domingo, 15 de março de 2015

Como reutilizar embalagens de vidro

Post image for Como reutilizar embalagens de vidro

Depois que eu vivi a saga das traças na minha despensa (que se estendeu para praticamente a casa toda), fiquei tarada por potes de vidro. Percebi que, além de úteis no combate às traças, eles são charmosos e super multiuso.

Vou confessar uma coisa. Sempre achei graça porque minhas duas avós guardavam os vidros dos produtos que acabavam para quando precisassem mandar um doce para alguém, por exemplo. Passei a vida toda achando isso uma loucura “de velho”.

Ocorre que, ultimamente, tenho usado o quesito “vidro bonito” para escolher os produtos que compro no supermercado. É, porque agora a palavra de ordem por aqui é: “reaproveitar”! Vejo o tamanho, o tipo de tampa, o formato da embalagem e “coloco tudo na balança” com a qualidade do produto e o preço. (Você entendeu por que usei as aspas, né? Não me mate de vergonha.)

Ainda não vou fotografar o quartinho em que estou reorganizando a minha despensa porque não está pronto, mas andei vasculhando umas referências para mostrar para você e, quem sabe, te inspirar!



Prateleira de cozinha com potes de vidro




Eu só não tenho tanto senso de humor assim para brincar com os ratinhos brancos. Você teria?

Agora a minha maior inspiração. Olha como uma despensa toda organizada com vidros pode ficar muito mais charmosa do que você imaginava…



Repare que este espaço é um corredor que foi aproveitado com prateleiras não muito fundas.

Ok, eu também estou vendo que na foto nem todos os potes são reutilizados. Tudo bem, você pode comprar potes grandes nessas lojas bem baratas que vendem tudo quanto é tipo de coisas para a casa. Eu mesma comprei vários a um precinho super camarada (tipo R$ 3,99).

Principalmente se a despensa não for usada só por você, é importante colocar rótulos com o nome dos ingredientes e, se possível, as datas de validade.

Como a idéia central é reaproveitar embalagens de vidro, os potes não virão do supermercado já com o nome do ingrediente que você vai guardar nele (os potes de mantimentos costumam ter os nomes estampados, mas sinceramente acho mais legal quando é você quem faz seus rótulos).

Para te ajudar nessa tarefa, achei esta idéia muito interessante e fácil de executar. É com toalhinhas de papel, que você encontra em qualquer loja de produtos para festas.


Fácil de fazer e de trocar.

Tem também o rótulo com tinta de quadro negro, que já é uma idéia bem batida para quem lê blogs de decoração.

A tinta que usamos para isso aqui no Brasil é a Coralit Tradicional Preto Fosco. Além da cor preta, só tem a verde por enquanto. Você pode comprar a menor embalagem que tiver, porque deve ser suficiente para pintar todos os seus rótulos.



Você pode usar moldes de formatos variados para ficar diferente...

O tutorial dos rótulos de tinta de quadro negro é todo em inglês mas as fotos dizem tudo, não precisa nem ler.

Se você fizer o tipo “não fui bom em Eduçação Artística na escola”, achei uma loja só de rótulos adesivos para escrever com giz no Etsy.com. Fica mais caro mas é prático e tem formatos variados.



É só comprar e colar!

Para quem tem alguma habilidade, vale a pena customizar as tampas para ficar tudo com a mesma carinha. Sua despensa vai ficar organizada e decorativa.

Se preferir cola à tinta, cubra as tampas com papel ou tecido. Você pode usar a mesma estampa ou fazer combinações de cores, use a criatividade! (Aliás, tenha sempre em casa um potão de Cascola Cascorez, um adesivo à base de PVA que serve para quase todo tipo de artesanato.)



Passo-a-passo para customizar as tampas.

Os potes de vidro também são bem-vindos para organizar outras partes da casa, é só deixar a imaginação funcionar!



Com um simples furinho na tampa, você pode passar fios e fitas!

Olha agora o que uma furadeira e uns parafusos podem fazer por você.



Vai bem em qualquer lugar da casa, especialmente na cozinha e no escritório!

Os potinhos presos pela tampa são uma ótima dica, mas atenção: se colocar apenas um parafuso no centro, o pote vai girar no seu eixo quando você tentar abrir. Coloque dois, um de cada lado da tampa.

E quem disse que os potes de vidro só vão guardar as coisas? Olha só este projeto!!



Uns potes e um porteiro que faz bico como eletricista e... Voilà!

Para finalizar, selecionei lindas idéias para decorar a casa e suas festas com as embalagens de vidro de forma criativa e sem gastos excessivos.



Nunca mais deixe suas flores morrer por falta de jarra. É só lavar, encher de água e pronto!



Já não disseram que a beleza está nas coisas simples? Repare na decoração desta mesa.



Amarrado por uma corda e enfeitado com um lacinho de palha. Facílimo.



Água, vela e um lacinho de palha. Faça os seus e coloque vários no centro da sua mesa. Vai fazer um efeito incrível, especialmente se for uma mesa retangular comprida.



A luminária feita de pisca-pisca com potes de vidro fica parecendo lanternas e dará um charme para suas festas noturnas. Quer deixar direto na sua área externa? Também pode, mas cuidado para não acumular água de chuva. Mantenha em um local coberto.



Alcoólicas ou não, prepare as bebidas antes da festa, feche os potes e guarde-as no cooler! Agora o barman aproveita a festa...



Também pode decorar os potes de vidro com bebidas. Incluir dizeres é bem divertido! Que tal colocar o nome dos conviadados? Eles vão se sentir especiais...



Potinhos pequenos, como os de geléia de mocotó, podem ficar uma gracinha assim!



Que tal servir batidas desta maneira? As garrafinhas de vidro são ótimas para servir drinks nas festas. Se não puder colar adesivos personalizados, decore do seu jeito.



Quem não aguenta, bebe leite! (E come uns biscoitos)



Aquela idéia "velha" de dar doces em potes de vidro reutilizados pode ser muito mais charmosa (e valorizada) se você tiver um pouco de disposição!

Gostou??

FONTE: socorronacozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...