sexta-feira, 11 de abril de 2014

Barrinha de cereal: o lanche prático deve fornecer ao menos 3g de fibras

Barra de cereal euatleta (Foto: Getty Images)

As barras de cereais foram introduzidas no Brasil na década de 90 como uma alternativa “saudável” de confeito, para indivíduos preocupados com a saúde e o controle de peso. A principal função delas é serem consumidas como “pequenos lanches”. Muito práticas e fáceis de carregar para qualquer lugar, se encaixaram bem à rotina cada vez mais intensa e corrida das pessoas.

Segundo a ANVISA, para ser determinado com propriedade funcional a porção do produto pronto para consumo deve fornecer no mínimo 3g de fibras se o alimento for sólido. Podem ser incorporados diferentes ingredientes como: oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), frutas, açúcar mascavo, farelos (aveia, chia, linhaça, flocos de arroz), tornando estes produtos mais nutritivos. Podem ainda atender a públicos específicos: não conter açúcar, glúten ou lactose.

Disponíveis em diferentes tipos, marcas, sabores e composição nutricional, quando contém grãos/ farelos elas melhoram o funcionamento do sistema digestivo e o trânsito intestinal, promovem saciedade e minimizam a vontade de comer doces.

Algumas barras contém teor de fibras bem reduzido ou até mesmo não possuem nada de fibras, podem conter mais frutas,chocolate ou “goma de açúcar”. Por isso, é preciso muita atenção ao ler as informações nutricionais do rótulo e escolher o tipo de barra.

Com o objetivo de auxiliar na prevenção do aparecimento de doenças crônicas relacionadas à dieta (Obesidade, diabetes tipo 2, síndrome metabólica), a FAO/OMS recomenda o consumo de pelo menos 25 g/dia de fibras na dieta.

As barras de cereais devem ser consumidas de forma moderada entre as refeições. Apesar de apresentarem uma quantidade reduzida de calorias (68 a 160 calorias), quando consumidas em excesso, colaboram com o ganho de peso.

Confira alguns exemplos de barras de cereais e os seus valores nutricionais:

BARRA DE CEREALVALOR CALÓRICOTEOR DE FIBRASOBSERVAÇÕESSupino Banana Light (27g) 82 kcal 1,9g Contém 1,3g gordura saturada
Hershey´s Cookies´n´creme (22g) 99 kcal 0,7g Barra com biscoito e chocolate. Contém 3,1g de gordura saturada
Nature Valey amêndoas (21g) 88 kcal 1,2g Contém 0,4g gordura saturada
Taeq cereja com nozes (22g) 73 kcal 0,6g Contém 1,1 g gordura saturada
Hart´s maçã e amêndoas (40g) 155 kcal 3g Contém 0,4g de gordura saturada. Excelente teor de fibras e preparo artesanal
Levittá gergelim com castanha de caju (10g) 45 kcal 0,5g Sem adição de açúcar. Contém 0,5g gordura saturada. Menor barra cereal
Mixed Nuts Agtal nozes e canela (60g) 156 kcal 3,2g Contém açúcar e 1,8g de gordura saturada
Ritter Brownie (25g) 106 kcal 0,8g Contém 2,8g gordura saturada e açúcar
Nutry trufa (20g) 80 kcal 1,4g Contém 2,8g gordura saturada e açúcar
Bio 2 Açaí com banana (25g) 90 kcal 3g Contém 0,5g gordura saturada. Barra de cereal orgânica. Não contém glúten ou lactose
Trio banana com aveia e mel (20g) 69 kcal 0,5g Contém 0,2 g gordura saturada e açúcar

Receita de barra de cereais caseira:

Ingredientes:

2 colheres (sopa) rasas de farinha de linhaça dourada
5 colheres (sopa) de nozes
5 ameixas-pretas sem caroço
9 damascos secos
1 banana média
½ xícara (chá) de quinoa em flocos (45g)
½ xícara (chá) de aveia em flocos (45g)
2 colheres (sopa) de gergelim torrado
1 colher (sopa) rasa de óleo de canola ou girassol
4 colheres (sopa) de calda de ágave ou mel

Modo de preparo:

Pique as nozes, as ameixas e os damascos em pedaços pequenos e coloque em uma panela. Amasse a banana com um garfo e coloque-a na mesma panela, junto com os demais ingredientes. Mexa tudo e leve ao fogo por 5 minutos, apenas para dar liga. Alise-a com as costas de uma colher, pressionando levemente para que fique firme. Com a ponta de uma faca risque a superfície da massa, demarcando o tamanho das barrinhas. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, e asse por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Tire do forno para não ressecar e deixe esfriar. Corte as barrinhas seguindo as marcas feitas. Divida em 18 barras. Cada barra de cereal fornecerá em média100 calorias e 1,6g de fibras.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...