quarta-feira, 4 de março de 2015

Como evitar e eliminar marcas no calcanhar


Só quem vira e mexe sofre com marcas emanchas no calcanhar sabe como isso, além de incomodar, pode comprometer completamente uma produção.

Falo daquela parte de trás do calcanhar que muitas vezes ao encostar no calçado consegue machucar muito.

Então, quem costuma passar por isso sabe que, além de ter que lidar com dores e atébolhas, tem que enfrentar, também, desagradáveis marcas escuras. Mas calma, nem tudo está perdido, mostraremos agora como evitá-las ou até eliminá-las.


Por que as marcas ou até manchas acabam aparecendo no calcanhar?

Pois é, tudo começa com um machucadinho, que as vezes acaba evoluindo para bolhas e resultar em manchas escuras, devido aos melanócitos presentes em nosso organismo, responsáveis por produzir pigmento e que acabam sendo estimulados por uma agressão ou atrito. Ou seja, ossapatos apertados acabam causando uma irritação local e atraindo a melanina para a região. E não é só isso, pequenos vasos podem estourar e pigmentar com a hemoglobina dos glóbulos vermelhos.

Bem, mas nada de se desesperar e querer esconder os tornozelos no verão, veja abaixo dicas de como eliminar marcas e manchas no calcanhar.

Como evitar


Para evitar marcas ou machucados futuros, a dica é evitar sapatos muito apertados ou feitos de material sintético- de plástico-. Outra opção é procurar se proteger com meias de algodão e se for usar chinelo a dica é optar pelos de borracha.

Se a marca ou mancha jé tiver aparecido



Pois é, no caso da marca ou mancha já ter aparecido no calcanhar ainda é possível, sim, acabar com elas, principalmente se a pessoa tiver paciência e também conseguir ficar longe do sol.

– Primeiramente, se já tiver machucado o calcanhar, a dica é evitar usar novamente um sapato que machuque a região por pelo menos 45 dias. Isso mesmo, é preciso dar tempo para a região se recuperar, portanto, durante esse período, opte por calçados mais larguinhos e que não entrem em contato direto com o local machucado.

– Outro ponto fundamental é evitar apostar em receitas caseiras, que na maioria das vezes, não têm nenhum fundamento, por exemplo, até mesmo sugerindo o uso de frutas cítricas, como o limão, para acabar com manchas, o que é super perigoso, já que o limão, ao invés de ajudar, pode marcar ainda mais a sua pele e até mesmo há quem aconselhe usar curativos emborrachados que, na verdade, podem clarear demais e provocar marcas semelhantes às do vitiligo.

– É fundamental evitar qualquer tipo de atrito na região, sendo assim, não aperte o local e nem mesmo esfregue muito forte durante o banho e enquanto a marquinha não sumir, evite usar a bucha.

– Outra dica importante é, se houver bolhas, elas podem até ser estouradas, mas jamais removidas, pois aquela pele que fica em volta, essa membrana serve como um curativo biológico que, além de proteger de infecções, pode diminuir muito o tempo de recuperação.

– Peça ao farmacêutico que indique um remédio com ação cicatrizante, que é importantíssimo para amenizar a marca, já que quanto mais tempo ficar aberta a ferida, maior a chance de deixar mancha na pele.

– Em caso de um machucado muito profundo e infeccionado, será preciso usar antibióticos locais, sendo, nesse caso, preciso a ajuda de um dermatologista para indicar o melhor produto.

– Faça curativos umectantes, ou seja, aplique produtos que promovam esse efeito de umedecer apele, hoje já existem géis específicos para isso que aceleram a cicatrização, fáceis de encontrar em qualquer farmácia.

– Invista em produtos industrializados ou manipulados com ativos específicos para este fim, geralmente, à base de hidroquinona, ácido retinóico, ácido glicólico, Vitamina C, Arbutin e ácido kógico. E procure aplicar à noite e remover pela manhã, pois eles são fotossensíveis.

– Já quem quiser investir em tratamentos estéticos para ajudar a eliminar as marcas, hoje os mais indicados são à laser de érbium e luz intensa pulsada.

FONTE: Denise Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...