terça-feira, 22 de julho de 2014

Como disfarçar os primeiros fios brancos?

​Como disfarçar os primeiros fios brancos - 1 (© Foto: Thinkstock)

FONTE: VANESSA ANDRADE

Não tem como impedi-los, os fios brancos sempre aparecem com o tempo. Para uns até mais cedo do que o normal. Há mulheres, por exemplo, que por volta dos 20 e poucos anos já relatam a aparência desses cabelos grisalhos. Mas você sabia que, além da idade, isso ocorre porque há uma redução na produção de melanina no organismo? Sim, aquele mesmo hormônio responsável por dar coloração à nossa pele também é o pigmento que vai garantir a cor dos nossos cabelos. E quando as células o produzem em menor quantidade, automaticamente afeta o cabelo e outras partes do corpo. Mas fica um alerta: estresse em excesso é um dos fatores que pode acelerar esse processo e te deixar de cabelo "ainda mais branco", literalmente!

Então, para te ajudar a lidar com esse novo "visitante" das suas madeixas, o Tempo de Mulher foi atrás de alguns truques práticos. E o primeiro deles sabe qual é? Anote aí a dica: procure repartir o cabelo de forma que os fios brancos fiquem escondidos. Mas, claro, só se isso ainda for possível, o que vai depender da quantidade de áreas brancas.“Você pode dividir o cabelo em zig zag também. Assim é possível acobertar alguns fios, pois o cabelo fica transpassado de lados diferentes”, explica a colorista Vania Albuquerque.

Se preferir usar totalizantes, a idade pode influenciar na cor. “Aos 20 anos opte pelos cabelos castanhos e loiros escuros, com nuances douradas. As morenas podem fazer luzes fininhas, principalmente na parte frontal. As luzes vão deixar o visual mais jovem. Já aos 30 anos, invista em cores quentes e nos tons de marrom, acobreado e castanho sólido. Aos 40 anos, opte pelas cores chocolate e marrom avermelhado, com mechas mais claras próximas ao rosto. Acima dos 50 anos invista nos loiros, até três tons mais claros do que o cabelo natural, iluminados por mechas claríssimas”, diz a colorista.

​Como disfarçar os primeiros fios brancos - 1 (© Foto: Thinkstock)

Quando surgem os primeiros fios brancos...

Neste caso, invista em tonalizante. Ele funciona como uma espécie de coloração que vai adicionar pigmentos de uma determinada cor na cutícula dos cabelos. Desta forma, vai dar um retoque e escurecer a tonalidade das madeixas. No entanto, ele age só na parte externa dos fios, impedindo que o produto penetre no cabelo. Por isso, dura menos tempo que a tintura permanente.

Mas a boa notícia é que o tonalizante não danifica as madeixas, uma vez que não possui amônia [esta que prejudica a proteína natural dos fios e deixa o cabelo mais suscetível à quebra]. E além de não agredir os fios, este produto dá um brilho mais intenso à cor natural das madeixas já que uma de suas funções também é tirar aquela cor opaca que aparece com o tempo.

​Como disfarçar os primeiros fios brancos - 1 (© Foto: Thinkstock)

Brancos espalhados

Luzes e reflexos claros são as opções ideais nesse tipo de situação! Aplique a mistura de descolorante com água oxigenada sobre mechas bem fininhas, ao longo de todo o cabelo, e enrole-as em papel alumínio.

O tempo de ação do produto vai depender da estrutura e da cor natural dos fios, além, claro, do tempo recomendado pelo fabricante do descolorante. Acompanhe o clareamento das mechas até chegar ao tom desejado - nunca deixe a mistura agir por mais de 20 minutos.

Depois enxágue, lave e hidrate o cabelo com máscaras e ampolas de restauração.

​Como disfarçar os primeiros fios brancos - 1 (© Foto: Thinkstock)

Mechas localizadas

Se os grisalhos estão em áreas definidas da cabeça, escolha uma coloração bem próxima à cor natural e passe somente nelas. Aqui talvez seja necessário uma tintura permanente com amônia, que dura mais por agir no interior do fio. Na aplicação, junte os fios do cabelo natural aos brancos para os limites da coloração não ficarem evidentes.

​Como disfarçar os primeiros fios brancos - 1 (© Foto: Thinkstock)

Branco total

Chegou a hora em que a coloração permanente, à base de amônia, é o melhor remédio. Aplique em todo o cabelo e retoque a cada 30 dias. Nessa etapa, uma hidratação mensal (no mesmo dia da coloração) é o suficiente para deixar os fios mais saudáveis. Depois de optar pela tintura, escolha xampu, condicionador e máscara próprios para cabelos coloridos. Desta forma a tonalidade vai durar mais tempo.

​Como disfarçar os primeiros fios brancos - 1 (© Foto: Thinkstock)

Cabelos brancos X medicamentos

Alguns medicamentos podem influenciar na hora da coloração, por isso é bom sempre anotar se tomou algum remédio diferente. Pode acontecer, por exemplo, da tonalidade que usou da última vez não 'cobrir' os fios perfeitamente. E isso ocorre porque a estrutura do cabelo, muito provavelmente, sofreu alteração com o medicamento que foi ingerido.

Portanto, o teste numa mecha - antes de tingir por completo - pode ser um grande aliado nesse momento. Caso a tintura realmente seja insuficiente para cobrir os fios brancos será necessário mudar a tonalidade.

FONTE: TEMPO DE MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...