quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O tabu da diferença de idade


Vivemos em uma sociedade que se diz moderna e tolerante. Mas, infelizmente, ainda lidamos diariamente com preconceitos que não têm nenhum fundamento. Um exemplo é a forma como muitas pessoas reagem à um relacionamento entre duas pessoas com uma diferença de idade superior à cinco anos (ou até menos).

Filmes, novelas e séries retratam essa realidade: um homem que se envolve com uma mulher dez anos mais nova, ou uma mulher que se envolve com um homem mais novo, são vistos sempre de forma negativa. Para a sociedade, relacionamentos entre casais com grandediferença de idade nunca são sinceros; na verdade, são baseados em troca de interesses, que envolvem desde dinheiro à sexo.

No entanto, um relacionamento vai muito além da diferença de idade. Alíiás, afinidades, objetivos comuns e maturidade não dependem da idade. Estudos já comprovaram que as mulheres atingem a maturidade adulta antes dos homens. E, hoje em dia, também não é difícil encontrar meninos de vinte anos mais maduros que homens na faixa dos quarenta.

Como todo relacionamento entre homem e mulher, se relacionar com um homem mais velho (ou mais novo) apresenta vantagens e desvantagens. Enquanto um cara mais velho pode te levar para jantar e fazer programas mais caseiros, um homem mais novo apresentará um mundo novo, te levando para lugares que você não frequenta há anos ou nem conhecia. No entanto, se você gosta de sair bastante, talvez um homem mais velho não tenha o mesmo pique que você para à vida noturna. Do mesmo jeito, um homem mais novo pode não gostar tanto de ficar em casa assistindo filmes.

Como enfrentar o preconceito da diferença de idade

É claro que nem todos os homens são assim. Existem garotos que gostam de programas caseiros e homens mais velhos que adoram sair à noite. Com isso, não podemos generalizar. Pensar que todos os homens mais novos são iguais, e que os mais velhos também são, limita as experiências que você pode ter. Devemos entender que, no amor, nada tem regra.

Infelizmente, o amor não é tudo. É necessário carinho, paciência, compreensão e muitos outros atos que, muitas vezes, não são realizados de uma maneira tão simples. Se envolver com alguém com uma idade diferente da sua, exige muitas vezes aceitar valores diferentes dos seus. A vantagem da diferença de idade é, além de abrir sua mente para novas possibilidades, você pode conhecer coisas que buscava, mas não sabia como encontrar. Novas pessoas indicam novos caminhos e, muitas vezes, são os guias que você procurava há muito tempo.


E o preconceito?

Essa é a parte mais difícil. Mesmo que achemos que encontramos a pessoa certa, ainda terão parentes, e até mesmo amigos, que se mostram contram. Mas, desde o princípio, você deve entender uma coisa: quem está vivendo o relacionamento é você. E, nessa vida, devemos viver para agradar à nós mesmos, e não outras pessoas. Muitas pessoas deixam de investir na relação ou terminam o relacionamento porque não conseguem lidar com opiniões adversas. Não entre nessa.

É claro que você deve respeitar a opinião daqueles que você ama. Mas faça-os entender que, se você está nesse relacionamento, é porque essa pessoa tem se mostrado especial e um excelentecompanheiro. Com o tempo, se o relacionamento persistir, as pessoas entenderão que o que vocês tem é sincero e irão parar de julgar pela diferença de idade entre vocês.

E o futuro?

Em determinado período do relacionamento, ou até antes de começá-lo, você vai perguntar: e daqui dez anos? Como ficaremos?
Existe uma resposta simples e uma mais complicada. A mais simples é: viva o momento. Se preocupar com o futuro desgasta a relação que você vive hoje, além de trazer preocupações que, muitas vezes, você verá que não tiveram nenhum motivo para existir. Apesar de parecer clichê, entenda que, se vocês realmente se amarem, não haverão obstáculos para o relacionamento dar certo.

Se você é ansiosa e se preocupa com o futuro, aqui vai a resposta mais difícil: entenda que isso depende exclusivamente de vocês. Mudanças de trabalho, rotina e novos desafios existem na vida de qualquer um. É claro que, dependendo da idade de vocês, as mudanças serão diferentes. Mas isso não quer dizer que vocês não possam se adequar e, acima de tudo, se ajudar. O respeito que vocês desenvolveram ao longo do tempo, deve ser cultivado todos os dias, como uma plantinha que deve ser regada para crescer. Dessa forma, não importa o que aconteça, vocês sempre estarão prontos para enfrentarem, juntos, o que a vida colocar no caminho de vocês.

Após encarar o tabu da diferença de idade, sugiro que você conheça o manual definitivo da sedução feminina e descubra os motivos que levam um homem a deixar uma mulher sozinha antes mesmo de começar um relacionamento sério.

FONTE: BELEZA E MODA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...