sábado, 29 de março de 2014

Reeducação alimentar: tudo o que você precisa saber antes de começar uma dieta


Mais do que parar de comer, é preciso se reeducar. Antes de começar uma dieta você deve repensar sua alimentação como um todo, para que os efeitos sejam permanentes.

Começar um programa de reeducação alimentar requer disciplina, organização e obviamente, muita força de vontade. Muitas pessoas tem dúvidas do que comprar, como começar, quais as mudanças de estilo de vida serão mais importantes, além de saber quais as melhores escolhas alimentares.

Abaixo estão alguns pontos que devem ser observados para você que está começando esse projeto tão importante e que com certeza trará inúmeros benefícios à sua saúde.

Pare de procurar dietas prontas via internet ou revistas: independente do objetivo que você possui, lembre-se que o plano alimentar deve ser individualizado e feito de acordo com seu peso, altura, idade, estilo de vida, prática de atividade física, funcionamento metabólico, hábitos alimentares e vários outros fatores. De nada adianta pegar uma dieta pronta se nela, por exemplo, pede para você tomar um shake no meio da tarde e você está no trabalho e não tem como prepará-lo. Ou então fala que você deve comer somente um determinado tipo de alimento – a longo prazo, é praticamente inviável. Você até pode emagrecer, mas se não reeducar seus hábitos e aprender a se alimentar corretamente e com o que te faz realmente bem, irá recuperar todo o peso perdido, ou até mais. Dê um basta nos resultados insatisfatórios e que irão comprometer sua saúde, determinação e auto-estima – invista em você e procure um profissional especializado.

Troque todos os produtos da sua casa pelas respectivas versões light: você começará a economizar calorias sem ter que diminuir o tamanho das porções que você ingere. Também terá benefícios como a ingestão de menor quantidade de açúcar, gorduras, sódio e por aí vai – além de aumentar a ingestão de vitaminas e minerais, porque a grande maioria dos produtos light/diet são enriquecidos.

Movimente-se: comece a fazer mais coisas à pé. Deixe o carro em casa para ir à padaria, ao trabalho ou fazer algum passeio. Seu gasto calórico irá aumentar gradativamente sem você perceber, além do bem-estar que você irá sentir no final do dia. Quando sentir-se mais disposto, encontre um profissional especializado e inicie um programa regular de atividade física, procurando fazer algo que você realmente gosta. De nada adianta matricular-se em aulas ou atividades que você sabe que não dará continuidade.

Pare de comprar e estocar alimentos gostosos e calóricos, aqueles que você “ama”: pra quê fazer isso consigo mesmo? Sabotar o desejo de emagrecer não é legal e você não tem nada a ganhar com isso, muito pelo contrário. O prazer é momentâneo e vem acompanhado de culpa, arrependimento e sensação de fracasso. Estoque alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes – se é isso que tem pra comer, é isso que você comerá. Se você é fanático por doces, compre doces de frutas ou as versões light dos que você mais gosta. Assim, você não ficará “tentado” toda vez que abre a despensa. Deixe para comer as coisas que você mais gosta em ocasiões especiais. Com o tempo, você irá perceber que esses alimentos nem fazem tanta falta como você achava antes.


fonte: doutissima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...