segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Castiçal Ecológico Feito De Garrafa Pet – Passo a Passo

Castiçal Ecológico Feito De Garrafa Pet - Passo a Passo

Enfeitar a casa é sempre uma tarefa calmante e pode ser feita tanto por homens quanto por mulheres, pois quem não quer ter uma casa bonita e aconchegante? O que nos falta às vezes é um traquejo maior para isso ou aquilo e até um pouco de informação.
Então, nada melhor que fazer em casa a própria decoração da mesa, por exemplo, como o lindo castiçal que daremos logo a seguir, que é totalmente confeccionado tendo como base a garrafa pet. Além de você fazer uma boa ação para o meio ambiente, liberando-o de mais lixo, ainda terá um artigo muito interessante e diferente para iluminar suas noites mais escuras ou servir de pano de fundo para criar um ambiente romântico em um jantar.
Pensamos no castiçal com garrafa pet, pois muitas pessoas não têm onde colocar suas velas, e algumas acham até caro gastar com eles, já que o uso da peça é bem restrito. Por isso, se você fizê-lo em casa não gastará muito e poderá usufruir de sua beleza.
Lembre-se que o castiçal que ensinaremos a fazer pode tanto ser usado em casa, como no ambiente de trabalho e até em restaurantes e pousadas, pois fica muito bonito, e casa perfeitamente com ambientes mais rústicos e diferenciados.


Castiçal Feito De Garrafa Pet – Castiçal Ecológico

                                                 
Castiçal Feito De Garrafa Pet – Castiçal Ecológico

Material Que Será Usado
uma garrafa pet de dois litros e meio que pode ser de qualquer refrigerante, no caso foi usada uma de Coca-Cola, pois parece ser mais resistente e cria um efeito mais bonito no castiçal.
uma lixa com medida de A400
um estilete bom e largo
uma tesoura artesanal que seja resistente
uma tesoura comum com ponta
alguns grãos de café já torrado (eles servirão para a decoração do castiçal)
algumas fatias de limão ou laranja desidratados, que ajudarão na decoração da peça
fios de palha da costa, que a exemplo dos dois itens anteriores, também servirão para a decoração
uma régua de 30 centímetros
um cola de contato
uma vela com bom aroma em formato de flor, que pode ter a coloração que você achar melhor
cola quente
um pacote de vela comum
algumas gotas de essência que seja de sua preferência



Passo a Passo:
Para começar, pegue a garrafa pet que deixou reservada, lave muito bem e ponha para secar. Depois de seca, tire o rótulo da bebida e a observe bem. Veja que toda garrafa tem uma marca no fundo, como se fosse uma pequena divisão. Usando a mesma como parâmetro, faça um corte, usando o estilete, para marcar a circunferência.

Usando a tesoura normal e lisa, dê um pique até a linha de corte.

Agora, usando a tesoura artesanal, também conhecida como tesoura de picotar, corte toda a volta, acompanhando a marca que a garrafa já traz.

Repita o mesmo procedimento para cortar a parte de cima da garrafa, tomando todo o cuidado para não se machucar e nem fazer um corte torto, caso isso aconteça, pegue outra garrafa.

Usando a tesoura normal, dê aproximadamente dez pequenos cortes em formato de “V”, acompanhando as faixas já próprias da garrafa de refrigerante.
Arredonde todos os gominhos que estão lá com a tesoura lisa, para que não fiquem ponte agudos.

Então, pegue o pedaço de lixa e com bastante leveza lixe a parte de dentro das peças até obter um aspecto de vidro jateado, um tanto fosco. Lembre-se que é importante que a lixa seja sempre passada no mesmo sentido, e não de um lado e depois outro.

Agora, pegue a vela comum, acenda e passe toda a parte de cima da garrafa, bem rapidamente pela chama da vela, para dar um acabamento mais fino ao produto.

Pegue a cola de contato e passe na boca da garrafa e também no centro do fundo da mesma, de forma que as duas partes se unam. O formato da união das duas peças será exatamente o de um castiçal.

Com a ajuda da cola quente, pegue os grãos de café torrado que estavam reservados e cole-os ao redor de toda a borda da base do castiçal, fazendo seu contorno e, se quiser, pode enfeitar um pouco mais. Aproveite e faça alguns detalhes, colando também os grãos acompanhando as faixas da garrafa.

Ainda com a cola quente, passe-a na boca da garrafa e logo depois envolva toda ela, dando várias voltas, com a palha da costa, de maneira que ela fique totalmente escondida e somente a palha apareça. Depois que terminar esse procedimento, dê um laço bonito com a palha.
Então, pegue as rodelas de limão ou laranja já desidratados e fixe três delas logo abaixo do laço, usando a cola quente.

Para colocar a vela em formato de flor, basta pousá-la sobre o castiçal e pronto. Você já terá um lindo enfeite para sua casa. Como dissemos você pode usar uma vela já perfumada, então não será necessário usar a essência. No entanto, caso não encontre uma vela com aroma de acordo, compre uma bem bonita e colorida, de preferência, e pingue algumas gotas de essência, para que, conforme ela vá queimando o cheiro bom se propague por todo o ambiente.

A ideia do castiçal não precisa ser seguida à risca, especialmente no tocante a decoração, que pode ser feita de acordo com seu gosto. Além disso, usando a mesma característica podem ser criados castiçais em tamanho menor e ainda decorados com flores, laços de fita coloridos, como dourados, vermelhos e em muitas outras cores.

Esta forma de decoração serve tanto para harmonizar uma noite a dois quanto para criar um clima diferente numa celebração de amigos, e até num casamento. Lembrando que as cores do mesmo podem combinar com a decoração do evento que está sendo organizado.

Para maiores informações sobre o modo de fazer o castiçal e ainda tirar algumas duvidas que surgirem durante o passo a passo, basta acessar o site logo abaixo. Nele você encontrará a peça já pronta e linda, para lhe encher os olhos e motivá-lo ainda mais a fazer o artesanato.




FONTE: ARTESANATO CULTURA MIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...