domingo, 12 de agosto de 2012

Como Combater as Rugas – Dicas de Beleza


O universo da cosmética esta sempre lançando produtos modernos com a finalidade de combater o envelhecimento precoce e o aparecimento das rugas e a preocupação é para todas as idades. Atualmente podemos contar com vários produtos e até algumas linhas de maquiagem como : base, pó, batons,corretivos, que são chamadas linhas de produtos antiidade que prometem recuperar a elasticidade e aumentar a densidade da pele, além de prevenir e combater as rugas.

Engana-se,quem acredita que este tipo de problema atormenta apenas as mulheres. Atualmente, os homens tornaram-se grandes consumidores do mercado estético e procuram cada vez mais profissionais da área de dermatologia. Existem vários tratamentos para combater as rugas e eles aumentam a cada dia. No entanto, os cremes anti-rugas continuam se destacando na preferência do consumidor como arma principal na guerra contra os efeitos do tempo.

Tipos de rugas

Engana-se quem pensa que toda ruga é causada pelo avanço da idade. Existem as rugas de expressão que são decorrentes da contração muscular repetida ao longo dos anos, e aparecem com freqüência ao redor dos olhos, testa e lábios. Também temos as rugas estáticas, que são resultantes do envelhecimento da pele. Elas podem ter uma causa intrínseca, parte do processo natural de envelhecimento, ou extrínseca – causada por fatores externos como a exposição excessiva ao sol, fumo, estresse e alterações hormonais.

Ativos mais usados para combater as rugas

Eles estão se tornando cada vez mais familiares com o passar do tempo. Basta olhar nas letras miúdas das embalagens dos cosméticos anti-rugas ou nas fórmulas prescritas pelos dermatologistas.

- Alfa-hidroxiácidos
Exemplo: ácido glicólico

- Antioxidantes
Exemplos: Ácido ferúlico, extrato de café, green tea, vitaminas C e E

- Peptídeos
Exemplos: Argireline e Matrixyl

- Retinóides
Exemplos: Retinol, ácido retinóico

- Tensores
Exemplos: DMAE e tensine

Como essas substâncias agem no combate das rugas?



- Alfa-hidroxiácidos e retinóides: As duas substâncias são utilizadas há bastante tempo nos produtos anti-rugas. Ambas agem na estimulação da renovação celular, através do surgimento de novas células e de fibras colágenas e elásticas, que promovem a sustentação da pele. Por apresentarem um mecanismo de ação mais agressivo, são indicadas para peles maduras, com rugas mais profundas. A principal diferença entre as duas substâncias é que os retinóides são fotossensíveis, portanto, as pessoas que estiverem sob tratamento com ativos deste grupo não podem tomar sol.

- Antioxidantes: Possuem propriedades capazes de neutralizar a ação dos radicais livres. Isoladamente, são indicados para uma pele mais jovem, promovendo luminosidade e viço. Em peles maduras, é ideal que sejam associados com outros ativos de diferentes funções para um efeito combinado. Não são fotossensíveis, por isso, não há problemas em se expor ao sol durante o tratamento.

- Peptídeos: São ativos mais novos. Podem agir estimulando a síntese de colágeno, promovendo o relaxamento da musculatura (o chamado efeito botox-like) e ação anti-edema. Podem ser usados tanto na pele jovem quanto na madura. Não são fotossensíveis.

- Tensores: São ativos que promovem firmeza à pele. Peles maduras apresentam maior necessidade deste tipo de substância, devido ao maior grau de flacidez presente. Não são fotossensíveis, por isso, não há problema em se expor ao sol durante o tratamento.

Áreas sensíveis, proteção intensa dia e noite

Lábios e olhos são regiões onde a pele é mais fina e sensível, por isso, pedem produtos formulados com substâncias que minimizem a possibilidade de causar irritações. Fórmulas diurnas costumam trazer FPS para proteger a pele dos raios solares, enquanto as noturnas possuem textura mais confortável e rica em substâncias.

Aplicação do creme anti-rugas

A orientação do fabricante em relação ao modo de aplicação deve ser sempre seguida. Alguns produtos dependem, por exemplo, de massagens, movimentos circulares ou ascendentes. Uma aplicação sem critério pode não trazer o efeito esperado do cosmético.

Outros cuidados para previnir o aparecimento das rugas

O combate ao fotoenvelhecimento é uma prática importante na guerra contra o aparecimento das rugas. Basta seguir aquelas recomendações sempre repetidas pelos dermatologistas: usar filtro solar adequado ao seu tom de pele diariamente e evitar expor-se ao sol no horário de maior intensidade, entre 10h e 16h. Cigarro e bebidas alcoólicas em excesso também contribuem para a formação de rugas, da mesma maneira que praticar esportes excessivamente,tomar bastante líquidos e ter uma alimentação balanceada contribuem positivamente para a saúde da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...