sábado, 15 de março de 2014

Receita Italiana: salada de espelta


A espelta ou trigo-vermelho é uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo. Muito consumido em partes da Europa desde a Idade do Bronze até a Idade Média, hoje é pouco plantado, embora ainda seja cultivado na Europa Central e na Itália, e tenha encontrado um novo mercado na área de alimentos saudáveis. Muitas vezes, a espelta é considerada uma subespécie do trigo comum.

A salada de espelta é um prato típico italiano e perfeito para o verão.

Para preparar essa receita prefira a espelta sem pele que tem um tempo de cozimento bem menor. Uma vez cozido o cereal, temperamos com tomates cereja, mussarela, rúcola. O resultado é um prato completo, saboroso e colorido.

Devido à facilidade de preparação e para conservar todos os nutrientes desse cereal é aconselhável o consumo no mesmo dia. Essa salada é ideal para saborear fria na praia, ou em picnics e pode ser servida como prato principal.

Ingredientes:

150g de espelta
200g Tomates cereja
200g mussarela
100g atum
Rúcola
Sal
Azeite

Preparação:

Cozinhe a espelta de acordo com as instruções no pacote do cereal. Geralmente o tempo de cozimento é de 15-18 minutos. Quando a espelta cozinhar, escorra e passe pela água fria. Lave e corte os tomates em pequenas fatias. Reserve. Faça a mesma coisa com a mussarela e reserve.

Lave a rúcola e pique as folhas em finas tirinhas e em seguida misture os tomates, a mussarela, a rúcola e o atum com a espelta e tempere com azeite e sal a gosto. Para dar um sabor a mais você pode adicionar ao tempero folhas de manjericão.

A salada de espelta pode ser conservada na geladeira por no máximo dois dias e não é aconselhável o congelamento.

Bom apetite!

Foto: Flickr Chefpercaso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...