sábado, 20 de abril de 2013

Tendências dos anos 20 até os dias atuais


A maquiagem é um produto que não falta na necessaire de nenhuma mulher, nem que for só um lápis e um blush, todas têm, isso é fato! Antigamente as mulheres também prezavam muito pela beleza, e a cada década a tendência mudava, assim como nos dias de hoje, só que mais lentamente. Confira os looks das décadas de 20 até os dias de hoje.
Anos 20: Liberdade para a maquiagem


Na primeira guerra, as mulheres começaram a usar a maquiagem para marcar sua presença na sociedade. O cinema, que ganhava toda força naquele momento, contribuiu para o "boom" da maquiagem.

O look da década: Os lábios e os olhos brigavam pelo centro das atenções. O batom em bastão foi inventado mais ou menos nessa época, o que facilitou muito a sua aplicação. As bocas eram coloridas com tons marcantes e desenhadas em forma de coração. Já a maquiagem dos olhos buscou inspiração no Oriente, com muito Kohl esfumado para dar a elas certo ar de mistério.
Anos 30: O auge do glamour

                                                                                                                  

Essa década, entre as duas guerras mundiais, foi cheia de tensões. Os Estados Unidos passaram por sua pior crise financeira, com a quebra da bolsa em 1929. Mais uma vez o cinema teve um papel fundamental, em que as pessoas nas salas de projeções conseguiam deixar os problemas do lado de fora e dividir as emoções com Greta Garbo, Marlene Dietrich e Jean Harlow, as musas dos anos 30.

O look da década: A pele era pálida, e as pálpebras, sutilmente coloridas. Para complementar, sobrancelhas arqueadíssimas e muito finas desenhadas a lápis. As divas (e quem as copiava) tinham o olhar lânguido e quase displicente – elas não pareciam se importar com os dramas que abalavam o mundo.
Anos 40: A hora e vez das femmes fatales
                                                                                                                
Esse é o momento da feminilidade. A guerra acabou em 1945 e, a partir desse momento, o mundo passou a necessitar de mulheres fortes e realistas, decididas, lutadoras e muito femininas.

O look da década: Toda a força das novas mulheres acabou se refletindo na maquiagem. Ela ficou mais carregada, com muito batom vermelho, lábios cheios e bem delineados. As sobrancelhas continuaram desenhadas, mas ficaram mais espessas, deixando o rosto com um ar agressivo.

Anos 50: Uma beleza natural

                                                                                                                               

O bronzeado entrou na moda, e as mulheres admiravam ícones como Brigitte Bardot e Ava Gardner, definida pelo francês Jean Cocteu como a mulher mais bela do mundo.

O look da década: Sombras e delineadores faziam todas as atenções ficarem voltadas para os olhos. Os lábios até eram bem desenhados, mas os batons de cores mais suaves marcaram essa época, e surgiram os pós faciais puxados para o dourado, imitando o bronzeado e quebrando a palidez do rosto.
Anos 60: A invasão do brilho

                                                                                                          

Essa foi uma década de grandes mudanças, sobretudo para as mulheres. A pílula foi inventada, e o mundo ficou espantado com a chegada do homem à lua. Esta era espacial e futurística provocou uma verdadeira revolução no modo de agir e pensar das pessoas, o que se refletiu na moda e também na maquiagem. O brilho chegou ao rosto, com sombras em tons pastéis e cintilantes. Para fazer frente a essa vertente revolucionária, outra tendência também ganhava adeptas: a da sofisticação e da elegância.

O look da década: Os olhos estavam em alta outra vez. Além das sombras metalizadas e multicoloridas, aplicadas em degradée, o delineador e os cílios postiços (tanto na parte de cima como na de baixo) garantiam o lugar de destaque para esta área do rosto. Para os lábios quase nada restou: cores claras e apenas uma insinuação de rosa. A pele foi pelo mesmo caminho, o da palidez; a idéia era não tirar a força do olhar.
Anos 70: A força da cor

                                                                                                                           

Os brilhos continuaram na moda, mas não da maneira suave dos anos 60; aqui o visual era psicodélico e nem um pouco discreto. Foi a década do salto plataforma, das calças boca-de-sino, e de misturas estranhas como verde com rosa e azul.

O look da década: Os olhos eram maquiados em tons de verde, rosa, azul... O delineador e o rímel ficaram em segundo plano, perdendo a força que tinham na década anterior. Na boca continuaram as cores claras, mas com uma diferença: os lábios vinham cobertos por uma generosa camada de brilho.
Anos 80: A década over
 

Nesses anos é possível perceber duas tendências. De um lado, mulheres dinâmicas, que conquistavam seu espaço no mundo dos negócios e que usavam pouca maquiagem. Afinal, num mundo predominantemente masculino, ser clean era sinônimo de ser competente. De outro, as super produzidas, com seus cabelos de pantera, unhas longas e sapatos de salto.

O look da década: Muito batom, sombra, rímel e blush (bem marcado) compunham o visual das mulheres dessa época. Na boca, além dos batons de cores fortes, ainda havia espaço para uma camada de brilho labial. Nos olhos, imperou o uso de degradées combinando grafite, marrom e outras tonalidades fortes. Definitivamente, sutileza era coisa do passado.

Anos 90: Equilíbrio é a palavra-chave
                                                                                                     

Produto sim, mas na medida certa. Depois de uma overdose de cor, as mulheres resolveram dar preferência a um visual mais limpo e elegante. Outra grande razão para essa economia no uso das cores é que a beleza natural – aquela que vem de um corpo bonito e de uma pele bem cuidada - ganha cada vez mais adeptas. A idéia é usar a maquiagem apenas para realçar os pontos fortes.

O look da década: Por mais que o mundo fashion diga que não, tons neutros sempre vão ser uma boa pedida. Cores como o bege, as variações de marrom e o marfim são campeões e os batons cor-de-boca não deixam você errar nunca.


De 2000 aos tempos atuais, fragmentos de todas as décadas passadas se misturam e contam um pouco da história da beleza feminina através dos tempos. Com a chegada do novo milênio, os diversos aspectos adotados pela beleza nos serviram de espelho. 

A aparência, em manifestações diversas e imagens extremas, refletiu os processos de transformação. Os dois últimos anos misturam todos os possíveis estilos de moda e maquiagem. Trazem a classe e a elegância do início do século, a delicadeza sexy dos anos 60, a irreverência dos anos 80 e a "apatia" em tom de protesto dos anos 90.

FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...