sábado, 28 de setembro de 2013

99 truques de maquiagem para você se tornar expert no assunto


A maquiagem é uma aliada indispensável da beleza feminina. Usando-a corretamente, ela tem o poder de destacar o que há de mais bonito na mulher e disfarçar possíveis imperfeições.

Mas a verdade é que a maquiagem tem lá seus segredinhos! Quem nunca se surpreendeu ao ver uma artista famosa, por exemplo, sem e, depois, com maquiagem? Ou ainda, encontrou uma conhecida na balada e reparou o quanto a produção tinha deixado-a diferente?!

Os resultados incríveis conquistados com a maquiagem mostram que os profissionais e também pessoas que aprenderam a arte de maquiar simplesmente por hobby têm dicas preciosas e até alguns truques para alcançar seus objetivos.

Abaixo você confere uma lista com truques de maquiagem e muitas dicas para fazer a maquiagem ideal. Vale a pena experimentar, anotar e aliar essas dicas à sua rotina de produção de beleza:

Para os lábios



1. Para dar volume aos lábios, desenhe um novo contorno com um lápis labial rente à boca. Sempre aplique um batom do mesmo tom do lápis, sem deixar o traço visível e depois finalize com o gloss. Aplicar iluminador entre o lábio superior e o nariz também ajuda a dar destaque na boca e fica lindo com batom vermelho.

2. Para diminuir o volume, aplique corretivo nos lábios para apagar o contorno natural. Depois, preencha os lábios com o batom. (Mas lembre-se: lábios carnudos são superatraentes e merecem mesmo destaque).

3. Para fazer com que o batom dure mais passe o produto e “beije” um lenço de papel para tirar o excesso. Aplique uma camada de pó facial nos lábios e finalize com outra camada de batom.

4. A blogueira Camila Coelho também dá uma dica de como fazer o batom durar mais tempo na boca: passe um pouco de base em cima dos lábios; com uma esponjinha passe também um pouco de pó; com um lápis de boca, contorne os lábios; depois, aplique o batom com um pincel ou diretamente na boca. Confira mais detalhes no vídeo!

5. Outra maneira de fazer o batom durar mais é passar um pouquinho de hidratante e uma leve camada de pó nos lábios. Em seguida, faça o contorno com lápis e preencha com um batom do mesmo tom.

6. Para não errar na escolha do batom/gloss, vale uma dica simples: quando os olhos estiverem mais destacados, procure usar tons neutros nos lábios e vice-versa.

7. Para mulheres que têm olhos pretos, batons em tons de laranja fechados, vermelho-amarronzado e marrom são ótimas opções, pois não “brigam” com os olhos escuros.

8. As mulheres que têm olhos azuis devem dar preferência aos batons nude e rosa para o dia. Para a noite, podem usar tons de vermelho bem quente, desde que eles não “briguem” com os olhos.

9. Batons em tons de rosa são ideias para mulheres que têm olhos verdes.

10. Batons bege clarinho, nude e gloss rosinha são ótimas opções para mulheres de olhos castanhos. Para ousar, vale optar pelo batom vermelhão.

11. Lábios grossos, geralmente os mais desejados pelas mulheres, ficam ótimos com tons de batom/gloss rosados e pêssego.

12. Quem tem lábios finos e quer dar um pouco mais de destaque a eles, pode abusar do gloss. O brilho e cores claras aumentam o volume da boca, por isso, aposte no salmão, dourado, bege e cor de boca.

13. Quem tem lábios assimétricos (quando o superior e inferior não têm uma largura homogênea) deve apostar em tonalidades neutras. Mas uma boa dica é igualar os lábios contornando a boca com lápis para deixá-los mais uniformes.

14. Comprou um batom e achou a cor muito forte? Existe um truque simples para clarear os tons muito chamativos: aplique uma pequena camada de corretivo por cima dele. Só não se esqueça de espalhar tudo com o dedo, para a cor ficar bem misturada.

