terça-feira, 21 de maio de 2013

Cuidados com Pelos de Animais


Muitas pessoas não acreditam que animais tenham que ter tratamento especial, que necessitam apenas de cuidados extremamente básicos, como comida, água e banho as vezes. Para garantir uma vida saudável do seu bichinho de estimação, é preciso que você tenha diversos cuidados, dentre eles, oscuidados com pelos dos animais.

Tanto os cães como os gatos necessitam de cuidados com sua pelagem, pois em um certo tempo determinado para cada raça, os pelos são trocados, e precisam de cuidados especiais para que possam se manter brilhosos e com uma textura ideal. Mas não é só apenas por beleza ou aparência, não cuidar dos pelos do seu animal pode refletir diretamente na saúde do seu bichinho.

Saiba como cuidar da pelagem do seu animal de maneira correta. Confira abaixo diversas dicas que nós do Mulher Beleza separamos para você não sentir dificuldade na hora de cuidar do seu bichinho corretamente.

Dicas de cuidados com pelos de animais domésticos

Banho é muito importante. Os produtos usados deverão ser apropriados para cada tipo de pelagem. O secador tem de ser usado criteriosamente, por um profissional capacitado, pois calor em excesso queima a pele e provoca lesões nas glândulas sebáceas.

Cães e gatos de pelagem muito fina e longa precisam, além do xampu, condicionadores. Para pelos muito secos, devem-se usar também cremes hidratantes.

Ao pentear, inicie com um pente de metal, desfazendo os nós com cuidado com as mãos para não quebrar o pelo. Depois efetuar uma escovação -primeiro contra o crescimento do pelo e depois a favor- com uma escova apropriada para o tipo de pelagem. Este procedimento deve ser repetido pelo menos duas vezes por semana.

Os cães e gatos de pelo curto também necessitam de cuidados. O banho pode ser a cada 15 dias, porem uma boa escovação ajuda a eliminar os pelos mortos. Particularmente nos gatos este procedimento evita que engulam os pelos, evitando assim bolas de pelo que param nos intestinos, removidas com cirurgia e na maioria dos casos correndo perigo de vida.

Faça um exame de fezes a cada 6 meses: alem de deixar seu animal sadio você também está protegendo sua família, pois as verminoses também influenciam no brilho e textura dos pelos dos animais.

Ectoparasitos, como pulgas e carrapatos, além de transmitirem doenças ocasionam dermatites alérgicas e lesões de pele. Procure sempre leva-lo ao veterinário para melhores orientações.

A falta de escovação de animais de pelo longo provoca feridas debaixo dos nós e infecções que atraem moscas, provocando bicheiras que comprometem a saúde do animal.


FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...