quinta-feira, 20 de março de 2014

Saiba a importância dos componentes do seu óleo ou creme de massagem


FONTE: Renata Pinheiro

Quando buscamos tratamentos estéticos corporais, não há como escapar das massagens. Drenagem linfática, massagem redutora, massagem modeladora. Mas, quando o seu massagista saca da maleta os produtos que serão usados no tratamento, você se interessa em saber a composição? Se não, deveria!

A primeira coisa a observar é o princípio ativo do óleo ou creme que será usado na massagem. "Os princípios ativos são responsáveis pela ação característica de cada cosmético ou seja, pelos efeitos que o produto causa na pele. Eles definem as ações que serão potencializadas na massagem", explica a fisioterapeuta dermatofuncional Ingrid Peres, da Rede Onodera.

"Os produtos e ativos (óleo, creme, melange e fluido) serão escolhidos de acordo com o objetivo da massagem (drenagem, para a diminuição do edema; modeladora, para diminuição de celulite e gordura; relaxante, como terapia muscular) para potencializar sua função", completa ela.

Entenda os efeitos dos ativos no seu tratamento

Esses produtos podem ter efeito vasodilatador, ativando a circulação sanguínea e linfática, aumentando a oxigenação e diminuindo o inchaço; lipolítico, ajudando ajuda na quebra da molécula de gordura;hidratante, para amaciar o tecido; ou antifibrótico, que ajuda na mobilização das travas de colágeno (os “furinhos” da celulite). Em um mesmo produto, no entanto, você pode encontrar todos esses ativos.

"Os ativos que mais usamos e que possuem essas características são cafeína, centelha asiática, castanha da índia, equisetum e algas marinhas", revela a massoterapeuta e esteticista Sônia Garcia, da Maison Esmell, frequentada por famosas como Aline Moraes, Sophie Charlotte, Beth Goulart, Eva Wilma, Narcisa Tamborideguy e Rosana Garcia.

Abaixo, a lista dos principais ativos e como eles agem quando usados no seu tratamento. A partir dela, de agora em diante, consulte o seu massagista e busque o que realmente trará o resultado que você quer.Eles podem ser combinados e, assim, alcançar vários objetivos, ao mesmo tempo. Confira:

1Algas marinhas
Algas marinhas são plantas ricas em vitaminas e sais minerais que vivem sob a superfície da água do mar. Estimulam a circulação da pele promovendo a redução de gorduras e eliminação de toxinas. Possuem efeito hidratante e protetor da pele.

2Aloe vera
É uma planta antinflamatória, rica em aminoácidos e vitaminas que garante uma ação calmante e regeneradora.

3Bétula
Também chamada de árvore da sabedoria, a bétula é uma planta silvestre originária da Ásia e da Europa. O uso interno da folha desta planta aumenta a eliminação de toxinas através da urina, tornando-se muito útil no tratamento da celulite. É indicado também para aliviar dores nos músculos e articulações, por possuir propriedades cicatrizantes, firmadoras e protetoras da pele.


4Cacau
A principal propriedade do cacau no seu uso na indústria cosmética é a alta capacidade de hidratação. Composto por ácidos graxos, evita o ressecamento da pele e a perda de água formando uma barreira protetora natural. Os produtos à base de cacau são indicados no tratamento para peles secas e ressecadas. O aroma característico do chocolate leva à imediata associação com a sensação de prazer e conforto.

5Cafeína
Ativo lipolítico, o que estimula as enzimas a reduzirem e degradarem a reserva de gordura, diminuindo o volume corporal. A cafeína ativa a circulação e melhora a textura da pele auxiliando no tratamento para a celulite.

6Castanha da Índia
Aumenta o tônus e a resistência das veias e diminui a fragilidade capilar. Auxilia no tratamento da celulite, sendo adstringente, anti-inflamatória, antilipêmica, descongestionante e vaso protetor.

7Centelha asiática
A centelha asiática é uma planta que age na eliminação das células de gordura e melhora a circulação do sangue. Possui propriedades adelgaçantes (que combate eficazmente a celulite, a falta de firmeza e as estrias, graças aos seus compostos ativos, que atuam sob as células que armazenam gordura) e antinflamatórias, além de hidratar a pele.

8Guaraná
É rico em cafeína, teobromina e teofilina, que causam efeito diurético e estimulante. Aumenta a circulação sanguínea. É excelente aliado ao combate da celulite.

9Mentol
A cânfora e o mentol, quando associados, são empregados como coadjuvante no tratamento da flacidez, gordura localizada e celulite. Quando em contato com a pele, provoca um efeito chamado criogênico, diminuindo a temperatura local, auxiliando na dissolução dos nódulos de gordura, drenando toxinas, aumentando o fluxo sanguíneo e auxiliando na queima de gorduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...