15. É possível conquistar lábios mais volumosos usando canela, você sabia? Basta misturar uma colher de chá de canela em pó com um produto labial de sua preferência (manteiga de cacau, vaselina etc.). Depois, aplicar a mistura em seus lábios e aguardar alguns minutos. Seus lábios provavelmente começarão a formigar. E aí você já pode retirar a mistura com água.

16. Para hidratar os lábios – o que os deixará, posteriormente, mais preparados e bonitos para a maquiagem – use um pouco de Balm (produtos que protegem os lábios e hidratam; estilo manteiga de cacau, porém, em uma versão mais atualizada) antes de dormir. Se preferir, faça seu própriohidratante labial caseiro.

17. Se você já se sente incomodada com algumas rugas no rosto e quer optar por uma maquiagem que disfarce esses detalhes, na hora de colorir os lábios, fique com os bastões menos cremosos. Eles pintam sem escorrer ou se acumular nos sulcos da boca ou ao redor dela.

Para os olhos



18. Para aumentar olhos pequenos: nas pálpebras, passe sombras claras e lápis no lado externo dos cílios superiores e inferiores. Isso dá uma impressão de serem maiores.

19. Para diminuir os olhos grandes: aplique sombras e lápis em tons mais escuros na parte interna dos cílios superiores e inferiores. Confira também este vídeo que mostra técnicas para aumentar ou diminuir o tamanho dos olhos com maquiagem.

20. Outro truque, do blog AllMyLooks, para quem tem olhos pequenos ou simplesmente quer aumentar o tamanho dos olhos: aplique lápis bege dentro da linha d’água, depois contorne os olhos por fora com lápis escuro e esfume as bordas com uma sombra um pouco mais clara que o lápis. (O ideal é que o lápis seja bege ou cor de pele, e não branco, pois o lápis branco pode dar um efeito exagerado). Veja todos os detalhes dessa dica no blog.

21. O côncavo nada mais é do que o contorno da pálpebra, a parte onde fica o ossinho em volta dos olhos. Todo mundo tem e é superimportante saber onde fica o seu. Para encontrar o seu côncavo é só colocar o dedo para sentir a parte que afunda do olho. Isso faz toda a diferença na hora de executar alguns truques de maquiagem.

22. Se você quer aumentar o tamanho dos olhos, o truque é marcar o côncavo levemente acima do lugar onde ele realmente é. Usando uma sombra marrom clara, você pode criar o efeito dos olhos maiores. Mas o ideal é aplicar a sombra marrom não em cima do côncavo, mas levemente acima dele. É só marcar a parte onde o “buraquinho” começa e aplicar sombra acima daquela região, esfumando em direção às sobrancelhas (mas sem chegar até elas).

23. Outro truque que faz toda a diferença: quando o delineador é muito grosso, você acaba desperdiçando espaço da pálpebra, e diminuindo o tamanho dos olhos. Então, se a ideia é aumentar o tamanho dos olhos, o traço do delineador deve ser bem fininho.

24. O rímel também faz muita diferença na hora de deixar os olhos maiores: invista nos de efeito alongadores e capriche na aplicação da raiz até as pontinhas. Nos cílios de baixo, aplique também em todo o comprimento (com a escovinha com menos produto para não empelotar).

25. Exibir cílios longos e volumosos exige paciência. Aplique uma camada de máscara, espere secar, aplique outra e continue… Faça isso até chegar ao resultado esperado.

26. Para uma maquiagem mais elaborada, os cílios postiços também são uma ótima opção para aumentar os olhos. Os modelos mais longos e menos volumosos ajudam a criar esse efeito.

27. Para separar olhos muito próximos: escureça os cantos externos superiores e inferiores com uma sombra preta ou marrom e use um lápis da mesma cor rente aos cílios superiores e inferiores, mas só do centro para o lado de fora.

28. Para disfarçar olhos caídos, aplique sombras escuras rente à raiz dos cílios, dando ênfase no canto externo dos olhos. Tons ideais: preto, marrom, verde-escuro e azul-petróleo. E dispense o lápis nos cílios inferiores.

