domingo, 8 de março de 2015

Qual a diferença entre LIGHT, DIET, INTEGRAL e ZERO?

Qual a diferença entre LIGHT, DIET, INTEGRAL e ZERO? 1

Com a variedade de opções nas prateleiras dos supermercados as dúvidas sobre os alimentos crescem a cada dia. Para ajudar, hoje vou falar um pouco sobre os alimentos light, diet, integrais e zero, suas diferenças e indicações. Lembrando que é fundamental prestar atenção nos rótulos e nas porções consumidas.

ALIMENTOS LIGHT

Definição:
Algumas pessoas ainda pensam que os alimentos light são aqueles que apresentam apenas menos gordura em sua composição. Porém, segundo o Regulamento do Ministério de Saúde, os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml. Ou, para que um alimento seja considerado light, a redução deve ser de no mínimo 25% no teor dedeterminado nutriente ou teor calórico em relação ao similar convencional. O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo. A grande vantagem do alimento light é que ele muitas vezes contém menos gordura, açúcar ou sódio,

Indicação:
Para quem necessita reduzir açúcar, sal ou gordura. Ou seja, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são indicados apenas em dietas hipocalóricas mas também para indivíduos que necessitam de REDUÇÃO de algum desses componentes.

Cuidados:
Nem todo alimento light é próprio para emagrecimento. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena. Além disso, é importante saber a quantidade e o momento em que pode ser consumido. O consumo em excesso pode ser prejudicial se comparado ao consumo moderado de algo que não é light.

Exemplo:
A margarina light tem menos da metade das gorduras e calorias que a normal. Já osorvete light é feito com menos carboidratos e quase metade das calorias, porém concentra mais que o dobro de sódio.


ALIMENTOS DIET

Definição:
Possui isenção de açúcar, proteína e/ou gorduras.

Indicação:
Para portadores de doenças metabólicas, como diabetes ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos) ou o sal (hipertensos).

Cuidados:
Alimentos diet podem ter valor calórico maior que os tradicionais. Nem sempre são úteis para perda de peso. Devem ser usados com indicação de um nutricionista.

Exemplo:
Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar. Já uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5g/100ml. No chocolate diet, o açúcar é substituído pelo adoçante. Para preservar a consistência e torná-lo mais palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula, por isso o valor calórico aumenta. Assim, o produto é indicado para os diabéticos, mas não traz vantagem para quem quer perder peso. É exigência da Anvisa que todo produto diet contenha no rótulo a frase “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico”. Além disso, é aconselhado um alerta aos diabéticos quando o alimento contiver glicose, frutose ou sacarose.


ALIMENTO INTEGRAL

Definição:
Os alimentos integrais por não passarem pelo processo de refinamento, mantem suas características originais. São muito ricos em fibras, vitaminas (especialmente as do complexo B) e minerais (ferro, selênio, fósforo e magnésio).

Indicação:
As fibras são bastante importantes para o ótimo funcionamento do intestino (aumentam o bolo fecal e facilitam o trânsito intestinal) e dão sensação de saciedade o que reduz a vontade de comer.

Cuidados:
Com a exceção do leite, neste caso, o integral não possui mais fibras e o desnatado é melhor por possuir menos gordura. É preciso atenção pois muitos produtos ditos integrais, na verdade tem um percentual de farinha integral pequeno misturado a branca. Para saber se possui mais farinha integral que branca, basta olhar no rótulo a lista de ingredientes que é feita na ordem decrescente ( aquele que vem primeiro está em maior quantidade). Já existem algumas marcas que possuem 100% de farinha integral.


ALIMENTOS ZERO

Definição:
Ele indica isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido.

Indicação:
De modo geral, é semelhante ao dos alimentos light.

Cuidado:
Somente quando o alimento é zero por isenção de açúcares ele pode ser consumido por portadores de diabetes.

Exemplo:
A Coca-Cola Zero causou muita confusão quando chegou ao Mercado. Sua formulação é quase idêntica à da light, e ela também não possui açúcar. Em compensação é rica em sódio. Relembrando que sou completamente contra o consumo de qualquer refrigerante!

Em resumo, a escolha mais adequada para cada dieta é a utilização consciente desses tipos de produtos de acordo com as restrições alimentares de cada pessoa. Uma dica é procurar pelos rótulos que não contenham gorduras como as “trans” saturadas e colesterol, e também optar sempre por aqueles que são ricos em fibras e vitaminas.


FONTE: frangocombatatadoce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...