, bactérias e fungos", explica Luciane.


Devido à exposição ao sol, Luciane explica que a superfície da pele se torna áspera e sem brilho e, portanto, pode ficar ainda mais seca.

"Procure lavar a pele diariamente com produtos neutros, de preferência líquidos, e com surfactantes - moléculas que possuem atividade detergente - suaves. Além disso, hidrate-a com produtos hipoalergênicos específicos para esse tipo de pele e que, de preferência, sejam sem sem perfume. E evite também água quente", orienta Luciane.


Para Luciane Scattone, o ideal é evitar produtos que contenham sustâncias que retêm água na pele, como ácido hialurônico, ureia, etc.

"É importante o uso de produtos destinados à pele seca mesmo. Para a etapa de limpeza não deixe de usar os que promovem uma limpeza suave e que não agridem a pele. Uma das dicas é usar produtos com a chamada tecnologia “Syndet”, pois contém agentes de limpeza suaves. Para a hidratação, recomenda-se o uso de cremes e loções destinados a esse tipo de pele, pois eles contêm ingredientes hidratantes e umectantes [que ajudam a manter a umidade natural da pele] em concentrações adequadas", explica Sueli Cagliari, profissional responsável pela pesquisa e desenvolvimento de produtos da Unilever.


Luciane conta que a vitamina C, o betacaroteno, a biotina, o zinco e o selênico têm ação antioxidante e, por isso, podem ajudar a devolver a hidratação natural da pele. "Neste caso é importante ingerir alimentos como laranja, cenoura e sementes oleaginosas", afirma.

Por sua vez, Sueli orienta que a pessoa com pele extrasseca evite tomar banhos muito quentes e prolongados. "Além disso, é fundamental adotar um regime diário de duas etapas de cuidados com a pele: limpeza e hidratação, buscando sempre o produto adequado para seu tipo de cútis", orienta.


Atenção meninas, as especialistas alertam sobre alguns mitos e que, portanto, você deve evitar se tiver pele extrasseca:

- Não esfregue a pele com esponja

- Não tome banho quente

- Não esfolie a pele

- Jamais limpe a face com álcool


Passo 1: na hora da limpeza!

Quando for fazer limpeza, opte por produtos bastante suaves, hipoalergênicos, sem sulfatos e sem parabenos. Pois eles removem efetivamente a sujeira e a oleosidade excessiva, sem deixar a sensação de pele esticada e seca.

Passo 2: vamos hidratar!

Escolha cremes para hidratação intensa, que ofereçam um rápido alívio à pele severamente seca. É importante que eles sejam hipoalergênicos, que não tenham parabenos, fragrância e que não sejam irritantes. Geralmente são fáceis de espalhar e de rápida absorção, não deixando a pele pegajosa.

FONTE: TEMPO DE MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...