29. A maquiagem também pode ser aliada de quem é oriental ou tem os olhos bem pequenos e ainda, pálpebras gordinhas. A dica é usar um make que destaque bem o côncavo e a parte interna dos olhos. Neste vídeo você confere o passo-a-passo.

30. Para aproximar olhos separados: esfume o canto interno com uma sombra escura. Por fim, passe lápis marrom ou preto rente aos cílios superiores e inferiores, mas somente da parte interna para o centro do olho.

31. Antes de aplicar o curvex, esquente-o com o secador. Isso faz com que ele modele ainda melhor os cílios. Tome cuidado para não esquentar demais, apenas aqueça levemente.

32. Use o curvex de forma diferente! Em vez de apertar o aparelho uma vez só na raiz dos cílios, aplique em três pontos diferentes: na raiz, no meio e na ponta.

33. Para passar o rímel, entorte a haste da máscara. Isso facilita a aplicação e evita sobras que formam feias bolinhas entre os cílios.

34. Se você tem certo receio de apostar na sombra preta, a dica é usar o preto na pálpebra, mas trocar a cor por marrom no côncavo. Assim o degradê fica mais sutil.

35. Um truque que pode ajudar muito na hora de usar delineador e também marcar o formato da sombra: pegue um pedaço de fita adesiva, tire um pouco da cola na mão e coloque no rosto fazendo uma diagonal do cantinho do olho até o fim da sobrancelha. Daí não precisa ter medo de usar o delineador ou sombra, que eles não vão borrar.

36. Sombra em pó geralmente faz muita sujeira, não é?! Para tirar aqueles pozinhos que caíram na bochecha conte também com a ajuda da fita adesiva. Basta apertá-la contra a pele, com cuidado para não borrar ainda mais o rosto.

37. Outra sugestão para o mesmo problema da sujeira com a sombra é, antes de começar a maquiagem, passar uma cobertura bem generosa de pó abaixo dos olhos. Depois de fazer toda o make, use um pincel gordinho para “varrer” o pó em excesso da pele.

38. Você usa óculos, mas não abre mão de sair maquiada de casa?! No vídeo, a blogueira Camila Coelho ensina uma maquiagem ideal para o seu caso: ela destaca os olhos, mesmo após você ter colocado o acessório, e pode ser usada tanto durante o dia (sem delineador abaixo dos olhos) como à noite.

39. Neste vídeo, a blogueira e maquiadora Alice Salazar ensina um truque importante para quem tem dificuldades para se maquiar pois não enxerga de perto. Ela usa óculos próprio para isso, com lente que se descola para os dois lados. Assim, a pessoa enxerga bem com um olho, enquanto maquia o outro.

40. Se vira e mexe você fica na dúvida de que cor de sombra deve usar, lembre-se: a sombra não precisa combinar com a roupa, mas é necessário que exista uma harmonia entre elas. Por exemplo, se o look é supercolorido ou floral, a sombra deve ser neutra para equilibrar o visual.

41. Uma forma fácil e bonita de usar sombras é eleger duas tonalidades (uma clara e outra escura) e aplicar a mais clara no canto interno e a mais escura no externo, criando uma fusão, sem contrastes entre elas.

42. Para o ambiente de trabalho, prefira sombras em tons mais neutros, como marrom, pérola e rosa queimado. Deixe as cores fortes e os brilhos para as festas e baladas.

43. Uma boa dica para fazer a sombra durar mais é passar primeiro uma camada de sombra cremosa (em bastão, por exemplo) e aplicar por cima a compacta em pó.

44. Outra dica para fazer a sombra durar mais é umedecer levemente o pincel na água antes de aplicar o produto. Além de fixar melhor a sombra, o truque torna sua cor mais intensa.

45. Sobrancelhas bem delineadas são fundamentais para valorizar os traços de todo o rosto da mulher – e não apenas do olhar. Quando estão bem feitas, elas “levantam” a área dos olhos, dando, automaticamente, uma aparência mais jovem e bonita à mulher.

