sábado, 31 de maio de 2014

Mito ou verdade: fases da lua influenciam no crescimento dos cabelos?

Didi Cunha/Arte UOL
Didi Cunha/Arte UOL

Cortar o cabelo na lua crescente faz os fios crescerem mais, enquanto na lua minguante o comprimento demora para aumentar. Parece até um daqueles conselhos de avó, mas saiba que, para os estudiosos de Astrologia e muitos cabeleireiros, isso é levado a sério. “A lua Nova é a melhor época para cortar os cabelos, porque eles vão crescer com força”, explica a astróloga Titi Vidal. Nesta fase, tudo o que envolve fertilidade e crescimento está em alta.

Para a astrologia, essa é também a lua que marca o início de algo novo, por isso, a mais adequada para transformações radicais no visual. Portanto, quem deseja mudar drasticamente o cabelo, cortar curto ou alterar a cor, o momento é esse. “A fase traz, justamente, o empurrão e a coragem que faltavam para experimentar algo novo. E mesmo que o resultado não fique como o esperado, na lua Nova, o cabelo cresce rápido e fica mais fácil de consertar”, garante a astróloga Tatiana Magalhães.

Crescente
A operadora de telemarketing Jéssyka de Castro Silva, de 22 anos, só agenda suas idas ao salão durante a lua Crescente. “O crescimento do meu cabelo sempre foi lento, até eu começar a cortar nessa lua. Foi a partir daí que meus fios passaram a crescer muito mais rápido”, diz. Segundo Titi, embora o cabelo não ganhe a mesma força que no ciclo anterior [lua Nova], e possa crescer mais fino, a aceleração do crescimento dos fios durante essa lua é significativa.

Programe-se de acordo com a lua

Lua Crescente 

Embora o cabelo não ganhe a mesma força que na lua nova, e possa crescer mais fino, a aceleração do crescimento dos fios durante esse período é significativa.Foto: Didi Cunha/Arte UOL

Lua Cheia 

Para a astrologia, a fase é ótima para dar volume às mechas. O primeiro dia da lua cheia é sempre o melhor para colher os benefícios esperados.Foto: Didi Cunha/Arte UOL

Lua Minguate 

Essa é uma boa época para aparar cabelos curtos e manter o corte por mais tempo, já que o crescimento do fio tende a ser mais lento. Também é um bom período para fazer depilação.Foto: Didi Cunha/Arte UOL

Lua Nova 

Ideal para cortar os cabelos, porque eles vão crescer com força. A época também é adequada para transformações radicais no visual. Portanto, quem deseja mudar drasticamente, cortando curto ou alterando a cor, o momento é este.Foto: Didi Cunha/Arte UOL

Fonte: Astrólogas Tatiana Magalhães e Titi Vidal

Poder da lua cheia

Ainda hoje, não há comprovação científica do fato. Por outro lado, “mal não faz”. E foi justamente essa crença de muitas mulheres que levou o cabeleireiro argelino Djélani Maachi, famoso na França, a testar os efeitos das mudanças da lua no crescimento do cabelo de suas clientes. Em 1985, ele chegou à conclusão de que, ao contrário do que nos diz o senso popular, o cabelo cresce mais quando cortado no primeiro dia da lua cheia. Na época, ele relatou que acertar na data era o suficiente para garantir um crescimento extra de cerca de 1,8 a 2 centímetros por mês.

Diante do achado, Maachi passou a manter o seu salão em Paris aberto durante a noite, todo primeiro dia de lua Cheia, a fim de atender as clientes em busca desse resultado. “O dia exato de mudança de uma fase para outra é sempre o melhor para colher os benefícios esperados”, explica a astróloga Tatiana.

Quase 30 anos se passaram e a repercussão da descoberta perdura. A cosmetóloga Cris Dios, proprietária do SPA de cabelos Laces and Hair, em São Paulo, foi à França para aprender com o argelino a técnica e hoje aplica o conhecimento no evento chamado “Encanto da Lua Cheia”.

“No primeiro dia da lua Cheia, além de cortar, fazemos um pacote de tratamentos para remover pontas duplas e limpar o couro cabeludo”, explica Cris. Ela garante que, após 28 dias, as clientes podem comprovar a influência lunar positiva sobre o aspecto dos fios. “Fazemos uma marquinha na raiz para que elas consigam perceber o ritmo de crescimento e até as mudanças em relação ao fortalecimento do fio”, diz. Para a astrologia, a fase é ótima para dar volume às mechas.

Minguante
Quem já tem muitos fios geralmente não gosta do resultado da Cheia. Essas pessoas podem se beneficiar do corte na lua Minguante. É o caso da estudante Tatiana Costa de Andrade Ramos, de 26 anos. “Eu cortei sem saber que estava na lua Minguante, mas me surpreendi com a diferença, o meu cabelo ficou sem volume”, diz.

Essa também é uma boa época para aparar cabelos curtos e manter o corte por mais tempo, já que o crescimento do fio tende a ser mais lento. “A lua Minguante também é boa para hidratar e tingir, porque os produtos vão fixar melhor nos fios”, afirma Titi Vidal.

Ela também explica que a influência da lua se estende para os outros pelos do corpo. Por isso, a depilação na lua Minguante é a escolha mais acertada. “Na fase crescente ou cheia, os pelos vão crescer muito rápido. Nessa última, inclusive, sente-se mais dor e há mais chance de os pelos encravarem”, finaliza a astróloga.

FONTE: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...