segunda-feira, 23 de março de 2015

Como montar um guarda-roupa plus size básico e sem gastar muito


FONTE: Renata Poskus Vaz

Olá, mulherões! Roupa plus size ainda custa muito caro. Posso enumerar uma série de fatores que contribuem com esse preço salgadinho: existem poucas modelistas especializadas em moda GG no Brasil, gasta-se mais tecido e se tem mais sobras que não podem ser aproveitadas em outras peças, demora-se mais tempo para manusear, dobrar e cortar uma peça plus size etc. Quando a peça que você encontra é muito baratinha, pode ter certeza que tem alguma coisa errada aí, como por exemplo um tecid0 de segunda linha que não serve para o corpo da gordinha, ou com durabilidade bem inferior.

Enquanto esse processo não se moderniza e o preço não baixa, vou te ensinar a montar um guarda-roupa básico, para usar em diversas ocasiões.

Compre peças básicas de ótima qualidade

A primeira dica para quem não tem muitas roupas é sempre começar comprando peças básicas. Não adianta ter uma super calça moderninha com estampa de animal print se a sua calça preta básica que você pode usar todo dia está com o fundilho rasgado. Sempre digo: invista em peças básicas mais caras, com tecido de mais qualidade, pois você usará e lavará mais vezes.Economizar em peças básicas, em cores neutras, que você pode usar pela vida inteira, é burrice! Deixe para economizar em peças que tendem a sair de moda rápido, ou que são muito marcantes, como as estampadas.

Não economize nos calçados também

Outro erro é querer economizar no calçado. Lembre-se que seus sapatos sustentam mais de 90, 100 Kg todos os dias. É muito peso e impacto em um calçado tão delicado e pequenino. Junte um dinheirinho e quando for comprar um calçado, compre um de excelente qualidade. Eu faço assim. O solado do meu tênis estragou. Não tinha dinheiro para comprar uma boa marca, então fiquei dois meses usando o tênis estragadinho até poder comprar um novo, com amortecedor, para aliviar o impacto dos meus 84 Kg. Preferi 2 meses usando um tênis ruim que seria substituído em breve, do que 2 anos com um novo tênis meia-boca. No quesito sapato, além do tênis, você precisa ter 1 sapato baixo preto, 1 sapato baixo nude (vale sapatilhas!), 1 sapato de salto preto e outro nude. Isso mesmo! Com 4 pares de sapato, 1 tênis e 1 chinelo bonitinho, você consegue montar diversos looks.

Como escolher as peças

Agora que você já sabe que para montar seu guarda-roupa você deve escolher peças básicas de boa qualidade, só falta saber o que comprar. Minha dica é que pense em peças que você possa usar em diversas ocasiões e coordená-las entre si.

Não fique com medo por parecer careta, por só usar roupas brancas e pretas. Isso na verdade se chama: “estilo clássico” e nunca sai de moda.

Você pode diversificar seu look com echarpes, lenços, bolsas etc.

Adicione aí na sua lista de compras:

Calça preta


A calça mais fácil de combinar com outros looks e que veste melhor a maioria dos tipos de corpos é a calça reta (foto 1 – R$89,90). Mas se você preferir, pode usar a pantalona.

Calça jeans


Se você ainda não tem um bom jeans, opte por um em lavagem escura, que é mais elegante. Algumas empresas permitem que você use jeans no trabalho e essa lavagem é a que menos chama atenção. Você pode repetir o jeans na semana, porque ele não é tão marcante quanto uma lavagem clara e/ou com aplicações. É mais fácil de combinar também. Outra dica é preferir modelos com uma quantidade mínima de elastano, que não marca as imperfeições do seu corpo.

Vestido preto



Vestido preto sem dúvida é uma das peças que não pode faltar em seu guarda-roupa. Ele pode ser usado em uma balada, para trabalhar, para passear no shopping e até em um casamento. Você só precisa coordenar os acessórios certos para dar um “up” no visual. Uma vez, apresentei no programa Hoje em Dia da Rede Record várias formas de mudar seu vestidinho preto com pequenos truques e acessórios.

*Camisete


É sempre bom ter em seu guarda-roupa blusinhas básicas como regatas, segunda-pele, camisetes e camisetas “sequinhas”, que você possa coordenar com suas calças, saias e blazers e até mesmo usar sob vestidos. Essas peças costumam ser baratinhas e fáceis de coordenar. Eu tenho várias no meu armário, de todas as cores.

Blazer


Blazer, casaquetos, casaquinhos… Pelo menos 1 você precisa ter no seu armário. Escolha um modelo sóbrio, elegante, que combine tanto com calça social, quanto com sua calça jeans. Hoje existem modelos de tecido plano, forrados, e outras opções, mais maleáveis e confortáveis, como os de moletom, mas sempre com uma cara mais comportada. Nada de desleixo! Os modelos acima são da Best Size.

Camisa Social


Camisa no armário nunca é demais. O ideal é que você tenha sempre uma versão básica, branca, que combina com tudo. Ela é social, mas você pode compor looks casuais com ela. Não acho que fazer um investimento logo de cara em uma camisa preta valha a pena. Normalmente, o tom da camisa preta sempre fica diferente do da calça. E com as lavagens, essa diferença se acentua, uma das duas peças sempre parecerá desbotada. Eu prefiro investir na branca e em alguma colorida, ou com detalhes atemporais, que tenham renda e plissado, por exemplo.

Saia


Saia é super feminina. O comprimento ideal é na altura ou no máximo dois dedinhos acima do joelho, para que você possa usar em reuniões, entrevistas de emprego e em situações mais formais. Na hora de periguetar, você pode dobrá-la na cintura, que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...