46. Os lápis para sobrancelha, em geral, dão um aspecto natural e bonito à sobrancelha se usados com leveza, não carregue muito na aplicação. Evite usar o lápis 6B para delinear a sobrancelha porque ele contém substâncias que podem ser prejudiciais ao seu rosto.

47. As mulheres com falhas nas sobrancelhas e com pelos escuros podem passar uma sombra um tom mais claro que os pelos naturais e pintá-los com um pincel fininho, respeitando o desenho natural deles.

48. Quem tem olhos proeminentes deve evitar sombras coloridas e cintilantes. As cores neutras e quase sem brilho são as mais indicadas.

49. Outra opção para quem tem olhos proeminentes é aplicar sombra clara abaixo das sobrancelhas e uma sombra escura sobre as pálpebras.

50. Já tentou substituir a sombra por gloss? O make fica supermoderno!

51. Para delinear os olhos sem borrar, faça o traço antes com um lápis preto ou marrom e só depois passe o delineador.

52. Coçou o olho e borrou a sombra cremosa? Use o próprio acúmulo do produto que fica nas dobras da pálpebra para retocar a maquiagem.

53. Para fazer um olho esfumado perfeito, passe primeiro sombra bronze-escuro em toda a pálpebra e esfume. A seguir, aplique sombra preta rente aos cílios, já marcado previamente com lápis ou delineador, e esfume novamente.

54. Loiras devem evitar sombras azul-celeste, pois o tom envelhece o olhar.

55. Ruivas ficam bem com sombras nos tons de verde, azul-marinho e marrom. Devem evitar os rosados.

56. Os olhos pretos combinam com praticamente todo tipo de maquiagem. Mas uma dica é fugir dos tons de cinza que apagam o olhar.

57. Mulheres que têm olhos azuis devem usar sombra preta ou marrom esfumada para looks noturnos, pois elas destacarão bem o olhar.

58. Mulheres que têm olhos verdes devem evitar tons pastel, branco, azul, prata e cores claras em geral na pálpebra móvel, pois elas não destacam e deixam o olhar apagado.

59. Mulheres de olhos castanhos tendem a ganhar destaque com sombras em tons de pêssego, marrom, preto, berinjela, verde ocre e salmão. Tons de chocolate, dourados, bronze e oliva também ficam ótimos e destacam o olhar. Para a noite, a dica é abusar do brilho.

60. Quem tem bastante olheira – por mais que tente disfarçá-las com algum outro truque de maquiagem – deve dizer não às sombras azuis, que tornam o problema mais evidente.

61. Está em dúvida quanto à cor da sombra? Use os tons de marrom. Não tem erro!

Para o nariz



62. Segundo Raphaella Bahia, maquiadora do Studio Longevitá, um corretivo mais claro ou um iluminador aplicado no alto do nariz, em linha reta, até quase a ponta, afina o nariz.

63. Outra maneira de afinar o nariz com a maquiagem é escurecer as laterais com uma sombra ou um pó dois tons mais escuros do que o da pele. Quem tem a pele muito branca deve optar por cores rosadas. Ilumine a pontinha com um tom mais claro, vale até passar uma base iluminadora. Já quem tem o rosto moreno ou negro, consegue o efeito a partir de produtos em bronze ou marrom nas laterais. Para iluminar, aposte num produto da mesma cor, mas num tom mais claro. Esse é um dos truques do contorno facial, técnica que permite modelar o rosto conforme suas necessidades.

64. Outra ideia para afinar o nariz é passar um blush mais escuro do que o tom da sua pele nas laterais, do canto interno das sobrancelhas até suas abas.
Para a pele



65. Uma boa pele é fundamental para qualquer maquiagem. Para prepará-la da forma correta, antes de tudo, limpe, tonifique e hidrate.

66. Segundo a maquiadora Raphaella Bahia, o corretivo é o melhor aliado para disfarçar olheiras. “Escolha sempre um corretivo um tom mais claro que a base. Prefira os líquidos e os que ajudam a hidratar a região. Finalize com base e pó facial. Mas, cuidado, não passe demais”, diz.

