segunda-feira, 17 de março de 2014

CUIDADO COM A PELA EM CADA IDADE



Conheça os principais cuidados que você deve tomar com a pele aos 20, 30 e após os 40 anos para manter a juventude e beleza do rosto.

Aos 20 anos - Prevenção é tudo

No auge da juventude, sua pele está macia, lisinha e firme. Mas atenção: os cuidados com o envelhecimento precoce devem começar agora.

Plano de ataque

• Cuidados diários

Por causa das alterações hormonais, o excesso de oleosidade, poros dilatados e acne são queixas comuns. Lave o rosto duas vezes ao dia, com sabonete à base de hamamélis ou calêndula - adstringentes -, ou camomila, que purifica e refresca. "Pela manhã e à noite, aplique um hidratante livre de óleo e invista em cosméticos com ácido salicílico, que provocam uma esfoliação bem suave na pele", orienta a dermatologista Flávia Addor.

• No consultório
"Quem tem pele oleosa e manchas suaves pode fazer um peeling com ácido retinoico", completa o dermatologista Adilson Costa.


Aos 30 anos - Comece a luta

As linhas e rugas começam a aparecer e ocorre alteração na distribuição de melanina, o pigmento que dá cor à pele. "As manchas, causadas pelo sol, pelo uso de anticoncepcionais ou por gravidez, ficam mais evidentes", diz Flávia.

Plano de ataque

• Cuidados diários

Use hidratantes com vitamina C e E (que combatem o envelhecimento), além de ativos como ácido hialurônico, retinol e peptídeos (que previnem a flacidez). Já para combater as manchas, use cremes clareadores à base de hidroquinona, ácido kójico ou retinoico (sempre à noite, pois estes ativos são fotossensibilizantes, ou seja, reagem à luz do sol). E comece a usar um creme para a área dos olhos, de preferência com vitaminas A e C, que combatem a flacidez.

• No consultório

"A luz intensa pulsada, um tipo de laser superficial, ameniza manchas de sol e sardas", orienta Adilson.


A partir dos 40 anos - Sem moleza

As linhas, rugas e manchas se tornam mais evidentes. A produção de colágeno e elastina diminui sensivelmente, causando flacidez principalmente no pescoço e ao redor dos olhos. "Por causa das alterações hormonais a pele começa a perder o viço e a elasticidade", explica Adilson Costa.

Plano de ataque

• Cuidados diários

Escolha cremes com vitamina A, C e E, que melhoram a hidratação, e ativos como DMAE, argireline e elastinol, ótimos para prevenir rugas e flacidez. O creme para a área dos olhos deve conter ingredientes como dimethicone, peptídeos de arroz e soja. E comece a usar um cosmético específico para contorno labial, pois, a partir desta idade, a região começa a enrugar e perder volume.

• No consultório

Injeções de botox - toxina botulínica - podem diminuir rugas e linhas de expressão. Já os aparelhos de radiofrequência estimulam a produção de colágeno e elastina, recuperando o viço.

Para qualquer Idade

• Use filtro solar, mesmo nos dias nublados! A radiação ultravioleta é responsável por cerca de 90% das rugas e manchas.

• Vá ao ginecologista. Muitos problemas de pele são causados por disfunções hormonais.

• Massageie o rosto. Aplique o creme com movimentos de baixo para cima na área da testa; do centro para fora, nas áreas da maçã do rosto e nos olhos, e de baixo para cima, no queixo e no pescoço. Faz efeito!

• Cuide das mãos, pescoço e colo. Expostos à ação dos raios solares, eles envelhecem e mancham facilmente. Aplique filtro solar e hidratantes todo dia nestas áreas também.

• Beba 2 litros de água por dia, em média. É uma forma rápida, barata e saudável de manter a pele bem hidratada. E você se sentirá melhor e refrescada.

FONTE: DICAS DE MULHER



Fonte: M de mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...