domingo, 2 de dezembro de 2012

Sutiã inteligente detecta possibilidade de câncer de mama


Um problema que afeta ainda milhares de mulheres é o câncer de mama, muito freqüente em mulheres acima de 20 anos e com elevado índice em mulheres acima de 35 anos. A taxa de mortalidade por câncer de mama vem crescendo a cada ano no Brasil, apesar do investimento em propaganda para prevenção de câncer de mama, algumas mulheres ainda sentem medo ou não são corretamente informadas para procurar tratamento adequado e prevenir o quanto antes. 

Pensando nisso uma empresa americana desenvolveu um protótipo do sutiã BSE sigla em inglês para “Auto-exame de mamas”. O sutiã possui sensores coloridos no seu bojo, que foram programados para detectar variações na temperatura dos seios. Essas variações de temperatura na mama são causadas quando há um crescimento de vasos sanguíneos, permitindo detectar o surgimento de um tumor.

A vantagem do sutiã BSE é que ele será capaz de detectar o surgimento de um tumor no seio antes que o mesmo seja capaz de ser visualizado em um exame de mamografia. Foram feitos testes em 650 mulheres de diferentes faixa etárias, e nos casos identificados notou-se a precisão de 90 por cento, precisão maior da que obtida em exames de mamografia.

As informações coletadas pelo sutiã são transferias a um computador para que possam ser estudadas posteriormente, e analisadas pelo médico. O custo do produto ainda não foi divulgado, e já possui patentes para a comercialização no mercado da Europa no ano de 2013. O produto tem previsão de chegar aos Estados Unidos no ano de 2014, mais infelizmente ainda não temos previsão de sua chegada ao Brasil.




FONTE: GOOGLE / YOU TUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...