67. Para quem tem olheiras muito evidentes, a dica da maquiadora Raphaella Bahia é evitar corretivo escuro, máscara para cílios comum, sombra azul, berinjela e lilás e lápis preto dentro dos olhos.

68. De acordo com Raphaella Bahia, um erro supercomum entre as mulheres é passar o corretivo na cor errada. E esta é uma dica do que não deve ser feito! “Na vontade de esconder as olheiras, elas acabam passando o corretivo muito mais claro que a pele, causando o efeito de destaque no local que se quer esconder. O corretivo iluminador também causa este efeito e deve ser usado de maneira moderada, após o corretivo da cor da pele”, diz. A dica da maquiadora é: “o corretivo tem que ser somente um tom mais claro que a pele. Se suas olheiras são muito marcadas, opte por corretivos de camuflagem antes do corretivo tradicional”.

69. Para disfarçar olheiras, opte por corretivos/corretores rosados ou tom pêssego. De forma geral, peles claras corrigem melhor com tons rosados iluminados Peles morenas funcionam com tons pêssego. Aplique primeiro a base e depois o corretivo. Caso precise, acrescente mais um pouco de corretivo por cima depois.

70. Se a ideia é parecer corada, o ideal é passar blush nas maçãs do rosto. “Mas não fica bem em quem tem o rosto muito redondo. Na hora de aplicar, dê um sorriso em frente ao espelho. O lugar do rosto que ficar mais saliente é onde o blush deve ser espalhado”, explica a maquiadora Raphaella Bahia.

71. Aplicar blush abaixo das maças do rosto é indicado para quem tem o rosto redondo e quer suavizá-lo. “Para aplicar o blush faça boca de peixinho. A região do rosto que ficar mais murchinha recebe uma linha diagonal do produto, entre o canto da boca e as orelhas. Depois, esfume bem o blush para que ele não fique marcado”, explica Raphaella Bahia.

72. Como os produtos utilizados para corrigir manchas são cremosos e densos, o certo é utilizar um primer antes de espalhar o corretivo. “Além de facilitar a aplicação do corretivo e da base, o produto hidrata a pele e corrige outras imperfeições, como poros dilatados e linhas finas. É muito importante ainda usar um corretivo certo para a o seu tom de pele”, explica Raphaella Bahia.

73. A base e o pó não podem ser nem claros nem escuros, têm que ser no tom ideal. A dica da Raphaella Bahia, do Studio Longevita, é: “teste a base entre o rosto e pescoço, tentando achar um tom que fique bem em ambas as regiões, não teste a base na mão”.

74. Para usar o pó durante o dia, use a esponja seca para conseguir um aspecto mais natural.

75. Se for usar pó à noite, a esponja pode ser umedecida trazendo um pouco de brilho ao rosto.

76. Pescoço e colo devem estar no mesmo tom do rosto, devendo-se utilizar maquiagem nessas áreas quando estão à mostra.

77. Chamar a atenção para as sobrancelhas é uma boa tática para tirar os possíveis olhares das suas ruguinhas. Para isso, conte com um blush bem aplicado no ponto mais alto da maçã do rosto. Elas vão ficar mais arqueadas, harmonizando o rosto. Também escureça um pouquinho o cantinho interno do canto dos olhos, com lápis preto ou marrom forte. Complete o make passando um tom escuro de batom.

78. A pele mais velha apresenta, além de mais linhas de expressão, uma flacidez maior. Para amenizar isso, uma dica é delinear os olhos e a boca com muita suavidade (essas áreas costumam concentrar mais rugas). Uma boa base também é fundamental: escolha uma com textura cremosa, que deixa o rosto bem hidratado.

79. Outra dica importante para quem quer disfarçar sinais do envelhecimento é esquecer os produtos de maquiagem cintilantes. Isso porque os tons opacos disfarçam melhor.

80. Que parecer mais jovem com truques de maquiagem? O ponto mais importante para esse tipo de maquiagem é a preparação da pele. Mas, no vídeo, Karen Bachini ensina todos os truques para alcançar esse efeito.

81. Comprou uma base pela internet e, quando ela chegou, notou que a cor era muito mais escura do que o seu tom de pele? Um truque para usá-la é misturar um pouquinho do produto com um hidratante facial e usar normalmente, como se fosse um creminho com cor. O resultado não é o mesmo da base, já que ela fica diluída, mas pelo menos o investimento não é totalmente perdido.

82. Sabe o pincel para esfumar sombras? Ele pode ser usado para espalhar o corretivo. O resultado fica mais suave.

83. Apesar de oferecerem uma textura mais natural, as bases líquidas não são recomendadas para peles manchadas.

84. As bases cremosas, mais espessas, cobrem qualquer imperfeição, mas não são indicadas para peles oleosas e mistas.

85. O pó-base oferece cobertura de base e acabamento de pó e é perfeito para peles oleosas e mistas.

86. O pancake (base em pó) garante 100% de cobertura, mas realça as marcas de expressão. Será que vale a pena usar para conquistar o resultado que você deseja?

87. Se você tem sardas, não tente camuflar, pois o resultado poderá ficar muito artificial.

88. O corretivo em bastão é ótimo para disfarçar pequenas manchas e espinhas, mas, se aplicado na região dos olhos, pode acentuar as linhas de expressão. Por isso, nessa área prefira uma versão cremosa do produto. Mais fácil de aplicar, ele garante uma textura bem natural.

89. Os corretivos em lápis são ótima opção para áreas pequenas, como espinhas e manchas.
Para o rosto em geral



90. De acordo com a maquiadora Raphaella Bahia, é possível afinar o rosto com alguns truques de maquiagem. “Passe a base escura abaixo do osso da maçã, espalhe bem e, em seguida, aplique um pó compacto para remover a oleosidade e proporcionar efeito aveludado; passe o blush no mesmo lugar da aplicação da base, abaixo do osso das maçãs; aplique o iluminador líquido do alto do nariz até a ponta”, explica. “O blush abaixo do osso da maçã do rosto e nas laterais das bochechas, em direção às têmporas, afina o rosto”, acrescenta.

91. Para diminuir a testa, afinar bochechas e nariz, utilize uma base em bastão ou pó compacto mais escuro que a sua pele. A dica está no vídeo de Juliana Goes. Confira!

92. Segundo Raphaella Bahia, mulheres que têm bochechas mais cheias podem usar blush marrom e iluminadores para disfarçar esta característica.

93. Outra dica para as mulheres que têm bochechas mais cheias, de acordo com Raphaella Bahia, é chamar a atenção para os olhos com uma maquiagem mais destacada.

94. No vídeo, a blogueira Camila Coelho também ensina como fazer o contorno para afinar o rosto, indicado para pessoas que têm bochechas mais cheias, por exemplo. Ele é feito depois da aplicação da base e do pó, antes do blush. Confira!

95. De acordo com a maquiadora Raphaella Bahia, uma boa dica para diminuir a aparência do queixo é usar um tom de base mais escura na área.
Para remover a maquiagem



96. Está difícil retirar a máscara de cílios? A solução é mais simples do que você imagina e não agride os olhos. Molhe um pedaço de algodão na água morna (do banho ou da pia) e depois esfregue com delicadeza nos olhos.

97. Você pode usar ainda o xampu Johnson’s na hora de tirar rímel à prova d’água. Basta usar ele como se fosse um sabonete líquido, lavando os olhos (e cílios) com delicadeza, que o rímel sai todinho.

Para cuidar da maquiagem



98. No vídeo, Camila Coelho ensina como limpa e seca seus pincéis. Vale a pena conferir, afinal, os cuidados com os itens da maquiagem também são fundamentais para garantir o sucesso do make! O xampu Johnson’s também pode ser usado para lavar os pincéis de maquiagem.

99. Se a sua maquiagem em pó quebrou, não se desespere. Um truque para recuperar maquiagem quebrada é molhá-la dentro da embalagem, compactá-la novamente e esperar secar.

FONTE:  Tais Romanell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...